segunda-feira, outubro 30, 2006

Mudasti !!!

Quando somos pais, mudamos inevitavelmente. Não mudamos a nossa essência, mas mudamos algumas atitudes e prioridades. Ficamos igualmente mais sensíveis...e com preocupações novas.
Mas a melhor que assisti nos últimos dias, foi a do meu amor grande, o maridão.
Cheguei a casa, jantámos cedo e eram 8 horas estavamos despachados os três e sentados no sofá da sala. Como já tinhamos visto as notícias enquanto jantávamos , sintonizamos no Canal Panda, que estava a dar os episódios do Noddy. Aquele episódio não tinhamos ainda visto, pois não está nos DVD do JP. O JP estava super-divertido...mas pelos vistos, não só ele !
Toca o telemóvel do meu marido, que atende contrariado e depois de perceber que o assunto não era urgente, diz para o amigo: " Depois falamos, tá? Agora estou a ver o Noddy" :-)

sábado, outubro 28, 2006

Hidroterapia

O meu menino começou muito cedo na piscina. Tinha 4 para 5 meses. No ínicio tinha medo...não só da água, como de tudo.
E foi assim até aos 7 mesinhos...até se ter cruzado na piscina com uma hidroterapeuta, pela qual sentiu uma enorme empatia. Pela primeira vez, descontraíu e divertiu-se a sério, nesta terapia que tem sido um pilar fundamental na sua evolução. Agora, passado um ano de a termos conhecido, sabemos que ele é outro menino...adora tudo que é radical, instabilidade, brincadeira...
Medos???? São coisa do passado.
A vocação da nossa Ritinha é pura, assim como a sua dedicação e ingenuidade. Lamentamos que deixe fazer parte da nossa equipe. Espero que seja muito bem tratada para onde vai...porque lá na nossa piscina, não foi. Não a perderemos de vista e esperamos brevemente voltar a fazer parte da mesma equipa novamente.

quarta-feira, outubro 25, 2006

Equipe Vencedora

Nas últimas semanas noto novamente uma evolução no JP. Não só motora, como psicológica. Mais força nas costinhas. Aguenta bem melhor sentado. Quer desencostar-se o tempo todo para treinar o seu equílibrio.
Aponta para as partes do seu corpo, quando lhe perguntamos onde estão...
Pede o que quer....
E birra quando não obtem...
Mas começou a chorar duma forma mais aflitiva quando faz uma birra. Aflige-me mesmo e acho que a intenção é essa.
Entendo as birras como uma fase - a dos 2 anos...e tento manter a serenidade (não é sempre fácil).
Adora passear e adora a sua rotina nocturna: Brincar, jantar, banho, massagem prolongada, beber o leitinho e adormecer tranquilamente na sua cama agarrado ao seu Boneco "Esteves".
O que me indica que o caminho e a equipa que o segue...é a certa. E em equipe vencedora...não se mexe. E assim será.

terça-feira, outubro 24, 2006

Aniversário da mamã

24 de Outubro.
Sou bebé. Nasci lá pelas duas da matina...penso especialmente na minha mãe, neste dia. Um beijo para ela...direitinho para o céu...
Vou ter um dia difícil. Trabalho de manhã e de tarde estarei com uma amiga de infância no hospital. A irmã dela será operada a um recém-descoberto e suspeito nódulo na mama. Estarei para apoiar e dar toda a minha força e amizade.
Mais tarde natação com o meu amor pequenino, e porque o dia é especial, faço questão que o papá venha para dentro de água, também.
Um dia como qualquer outro...um pouco mais dramático...mas a vida tem coisas destas...
Faz amanhã um ano que o meu JP quis arranjar maneira de passar o dia de anos comigo e mais outros tantos de seguida: apareceu com varicela...
JP: Este ano estás dispensado de fazer surpresas e de dar prendas dessas à mamã!!!
Adenda às 15.30 h - Adorei os mimos aqui deixados. E adorei um post colocado por um novo blogueiro, que conhece muito bem a minha realidade. Aquele post podia ter sido escrito por mim. A minha amiga está bem e não é nada de maligno.

domingo, outubro 22, 2006

O que te desejo...

Para o JP
Desejo, meu filho, que continues a sentir-te fascinado pelo mundo ao teu redor, por muitos e muitos anos...
Desejo-te tantas aventuras e experiências boas...
Mas talvez não sejam as que tu vais querer viver !
Não ambiciono a tradicional ideia de sucesso, fama ou fortunas...
Mas que desenvolvas os teus dons ,
Que te envolvas em algo que gostes e que te dê genuíno prazer
Tenhas bons e verdadeiros amigos
E quando fores muito velhinho, possas dizer: " Tive uma vida maravilhosa"...

quinta-feira, outubro 19, 2006

O dia da decisão do nome do meu filho

Faz hoje exactamente 2 aninhos que estava em Barcelona. O nome P. já eu tinha escolhido desde sempre e como o Pai também gostava, estava decidido. O J. veio no dia 19 de Outubro de 2004 em honra às esperanças renovadas. Foi também graças ao meu filho ter nascido e nunca ter abdicado dele na gravidez, que provavelmente estarei aqui a contar estas coisinhas no Blog....é que se ele nunca tivesse nascido, ou se tivesse optado por não o deixar vir, teria ido numa viagem programada há algum tempo há Tailândia...e por incrível que pareça insistia em aproveitar todas as férias desse Natal e lá estaria no fatídico dia 26, o dia do terrível Tsunami.
Filho....És e foste a nossa salvação.

quarta-feira, outubro 18, 2006

........Projeto Desabafo de Mãe........

Comecei a colaborar num projecto muito recente chamado "Desabafo de mãe", onde uma vez por mês coloco um texto meu, diferente destes do Blog...
O projecto é muito engraçado, Brasileiro e quem sabe se arranjar um patrocinador para a minha página, lá no Desabafo, poderei juntar alguns trocos para o tratamento de fisioterapia intensiva (1 mês) que quero experimentar com o JP, no ano que vem, em Espanha.
Espreitem o meu "
Desabafo" deste mês...Comentem lá se quiserem...

terça-feira, outubro 17, 2006

Ausente

Fim de semana na terra da Vovó, Beira interior. A família do lado paterno do JP simplesmente deliciosa e pura, só equiparada à parte Alentejana da mamã. JP sempre divertido, mas pelas primeiras vezes, tímido no começo.
O menino não quis dormir na viagem, preferiu bisbilhotar a paisagem. Arrasou com toda a facilidade o coração das tias...
Em suma: adorámos o fim de semana.
Agora de volta ao ritmo alucinante do dia-a-dia...muito trabalho...pouco tempo para disfrutarmos em família. Falta de descanso...falta de tempo para relaxar e visitar os cantinhos amigos. Falta de qualidade de vida ? Certamente que sim...Mas aproveitamos o que conseguimos, sempre com esperança que o dia seguinte seja mais tranquilo...e tenhamos mais tempo para nós.
Dois beijos especiais: Um para o sobrinho Martim e desejo de rápidas melhoras. Já não passo sem estar com eles e juntar as nossas energias...
Outro beijo para Arthur e Néa do Brasil: Adorámos receber hoje um telefonema amigo com milhares de kms de carinho pelo meio. Néa...tão longe e tão perto no coração, quando a gente quer, não é?

sexta-feira, outubro 13, 2006

Lobitas

Conheci esta mamã recentemente e tenho acompanhado a sua história por mail. Agora vou poder fazê-lo melhor. Criou um blog para registar e desabafar e tenho a certeza que tal como para mim, a experiência será enriquecedora. Espreitem As Lobitas . Boa sexta-feira 13.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Educação especial

Apesar dos cortes nas verbas deste ano, o meu menino vai ter uma educadora do ensino especial, contráriamente ao que se pensava. Fico muito feliz, sempre é uma pessoa a dar-lhe atenção em exclusivo, e com disponibilidade para o estimular mais especificamente, sempre numa base muito lúdica e descontraída. Infelizmente não é mesma do ano passado, o que significa que terei de colaborar novamente no processo, explicar, etc...mas pronto, faço-o de bom agrado. Toda a ajuda é benvinda.

Olhar para o lado

Quando uma mãe se apercebe que a sua cria não terá as mesmas oportunidades que as outras, revolta-se, entristece-se, vai à luta...sei lá...cada mãe terá o seu modo de reagir próprio. Mas e quando as crianças nascem nestas condições? Fico feliz de cá estar para ajudar o meu filho no que for preciso. Nisso ele parte com muita vantagem.
O resto...vai-se resolvendo.
Espereitem e ajudem, p. favor. Eles mereciam destino melhor. Mas se Deus quiser, tudo se endireitará. E pelo que li da actualização de hoje já se estão a ultrapassar alguns obstáculos. Mas vamos contribuir. São pessoas íntegras e responsáveis. E os gémeos aprenderão que vale a pena confiar neste mundo tão injusto, mas repleto de pessoas de coração grande. E a sua mãe, que é neste momento uma estrelinha, agradecer-nos-á no silêncio da sua eternidade...
Adenda: Somos sempre um pouco cautelosos nestas questões...bem sei, mas grão a grão enche a galinha o papo...pouco que se ajude, é muito.

quarta-feira, outubro 11, 2006

Já temos palhinhas ( quase )

Bendito Blog e bendita Ana....Estava difícil de arranjar a palhinha certa para o JP , conforme indicou a terapeuta da fala, pois o JP só quer rôe-las ( ou comê-las, sei lá !)
Mas sempre há quem saiba mais do que nós e que gosta de ajudar. A autora deste site mandou-me uma dica e falou-me de um copo que trazia palhinha e essa era mais rígida...e eu continuei a procurar e nada.
Foi então que recebi a notícia que encontrou e comprou ao meu JP dois copinhos , com palhinha... digam lá que a blogoesfera não tem coisas fantásticas ? Beijos Ana e João !!! Eternamente agradecidos.
Podia ter aguardado ter os copinhos para colocar o post, mas a verdade é que só o gesto já me deixa feliz.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Persistência

Sou admiradora dos pequenos seres, as crianças. Elas dão-nos verdadeiras lições de vida. Vejo o JP a querer superar-se todos os dias e a procurar constantemente e ansiosamente situaçoes em que possa treinar, exercitar, praticar o equilíbrio e sentar-se sózinho. A capacidade de continuar entusiasticamente tentativa após tentiva...após bastantes mal sucedidas, é fantástica. Admiro-o. Muito.

sexta-feira, outubro 06, 2006

Ah,Dentinhos...para que vos quero !!!

Hoje tivemos a segunda parte da conversa com a terapeuta da fala. Desta vez a intenção era vê-lo a mastigar e verificar se o fazia de uma forma correcta, o que dará muitas chances de não vir a ter perturbações na fala. Fez-se o teste com um belíssimo bolo de arroz que o JP se predispôs a papá-lo em 3 tempos (muito embora tivesse acabado de tomar o pequeno almoço)...e que bem que mastiga o meu filhote, bocados grandes, de boquinha fechada e tudo...mostrou à malta toda como é...um belissímo roedor (eu já sabia), come de tudo. Só falta saber sugar pela palhinha...mas vai aprendendo. Prova de dar ao dente superada !
Bom Fim-de-semana!

quinta-feira, outubro 05, 2006

As amizades do JP

Já tinha falado da D. Fernanda...a senhora amorosa, já com uma idade avançada, que todos os dias passa lá no colégio ao final da tarde para mimar e passear o meu pequenino e que segura nele para ele dar uns passinhos...
Hoje quando fui buscar o JP ao colégio a directora quis falar comigo. Estava a achar a relação deles muito intensa, pois não só ela aparecia todos os dias por causa dele, como ele passou a ficar inquieto à espera do momento em que ela chega. Ela não considera que seja negativo para ele, muito pelo contrário, porém não sabia qual a minha opinião sobre o assunto. A minha opinião: O JP já sabe fazer os seus próprios amigos. Não posso ficar mais feliz ! Que se mantenha essa amizade por muitos e muitos anos !

terça-feira, outubro 03, 2006

Largar tudo

Às vezes penso se o devia ter feito. Não passa pela cabeça de todas as recém-mamãs? Pois não fui excepção. Passou muito pela minha. Mas era e é inviável. As despesas são muitas...a vida não permite. Sempre gostei de trabalhar. Mas teria largado tudo para dar mais assistência ao meu pequenino que tanto precisa. E a recuperação seria talvez mais rápida. Porque eu "trabalharia" bastante em casa com ele. Mas será que o JP globalmente teria beneficiado? Estou convencida que não. Não sou uma boa mãe Full-time. Preciso do meu espaço, dos meus problemas...da minha vida própria...preciso de sentir aquela saudade que me faz correr para ele no final de cada dia. Sou melhor mãe assim, acho eu.
Há muitos anos atrás tinha dificuldade em entender quem tudo larga para ficar em casa com os filhos. Já nem sei porque pensava isso. Mudamos tanto !!!

segunda-feira, outubro 02, 2006

22 meses...e adora brincar

22 meses e 1 dia...estamos a 2 mesinhos do 2º aniversário do JP...começámos os treinos para soprar a velinha...
Não há novidades que assinalem este novo mês...à excepção que cada vez mais o JP se acha "engraçadinho" e adora tudo relacionado com brincadeira. Sensações de instabilidade, escorregas, colchões de água... A sua curiosidade e vontade aumentam a um ritmo alucinante.
Sinto-me feliz com as suas evoluções motoras, embora que o ritmo destas, nada tem de alucinante...É verdade que já as esperava lentas, mas tinha esperança que fossem menos. Mas aparecem e isso é o mais importante.
Tenho tanto orgulho dele! Na escola todos o conhecem. As meninas cuidam dele. Os meninos incentivam-no quando ele faz os seus exercícios obrigatórios. Ao final do dia tem sempre a visita da sua protectora, a sua vovó emprestada que anda e passeia com ele, segurando-o pelos bracinhos...
É acarinhado. É estimado. É simpático para a familia e amigos. Gosta das suas actividades.
Depois nós chegamos e o final do dia é sempre uma festa a três.
Chegou Outubro. Já nos embrenhámos nas rotinas e eu sinto-me muito confiante.
Vamos aproveitando cada dia ...como se fosse o último...Obrigado meu filho por me ensinares a viver a vida como ela merece ser vivida...