sábado, abril 29, 2006

Rotina

Embora que estejamos num fim de semana maravilhosamente comprido, o JP lá cumpriu as sua rotinazinhas habituais de Sábado. Piscina logo pela manhã...Como de costume foi o delírio e até eu estou viciada nesta terapia...e depois acupuntura. Expliquei-lhe pelo caminho que (como ele sabe) o Dr. não faz doer, que o Laser está a fazer-lhe muito bem e que não ia querer fitas como das outras vezes.
Espectáculo...Resultou !!!! Bem, exagerando um bocado...dos 10 minutos, chorou apenas nos últimos 3 ou 4...Percebeu o que lhe disse. Quase funcionou! Realmente os putos entendem muito mais do que pensamos!!!
Ele fica bem cansadinho da natação e dorme toda a tarde...Dá-me tempo de arrumar a tralha do quarto dele. Tem brinquedos de todo o género; fiz uma recolha pela familia e amigos, paineis e mesas de actividades, baloiço, livros de gravuras, carros...todo o tipo de estímulos que se possa imaginar e mais alguns.
Resultado: Entrar no quarto dele é uma aventura . Tropeça-se sempre em qualquer coisa que começa a tocar ou a buzinar !!! Vou ver se dou um jeito na confusão instalada...
Depois disso vai ser " cocha" até terça feira, ah, se vai !!!

sexta-feira, abril 28, 2006

Relatório da Educação Especial

O JP tem um apoio no colégio de ensino especial. Qualquer menino que tem uma patologia tem direito a ter apoio educativo especial do Ministério da Educação. Três vezes por semana, durante uma horinha, a tal Dra do ensino especial brinca com o JP, vê o que ele já faz, o que não faz e tem de ser ensinado a fazer...etc.
Hoje mostrou-me um rascunho do relatório. Fiquei tão feliz!
  1. Interessado + Curioso+ Sociável+Brincalhão
  2. Boa evolução motora (apesar de não ser normal, obviamente)
  3. Na opinião dela, ele virá a andar, embora que não o seja de esperar antes dos 3 ou 4 anos...
Que mais poderei dizer? A primeira avaliação do JP ! Começou cedo a ser avaliado, coitado. Mas pelo menos foi boa.
A propósito de um post que li, também me perguntei durante muito tempo (e ainda pergunto) porque o meu filho não tem as mesmas oportunidades que outros ou mesmo que eu própria tive. Mas tudo acontece por uma razão. Qual? Ninguém sabe. Hoje sou uma pessoa diferente. Mas curiosamente, não sou mais infeliz!!! Não, não sou. A minha vida ganhou um significado muito diferente e como sou lutadora e batalhadora por natureza, sinto-me "escolhida" para transformar este menino numa pessoa "produtiva" e feliz!!! É um desafio espectacular. Nunca o teria escolhido, obviamente, mas já que apareceu, mãos à obra!!!

quinta-feira, abril 27, 2006

A Teia

Será que os bons amigos só se fazem na infância?

Acho que não. Estamos a tempo de fazer novos amigos e talvez os antigos não compreendam agora os nossos problemas...

Através de uma uma amiga muito querida e dinâmica , conheci outra amiga que também é amorosa e que por amor a um filho faz coisas lindas, que já muita gente conhece mas não é demais lembrar.

Fico por aqui. Apanhei a Virose do JP e estamos todos "Envirosados" cá em casa...Vómitos, vómitos...Bahh!!!

quarta-feira, abril 26, 2006

De volta à realidade



Que beicinho que o JP fez quando chegou ao berçário esta manhã. Foi de partir o coração ! Depois de 6 dias no bem bom...mamã, papá e vóvó (ai a vovó enche o rabiosque dele de mimos e colo...fica impossível) voltar junto dos "amiguinhos" do colégio que lhe roubam a chuchinha e os brinquedos não lhe caiu em beleza...mas faz-lhe bem. Já se sabe defender! Vem um para lhe "roubar" a chucha e começa logo a esbracejar com o sobrolho franzido. "Não se aproximem que eu bato!!!"

Lá se vai adaptando ao banco moldado.
Andava um pouco preocupada com o excesso de actividades do JP. E quero muito agradecer-te pelos conselhos. No fundo a intuição de mãe é o melhor barómetro do stress dos nossos pequeninos. Foi um sábio conselho!!!

terça-feira, abril 25, 2006

Mudar de técnica

Vou aproveitar o Feriado para mimar o meu pequenino.

E está cá a parecer que anda a ficar um bocadinho mimado!!! Anda sempre cheio de vontades e a resmungar que quer "isto ou aquilo", e como não fala tenho de adivinhar o que é!!!

Acho que uma técnica para eles começarem a falar mais cedo é não adivinhar, para os obrigar a falar. Pois acho que vou começar a implantar a regra com ele...Já sei que vou ouvir resmungos, claro...

segunda-feira, abril 24, 2006

Estimulação Cognitiva

Tive uma entrevista muito esclarecedora com uma terapeuta da diferenças.

Fiquei muito entusiasmada. O problema dele não é Trissomia 21, mas eles têm muita experiência com todo o tipo de meninos . O JP vai ter estimulação cognitiva que mal não lhe irá fazer e que com certeza lhe irá fazer muito bem.

Será feito no colégio e nós papás teremos que colaborar toda a semana. Será um trabalho diário, mas feito de uma forma lúdica. Não quero sobrecarregar o meu pequenino de actividades, mas esta no fundo não passa de mais uma bricadeira. Ainda por cima ficou encantado pela terapeuta (era muito gira, de olhos verdes e simpática) e ele não perdoa....Malandreco!!!

domingo, abril 23, 2006

Médicos = Desespero

Sexta-feira o JP teve consulta na Médica Fisiatra...Porque será que os médicos dão-nos sempre tão pouca informação? Bem sei que eles não são adivinhos, mas pelo menos esperava : "ele evoluiu bem" ou o que não queria "ele evoluiu pouco"....mas nada!!! Só recomendações. Vai ter de usar mais aquele banco moldado que detesta para estar sentado por longos períodos. Usar as talas nas mãos para dormir (que ele consegue sempre desembaraçar-se delas)....mas pelo menos disse-nos que ele é um menino esperto que entende tudo e que temos de começar a dar-lhe ordens simples tipo: estica a perna, levanta o pé,etc, para que possa colaborar melhor na fisioterapia. Bem, vai ter de ser. Eles lá sabem!

quinta-feira, abril 20, 2006

Viroses

Em casa com o meu piteco. Apanhou uma Virose no "infectário" que lhe dá para vomitar o tempo todo. Voltou a ser bebé, quer colinho o tempo todo. Quando olha para mim, faz beicinho...

terça-feira, abril 18, 2006

Reflexões

Faz 2 anos que soube que tinha uma sementinha dentro de mim...Tanta coisa mudou, desde então...Um filho muda a nossa vida. Um filho especial torna-a "especial"...

Lembro-me da conturbada gravidez , do parto horrível que fez o meu menino nascer com dificuldades respiratórias...lembro-me dos 9 dias que esteve no hospital internado após o nascimento. A confirmação dos previsíveis problemas motores !!! Foi duro. Mas o que não nos mata...torna-nos mais fortes.

Hoje sou feliz quando oiço uma gargalhada dele, olho para os seus olhinhos vivos e me sorri com ternura. Sou feliz com os seus pequeninos progressos...Sou feliz por o amar tanto.

Sou infeliz quando penso no futuro dele. É tão incerto...

Por isso evito pensar no futuro longínquo e vivo um dia de cada vez !

segunda-feira, abril 17, 2006

Páscoa Feliz

E assim foi mesmo. 4 dias com o meu tesourinho. Anda mesmo animado com esta história do rastejar. São gargalhadas atrás de gargalhadas e vontade de fazer mais.

quarta-feira, abril 12, 2006

Continuo a procurar maneiras de ajudar o JP

Ainda não decidi se devo ou não participar no curso Hallwick publicitado em paralisia-cerebral.blogspot.com. Talvez procure outro alternativo, seja massagens, terapia sacro-craniana. Gostava de aprender algo diferente e que possa ajudar o meu JP.

segunda-feira, abril 10, 2006



Continua os treinos...

Fim de semana preenchido

Sábado: Natação, acupuntura e de seguida descanso.

Domingo: Todo o dia a rastejar!

Da acupuntura não há maneira do JP gostar. Bem sei que não doi nada, mas ou é das batinhas brancas do "Senhor Doutôr"...ou não sei. Senti o Laser na minha pele e nada...não se sente nada !
Efeitos: Nesta semana não notei diferenças após a sessão de acupuntura. Vamos ver as próximas...

sexta-feira, abril 07, 2006

Hipoterapia

Hoje é dia de Hipoterapia .Desde Janeiro que o JP a pratica. Tem-se notado alguma melhora no equílibrio. Mas ele ainda não gosta muito daquilo. Penso que o assusta!!!

Hipoterapia: é um tratamento com finalidades cinesioterápicas através do uso de cavalos, sob orientação e acompanhamento de profissionais da área de reabilitação, em processo de interdisciplinaridade com profissionais da equitação, saúde e educação. O cavalo é uma ajuda para que o praticante possa adquirir mais equilíbrio corporal e emocional.

Sua principal resposta é a melhora da postura e do tônus muscular . Há ainda melhoras na coordenação temporo-espacial, consciência de esquema corporal e lateralidade, com reeducação de posturas e inibição de reflexos, com conseqüente relaxamento, o que pode ser muito útil para os casos de espasticidade e outras alterações de tônus muscular.

quinta-feira, abril 06, 2006

O primeiro Post

Este cantinho da internet é dedicado ao meu JP. Tem 16 Mesitos !
Aqui vai um resumo das suas terapias:
Faz fisioterapia 2 vezes por semana (já começa a gostar) , Natação adaptada (adora!) e ainda Hipoterapia (1 vez por semana), Acupuntura (ocasionalmente algumas sessões).
Começou tudo muito cedo. A Fisio com 2 meses, a natação com 4 meses e a Hipoterapia com 13 mesitos apenas !!!

Estado actual de desenvolvimento motor: Adora tentar rastejar...no rastejar ainda é mal sucedido, mas tenta, tenta, tenta!!!! Sentar é que ainda não e actualmente só quer estar no chão. Para rastejar , claro...


Palavras: MÃAAA (mãe) , ÃO ( não?), Pão (PÃO), e mais algumas de significado incerto...


No Carnaval: Com 14 mesitos, mascarado de cãozinho