domingo, julho 30, 2006

Férias inesquecíveis

Assim foram estes curtos 15 dias...inesquecíveis. O nosso JP foi mimado até à exaustão e voltou cheio de pequenos caprichos...mas fazem parte. E são tão queridos !
Come a sopa toda obedientemente, mediante a promessa de um chocolatinho após a mesma...ou o visionamento de um episódio extra do Noddy... Abusou de nós vezes sem conta para ir apanhar a "onda"...(mar). Parece que levei de férias o "Noddy" e trouxe um "Mafarrico"...

Bem, teremos a disciplina todo o restante ano para implementar...agora foi APROVEITAR sem grandes arrependimentos.
Foi tão bom estar 24 horas com ele, disfrutar integralmente da sua alegria, da sua ternura e curiosidade...e sentir a sua pele macia, usar o tempo ao sabor da nossa imaginação !
Voltámos renovados e ele ao contrário do ano passado, não demonstrou grande alegria ao regressar ao lar...talvez porque desta vez adivinha o que vem aí...

As novidades:

  • O "Não" com um abanar bem evidente da cabeça é a palavra de ordem...Serve para quase tudo. E quando de algo não gostamos e nos zangamos...lança-nos um sorriso sedutor, ao qual tenho muita dificuldade em resistir...mas sei que tem de ser !
  • Já não responde só com o olhar...responde agora apontando com a mão onde está ...a Vaca, o Porco, o mé-mé...e acerta!
  • Rebolar é a actividade motora preferida e também nadar nem que seja na água fria do mar !
  • Continua extramente carinhoso. Adora dar uma festinha à mamã ou aninhar-se junto a nós para dormir uma sesta.
  • Finalmente o JP equilibra-se naquelas cadeirinhas de restaurante...Iuuupi!!! Já agora, prefere restaurantes tipo mais rasco, com toalhas de papel que se possa rasgar, aos restaurantes chiques...com toalhas de tecido.
  • Passeando, não há quem o adormeça. Sempre foi...continuará. Perder tempo a dormir, quando há coisas novas para ver ??? No way !!!! Quem muito dorme, pouco aprende...

As imagens:

Ai, o dito "Sorriso"....

E assim foi...

Voltámos todos felizes e mal habituados...Enfim...para o ano há mais !

sábado, julho 15, 2006

Finalmente Férias

É hoje, é hoje !!! Vamos de viagem. Quero aproveitar intensamente. Quero descontrair...Quero amar livremente.
Deixo aqui uma frase bem verdadeira...

«A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.»
Até ao Regresso.

quinta-feira, julho 13, 2006

15 Felizes Anos

Hoje não escrevo sobre o JP. Ele está bem. De manhã teve fisioterapia e Consulta de Pediatria atrasada dos 18 meses. A maior preocupação continua a ser o peso. Ainda não tem 10 kg. Mas está a crescer bem e está alto. A Pediatra gostou de vê-lo. Muito. Ela é uma pessoa adorável e aperta-me sempre a mão com as duas mãos dela e beija-me com ternura. É uma boa médica ...e uma pessoa sensível e doce.
Mas hoje é o dia dos papás. Faz 15 anos que o papá e a mamã se beijaram pela primeira vez...e iniciaram uma relação que naquela altura (eu tinha 17 anos) nem sabiamos onde iria chegar. Engraçado ter dito a uma amiga que tinha estado com um rapaz e que sabia que ia namorar muito tempo com ele.
Conhecia-o muito recentemente. E ela respondeu-me: " -Oh....Sabes lá."
E eu só respondi: "Sei !"
Sempre disse que foi amor à primeira vista. O mesmo disse ele. Mas a verdade sei-a agora. Foi uma grande paixão à primeira vista...muito forte, muito intensa, muito exagerada, muito infantil....Mas não era ainda amor. O amor veio alguns meses mais tarde... e depois desta grande caminhada de anos, onde temos recordações fantásticas de viagens, aventuras, loucuras...surgiu o fruto pensado do nosso amor.
O JP.
Aí, confirmei que sabia quem o Pai era. Porque já não eram tudo só rosas. Mas ficamos sempre unidos. Unidos tanto pelas alegrias que ele nos dá, como pelo sofrimento que vivenciámos...
E o nosso amor cresceu, cresceu...
É tão bom estar casada há quase há seis anos. Se não fosse ele, eu também não era quem sou e não teria esta força. Amo-o...e tenho tanta sorte. Porque também sou amada. Parabéns para nós ! Hoje ó dia é nosso.
JP...vais jantar a casa da vovó !!!

Esta flor é para ti, meu amor !

terça-feira, julho 11, 2006

A Vontade do JP


O JP tem evoluído espantosamente nestas últimas semanas.
Algo tão natural como seja o Equilíbrio, pode não ser espontâneo
nas crianças com paralisia Cerebral. E também não surgiram nele na altura esperada certos reflexos de protecção que devia ter...
Há já algum tempo que inclinava o bracinho e a mão para o lado que estava a "pender"...para se proteger de cair...Agora ainda faz melhor...agarra-se...com força, para não se desiquilibrar e para não cair. As comuns mamãs não sabem a importância de tais factos...mas são muito bom sinal.
Surge lenta....lentamente....mas surge agora...para que se possa sentar sem se desiquilibrar e sem cair...e para tudo o resto que mais queira fazer. O equilíbrio é fundamental.
O Querer é a magia mais poderosa de todas. E ele quer...muito. Que bom . E eu gosto de ver.
Adenda : São Túlipas...cada vez gosto mais delas e da Holanda....

segunda-feira, julho 10, 2006

Fim de Semana Social

Foi um fim de semana simplesmente memorável. Começou com uma ida à piscina, revigorante onde o JP esbracejou, riu e aninhou-se ao colinho da terapeuta mais dedicada e preciosa.
Depois de almoço, um encontro de amigas muito especiais para mim; lanchámos um bolinho delicioso e não deu para meter um terço da conversa em dia, mas adorei...só nós, sem maridos e sem filhos !!! Adorei, adorei....
Depois, piscina da casa da minha irmã, futebol e churrasco. A familia, os miúdos....confusão e alegria ...apesar do 4º lugar....
Domingo, encontro no Forum Montijo com miúdas muito queridas. Mas com tanta gente, acaba-se por falar apenas com uma ou duas e ter a sensação de não ter conseguido conhecer bem ninguém. Apesar da minha timidez típica, falei com uma grávida amorosa e com outras mamãs que espero conhecer melhor a partir de agora. Valeu !!!

sexta-feira, julho 07, 2006

O JP, os Outros e a Mamã

O meu lindo nasceu às 00.30 h de uma madrugada chuvosa...Conheci o seu rosto pequenino e os seus olhinhos vivos às 2 h e abracei-o pela primeira vez às 9 da manhã...veio ao meu colinho onde se calou depois de uma noite de choro...reconheceu algo que não encontrou na enfermeira...um cheiro uma voz...ou um bater do coração...algo que o traquilizou !

Aos 2 mesinhos iniciou a fisioterapia e recordo os seus olhos suplicantes...chorava e olhava para mim a pedir socorro....

Aos 4 meses distinguia muito bem quem era conhecido de quem não era...e o primeiro dia que ficou com uma prima minha....foi um terror. Tinha 5 meses e a noção que era comigo que queria estar . Choramingava quando o pai chegava a casa...queria colo dele !!! Tinha saudades dele.
Aos 6 meses sorria para todos...mas não gostava de colos estranhos. O seu beicinho e a carinha expressiva já eram conhecidas das terapeutas !

Aos 9 entrou no berçário...e apesar de dizerem que se adaptou bem....fui buscá-lo 3 horas depois e sentia o soluço do choro ...ao segundo dia já estava bem. Gostava de estar com os outros. Observava os outros com curiosidade..Adorava as brincadeiras. Começou a gostar de livros.

Aos 10 meses vai ao colo de qualquer um...é sociável...mas continua doido pela mãe.
Agora com 19 mesinhos e alguns dias tem uma enorme necessidade de interagir, observar, provocar...e adora receber miminhos...gosta da fisioterapia (já lhe parece uma modalidade radical), mas continua a procurar-me sempre...Eu sou o mundo do meu filhote !!!

Isso dá-me vontade de ser melhor...

quarta-feira, julho 05, 2006

Deliciosa Terapia

Depois de ir buscar o meu amor pequenino e ter ouvido as suas deliciosas gargalhadas sonoras , abraça-lo e sentir o seu cheiro ainda a bebé...foi tão fácil chutar todas as preocupações para o outro lado do globo !!!
Fiz terapia só estando com ele....acariciando todo o seu corpinho, massageando as suas costinhas
e sentindo a sua pele macia nas pontas dos meus dedos....enquanto via a bola...
Brincámos os dois, soltámos gragalhadas, gritinhos...e a perder com a França...mas estes minutinhos de prazer desfizeram quaisquer desânimos...até futebolísticos.

O que realmente interessa é que o JP está bem e a evoluir sempre...
e eu amo-o cada vez mais. Obrigado filhote, tu és a minha terapia...
Adenda 1 dia 6/07/06 às 12.40 h : Adorei o comentário do post anterior desta moça:
mother_24 disse...
Oh grilinha vai-te lixar tu deixa-te disso, o nosso JP é o MAIOR e lá por esse menino estar mais desenvolvido o nosso JP é o nosso JP, OK vamos lá a ver se nos entendemos... jocas e coragem moça
Hoje e olhando para ontem é o que digo a mim própria. Mas a falta de sono, o stress, cansaço às vezes dão para a parvoeira ! Obrigado por serem maravilhosas e queridas como são....mesmo quando me mandam passear. Eu às vezes mereço mesmo !!!

Pontapé no desânimo


Não quero e não posso fazer comparações. Mas vi o bebé de uma colega que tem menos de 6 mesinhos e foi impossível de evitar......parece estar no mesmo estado de desenvolvimento motor que o meu JP...
Sim, às vezes o desânimo bate à porta. Fico triste por ele. Mas afasto os pensamentos para o lado...dou-lhes um valente pontapé e ganho força para seguir em frente e fazer o meu trabalho com ele...como estou a fazer...
A maioria das vezes, não faço comparações...nem sei porque me deu para isso hoje ! Mas consegui agora dar um valente chuto...como espero que os nossos meninos o façam logo. Força Selecção...Força JP...Para ti, nada é fácil e adquirido...mas vamos acreditar que vais conseguir. E tens a mamã do teu lado. Sempre !!!

terça-feira, julho 04, 2006

A Festinha e os mistérios da Vida



A festinha de final do ano lectivo foi engraçada, mas o JP contráriamente ao esperado aborreceu-se um bocado. Eu achei fantástica, uma emoção, talvez por ser a primeira. O maridão não é grande apreciador de tais eventos, ainda para mais quando obriga a levantar cedo, eh,eh...pois parece que já deixou descendência...O JP também estava enfadado e fez questão de demonstrar. Quando saímos de lá, ficou logo todo satisfeito. E o papá...a rebentar de orgulho: O meu filho é igualzinho ao papá !!!!
Estou a decorar um quarto na casa da vovó do JP. Todo inspirado no Noddy.
O tempo que visiona os DVDs é religiosamente controlado, mas basta ver um livro, um boneco, uma figura...e começa a "falar" para o Noddy !! Doido? Não...Completamente fanático.
Entretanto esta noite sonhei com o meu pai. Há algum tempo que não sonhava com ele. Foi um pouco assustador, mas nada de grave. Sonhei que esteve desmaiado por minutos e depois não me lembro de grande coisa...mas para não ligar para ele às 2 da manhã...liguei-lhe logo de manhã, como não quer a coisa....e perguntei se estava tudo bem ??? Respondeu evasivamente:
- Sim...
Um SIM pouco convicente que me deu logo para dizer:
- Ah, então ainda bem...é que esta noite tive um sonho um tanto ou quanto estranho contigo, mas ainda bem que está tudo ok.
Ao que ele me responde:
- A sério? Engraçado....ontem à noite apanhei um susto, ia sufocando com uma comida na garganta. Foi um susto bem grande....
Coincidências? Sei lá !!!
Só sei que já me aconteceram coisas assim demasiadas vezes e eu nunca sei explicar...Por isso vou seguindo os meus instintos....cada vez mais.

sábado, julho 01, 2006

Fim de semana em beleza !

Hoje vimos Portugal ficar entre as 4 melhores equipas do Mundo!. Grande orgulho nos nossos meninos e em toda a equipa técnica. Parabéns !!! Por aqui os carros entupiram ruas, houve buzinões, mulheres nuas em cima dos carros...como em todos os cantinhos de Portugal, suponho eu.
Ontem o meu JP lá andou a cavalo como todas as sextas feiras. Anda numa égua nova, a "Alentejana"...desde que mudou de égua gosta muito da hipoterapia. Dá gargalhadas contagiantes.
Para terminar o dia em beleza, teve o prazer de "beber um café com uma bebé", a mais ternurenta que se possa imaginar...os papás confraternizaram. Foi delicioso. Gostámos mesmo muito. Senti uma grande proximidade e tranquilidade. Um ternurento abraço para eles !!! O JP disse-me agora ao ouvido que quer mais...ok?
Amanhã é dia da Festa de Final de Ano do colégio do JP. A nossa primeira festinha. Estou muito entusiasmada. Com tanta agitação parece que chegarei ao final do fim de semana, mais cansada do que no início. Mas é compensador. Muito.

O 5000 que se acuse !!!

Quem será o 5000 ? Temos prenda-surpresa...Estamos curiosos!