quinta-feira, novembro 30, 2006

Há dois anos ...

Nem acredito que há 2 anos estava a entrar no hospital para ir ter o meu grilinho...O maroto fez-se difícil para nascer e acabou por nascer só no dia 1 de Dezembro às 00.45 h...
Não acredito, porque passou rápido demais...
- Amo-te agora filho, muito mais do que amava naquele dia...e menos do que te amarei amanhã...
E espero que os próximos 2 anos passem bem mais devagar, para que possamos apreciar melhor.
Hoje terás uma importante consulta : Neuropediatria + Desenvolvimento. Apresentarão um diagnóstico finalmente ? Seja o que fôr, estaremos muito confiantes. E SEMPRE DO TEU LADO, MEU FILHINHO QUERIDO...
Adenda Pós-consultas às 17.45 h: Não sei porque continuo a achar que nos vão dizer algo de importante...quando se limitam a olhar, a medir o Perimetro cefálico (que está bom...) e nem escrevem, nem dizem grande coisa. Ficámos a saber porque estavam lá médicos estagiários a aprender com o Neuropediatra, "vê-se bem que está a ser trabalhado, pois os problemas que apresenta numa consulta, vêm corrigidos na seguinte...porém vão surgindo outros".
O tónus das pernocas do JP que costumava ser muito bom, agora está aumentado...por isso vamos trabalhar mais nelas. De resto, é seguir com a nossa vida normal e deixar as sentenças de lado. Amanhã é o nosso dia e estamos a preparar tudo para que seja um dia muito feliz.

domingo, novembro 26, 2006

Fim de semana a rir


Este foi um fim de semana cheio de tarefas, mas a maioria ficou para cumprir. Algumas deixei propositadamente para trás para brincar e disfrutar do JP, que está deliciosamente brincalhão e divertido. A gargalhada dele, quase sempre nos contagia e ele sabendo disso, faz gracinhas, ri-se e fica a ver a nossa reacção. Passámos muito tempo juntos e os preparativos da festinha dos 2 anos, na próxima sexta-feira, ficaram para trás. Mas valeu a pena, pois passamos os 3, bons bocados a rir...
Quem nos segue por aqui sabe que a mudança de humor acontece , como de resto, em todos nós. Não sinto a pressão de estar aparentemente bem-disposta e de mostrar uma força que não é minha...
Sou mesmo é patéticamente optimista e dou sempre mais importância às
coisas positivas.
Tenho dias, mas cada vez mais, os difíceis esbatem-se naturalmente no tempo.
Algumas expectativas poderão deixar-me apreensiva, outras encaro com descontracção, mas tenho dentro de mim uma força sobre-humana que me permite lutar contra as contrariedades da vida...e essa força, chama-se AMOR...
Estou deliciada com a história do Rodrigo

sexta-feira, novembro 24, 2006

Degrau

A contrariedade não é uma pedra no seu caminho !
Depende de si transformá-la num degrau que lhe permita subir mais alto...

Franco Molinari
Digam lá que não é uma frase fantástica?
Um grande beijinho para quem teve coragem para comentar pela primeira vez....

quarta-feira, novembro 22, 2006

Uma História de Amor

Na nossa vida, todos temos problemas.
Eu costumo dizer: hoje disfruto melhor da essência da vida e tento não ver os problemas onde eles não existem.
Isso fará algumas pessoas pensarem que os seus problemas são de menor importância....claro que não! Eu própria estou hoje um pouco murchinha porque o meu menino tem dois molarezinhos a nascer e anda pouco activo, um pouco chochinho. Mesmo sabendo que são coisas biológicas e naturais, deixa-me triste pensar que o meu menino não está tão feliz como de costume...e para ser sincera mesmo, parte-me o coração, mas não é efectivamente um problema grave. Mas tem muita importância para mim, como os de outras pessoas têm também importância para elas...
Mas para alegrar um pouco mais o meu dia, fiquei a saber que aquela amiga com quem estive no Sábado passado, criou um blog. É o Rodrigo que relata os acontecimentos. Mais uma mamã especial na Blogoesfera cheia de força e com vontade de partilhar a sua história , que recuso-me a ver como triste, mas pelo contrário, olho-a com admiração e muita esperança. Benvinda Patricia, benvindo Rodrigo. O blog tem um nome lindo: UMA HISTÓRIA DE AMOR. Vou acompanhar-vos !
P.S: Na foto de cima é o JP na natação
Na foto debaixo é o Rodrigo (4 mesinhos), não é lindo ?

terça-feira, novembro 21, 2006

Gente Especial

Nunca me tinha acontecido fazer uma amizade por mail...até ao dia que me deram o dela. Nessa altura nem sabia que ela tinha um blog e fazia bolinhos maravilhosos. Só pensava que me iria dar informações sobre uns tratamentos para o JP nos E.U.A. Dos tratamentos ela sabia o mesmo que eu, porém descobrimos que morávamos pertinho uma da outra e combinámos um cafézinho. Na altura ela divulgava o blog da Maria e eu não resisti em escrever um mail e encomendar umas peçazitas. Fomos lanchar as três. Em comum: Três mães a quem a vida pregou uma partida e que já se conheciam de alguma conversa no skype. Deprimente ? Nem um pouco. Divertido.
Lutar e manter a boa disposição era um denominador comum. Hoje, o Tiago faz 3 anos. Parabéns para ele. Parabéns à Maria que é uma das melhores pessoas que conheci até hoje.
Gostámos muito do nosso fim de semana. No Domingo não deu para visitar o oceanário mas houve convívio com meninas e meninos bem dispostos, que espero poder vir a repetir, pois de tão bom que foi, soube a pouco. Fazendo minhas as suas doces palavras : Seis casais unidos...felizes... 5 "bebés" diferentes, cada um no seu estilo...todos especiais no coração dos seus papás !

sábado, novembro 18, 2006

A Coragem que nasce com o Amor

Conheci hoje uma mãe. Estava há algum tempo para arranjar uma horinha para a conhecer. Tem um menino de 4 meses com paralisia cerebral. E sabe-o porque o seu bebé esteve pelo menos 15 minutos para ser reanimado, por altura do parto. Ela fala de tudo, sem se deixar derrubar pela revolta da negligência, mas sim, com uma coragem de Mãe com M muito grande. Um poço de coragem. E SEI que ela e o seu filho lindo vão conseguir. Como é que sei? Sinto-o !
Como é lindo o seu pequerrucho...tive-o nos meus braços e senti muita energia. Tem qualquer coisa de especial. Sei que é um lutador e por isso acredito nele. E as crianças conseguem surpreender-nos tanto ! Ele também já começou a surpreender médicos e muita gente.
Todas as pessoas encaram a adversidade de forma muito diferente. Ela preparou toda a família para nunca esperar nada desta criança. Tudo o que vier é benvindo e uma benção!
Há por outro lado quem acredite que tudo vai ficar bem...e o positivismo atrai sempre muita coisa boa, não é?
Qual é a posição mais certa? Eu sinto que não estou numa nem noutra...estarei no meio?
Reflexões à parte, o que nos dá, a nós mamãs, esta coragem toda? Olhar para os nossos filhos. Tão simples quanto isso.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Dia da Tolerância

Hoje é dia da Tolerância.
Lá no colégio do JP comemorava-se com lançamento de balões no espaço exterior e pediram aos pais para escrever algo sobre o assunto. A falta de tempo não me permitiu colaborar nessa iniciativa, com muita pena minha.
Mas consegui chegar perto do meu JP um pouco mais cedo do que o habitual e mais uma vez, ele não se encontrava na sala dele, mas sim com a D. Fernanda perto da árvore de Natal, rodeado de 3 ou 4 meninas...já fãs dele.
Na verdade, esta é uma situação muito comum. As meninas mais crescidas gostam de "cuidar" dele. Para elas ele é especial. É diferente, mas pela positiva. Rodeam-no de atenções. As mamãs de outros meninos também conhecem o meu JP e cumprimentam-no sempre muito afectuosamente. Ele é querido e muito bem aceite neste colégio. É uma escola inclusiva, onde respeitam os ritmos de desenvolvimento de cada criança e onde a tolerância e o respeito estão fortemente enraizados. O ambiente é saudável. É sem dúvida uma peça fundamental no bem estar do meu JP. E birras à parte...como anda bem disposto ! Gosta de "troçar" do papá...e de fazer "bluff" com a mamã...tudo em jeito de gozo. Fica expectante para ver a nossa reacção e depois desmancha-se a rir...
Adenda 1: Fiquei tão feliz por isto ! Coloquem o link nos vossos blogs, coloquem questões, comentem ou deêm o vosso testemunho.... Vamos participar neste espaço tão importante para pais de meninos especiais e não só.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Sentado !

No passado Sábado, 11 de Novembro, o meu menino sentou-se pela primeira vez, à beira da piscina, sem necessitar de qualquer apoio... já tem o equilíbrio necessário para se sentar à beirinha da piscina, sem cair para o lado !
Ainda para mais no dia dos anos do Papá !
- JP, Tens umas surpresas melhores reservadas para o papá, do que para a mamã (Varicela, lembram-se?)...mas não importa. Faz mais assim, meu amor...
Mas nem tudo são boas notícias. O aventureiro e destemido JP, desde que mudou de terapeuta na piscina, voltou a ter medo de fazer as habilidades mais radicais...
Eu bem dizia que em equipe vencedora não se mexe...há pessoas mesmo especiais e talhadas para o que fazem...mas aguardemos com calma.
Olhem o meu peixinho debaixo de água...As mãos prontinhas a socorrê-lo ...são as minhas !!!

sexta-feira, novembro 10, 2006

Vício em computadores

Honestamente, nunca pensei que fosse escrever um post como este, tão cedo. O JP está viciado em computadores. Ainda não é blogueiro, mas pouco deve faltar, eh,eh...
Lá na APPC a comunicação aumentativa, que será para aprender, mesmo que venha a falar correctamente, é feita através do recurso ao Computador. A terapeuta da Diferenças também recorre a alguns programas informáticos...e para além disso, porque está na fase de imitação, vê o papá e a mamã a trabalhar (e não só) no PC por vezes. Não esquecendo que já entrámos há algum tempo na época oficial de birras, temos uma combinação bombástica e o meu menino mal entra em casa procura com os olhinhos o local onde a mamã deixa o portátil (esconder ou não levar, também não resulta e ainda é pior).
Qual Noddy, qual Ruca, quer é o PC !!! Tem um Portátil de brincar do Noddy, mas não lhe acha a mesma graça (gastamos fortunas nos brinquedos e depois preferem o real !!!)
Enfim, tem piada esta fixação...pior é quando decido que já chega e que temos de brincar com outras coisas, ir para a cama, etc...Temos birra da grossa !!! Céus... Custa tanto!!! Tenho tão pouco tempo para disfrutar dele e metade do tempo é gasto em choro e birras. Mantenho (só aparentemente, confesso) a calma e ele acaba por se acalmar também e ceder ao sono!
Vou deitar-me cansada, sem vontade de olhar para o PC , de blogar e a pensar se estas birras do meu menino serão normais. Será só connosco? Vi aqui, que isto anda por aí, tipo praga...mas digam que melhora, digam, p.f.....ou calem-se para sempre ! ;-)

segunda-feira, novembro 06, 2006

7 meses de Blog

Todos conhecem a velha máxima, para uns o copo está meio cheio, para outros está meio vazio ?
Pois eu devo ser das que tem o copo meio-cheio...estou sempre a ver evoluções, feliz pelas pequenas conquistas do meu JP...e hoje fui ler o 1º post...quando ele tinha ainda 16 meses, exactamente há 7 meses atrás.
Agora com 23 meses (faz 2 aninhos no próximo dia 1 de Dezembro)...Diferenças? Muitas...Mas acho que só eu noto...Continua a não gatinhar, não fica sentado muito tempo e mesmo assim tem de ter os bracinhos no chão...diz muitas palavras mas só se percebe uma dúzia...Ok, já está... despachei o negativo !!!
Positivo: Tem as costas mais fortes, tem muito mais equilíbrio, mexe mais os bracinhos, pega melhor nos objectos, entende tudo o que se lhe diz...pronuncia (mal) muitas palavras novas...
Identifica formas, as partes do corpo, sabe o que é igual, grande, pequeno, em cima, embaixo...é muito perspicaz ! Está obviamente muito atrasado ao nível motor, mas continuo sempre ao lado dele e a acreditar que evoluirá ainda muito e bem...Daqui por 7 meses estaremos por aqui (espero eu) para contar mais e boas novidades...

Ser criança outra vez

Ser mãe é ser criança novamente...brincar com prazer
Rir das pequenas coisas
Descobrir o mundo através de outros olhos
Mas é também ser a segurança
A tranquilidade de um porto seguro
É ser o mundo de alguém
E a sua família
A cada festa do meu menino desfaço-me em mil pedaços de ternura
Cada birra sua, é enfrentada com tranquilidade e amor
Filho: Quero ser o teu mundo. É uma honra tão grande...
Quero ensinar-te a disfrutar...a seres feliz. Oxalá seja bem sucedida...
Que bom que é sentir tudo isto !

sexta-feira, novembro 03, 2006

Mapa astrológico

Um desânimo abateu-se sobre mim. Não é dos piores...é desânimo por afinidade.
Quando temos amigos e pessoas de quem gostamos sofremos por eles. O caroço do peito da minha amiga (que tem a minha idade) , afinal é maligno...e apesar de saber que 90 % dos casos detectados precocemente são bem sucedidos, não consigo evitar de ficar assim...
Mas esta manhã recebi um mail da minha querida Aninhas, mãe do meu Sobrinho do coração, Martim. O mapa astrológico do JP. Quase todos nós temos curiosidade sobre o futuro. Eu não sou excepção. Mesmo não acreditando fielmente nestas coisas, há sempre um ou outro aspecto que impressiona pela veracidade:
Aqui vai um resumo do mapa astrológico do JP:
Ascendente em Virgem
Você acredita no trabalho, e se sente melhor quando está envolvido em algum projeto. Essa atitude se tornará mais intensa com o passar dos anos. (Que bom filho...vais ter ainda que trabalhar muito...mas vamos fazer que pareça divertido, ok?)

Sol em Sagitário
Você é uma pessoa que adora se divertir e jogar.
Você é alegre e positivo, e as pessoas gostarão de sua companhia. (Ai, se gosto !!!)

Sol na Casa Quatro
O calor e segurança de sua casa são muito importantes, pois precisa saber que tem um lugar no qual pode se refugiar. Seus pais são pessoas muito importantes na sua vida, e a atitude deles terá um impacto imenso sobre você. (Que responsabilidade !! Estamos aqui para dar o nosso melhor, sem medos !

Sol em Oposição ao Meio-do-Céu
Para você, é importante ter seu mundo pessoal, ou seja, sua casa, pais e família, em boas condições.
Você precisa mais de uma casa segura e estável do que a maioria das pessoas. Sem ela, sua auto-confiança e capacidade de ser independente serão muito prejudicadas.
A auto-estima é mais importante para você do que a estima dos outros. (Sais à tua mamã)

Lua em Caranguejo
Porque Caranguejo é o signo mais ligado à Lua, você poderá ser bastante forte e seguro emocionalmente.
Estar perto de sua mãe é especialmente importante, e você precisa de muito amor e afeição dela, assim como dos outros membros de sua família. Com o passar dos anos, desenvolverá a capacidade de dar o mesmo tipo de apoio às pessoas e cuidar dos necessitados.
Sentimentos são importantes para você.
Diante de críticas, você é facilmente magoado, não porque se sente fraco ou frágil, mas porque tem uma sensibilidade incomum aos sentimentos dos outros. (Já tinha reparado que és muito sensível....e oxalá que sim, que sejas sempre atento a quem precisa...)

Lua na Casa Onze
Você tem uma forte necessidade de amigos que lhe dêem apoio no que faz e que lhe façam sentir melhor consigo mesmo. (os amigos são muito importantes, tb penso assim...)

Vênus em Escorpião
Seus sentimentos são muito intensos; ou você gosta muito das pessoas ou absolutamente não gosta.
Somente os relacionamentos profundos significam algo para você. (a mamã e o papá são escorpiões...era só o que faltava mais cá em casa, um sentimental....e radical !!!)

Vênus na Casa Três
Você gosta de estar cercado de coisas belas e, mesmo quando jovem, poderá ter um grande interesse por arte, teatro ou literatura. (Pois, queres é andar cercado de borrachinhos...)

Enfim...fiquei um pouquinho mais animada com esta brincadeirinha e ainda bem, pois temos um fim de semana para aproveitar , mesmo aí à porta...e quando tiver um bocadinho faço uma visitinha pelos cantinhos amigos, que tenho andado muito ausente.

BOM FIM DE SEMANA!