sexta-feira, dezembro 29, 2006

Fim do ano ! Missão de 2006 cumprida !

Ano novo...vida igual...com ligeiras alterações..
Vamos continuar o nosso árduo trabalho tal como temos feito até agora. Apostar mais na melhoria do tónus das pernocas, na continuação do ganho da força nas costas...disciplinando-nos por forma a seguir as rotinas religiosamente.
Gostaria de poder fazer pedidos ao meu menino...mas não faço...espero que ele encontre a melhor altura para me dar essas alegrias...
Que o ano seja para todos e para mim, pelo menos tão bom quanto foi 2006...mas se possível que haja mais novidades...que seja sempre repleto de alegrias e que se deixem de lado as incertezas que ainda pairam no ar...Quero que o meu menino se desenvolva bem. Quero que se sinta feliz. Quero toda a familia e amigos com saúde...
O que tanto tememos...não acontece só aos outros. Mas das coisas menos boas, conseguimos retirar tanta coisa positiva !!! Haja coragem, empreendedorismo, perseverança para levar a nossa água ao moinho...2004, 2005 e 2006 foram anos cheios de emoções fortes...cheios de sentimentos arrebatadores...algumas flutuações de humor. Queria agora um ano mais tranquilo...com muitas alegrias...a continuação de uma rotina que já está iniciada e bem assimilada por todos, recheada de novidades.
Hoje temos hipoterapia...o meu lindo adora cavalinhos!
Para vocês: Que 2007 seja o melhor dos aninhos e que tenham tudo o que desejam...

quarta-feira, dezembro 27, 2006

O nosso Natal


Este não foi mais um Natal... Foi um daqueles Natais que quero guardar na minha memória com todo o carinho...

No Sábado tivemos a 1ª ida ao circo do JP. Aguentou-se sem dormir a sesta e a tomar atenção a tudo.
No Domingo, fomos comprar "as couves" de manhã e o JP andou todo lampeiro no carrinho das compras aos gritinhos e gargalhadas. Aquele jogo de equilíbrio deixa-o todo contente ! À noite o Pai Natal chegou mais cedinho, pelas 23 h...(a lareira estava acesa, deve ter queimado o rabiosque !!!) e claro está, uma excitação sem igual. A mamã que sempre se recusou dar 40 e tal Euros por um boneco-grande Noddy teve uma surpresa: uma amiga da avó ofereceu-lho e foi sem dúvida a prenda de eleição do meu JP. Começou logo a dar beijinhos no Noddy-Gigante. Bem, agora pelo menos já não vai apoderar-se de Noddys alheios lá da escolinha, para dormir a sestinha com ele.
O almoço do dia de Natal é sempre passado com a familia
da parte da mamã. Estavam os meus manos, todos os sobrinhos , o meu pai e também a vovó do JP. Foi aí que a mamã recebeu a sua melhor prenda. O que eu já sabia por diversas fontes e até indirectamente por palavras do meu pai, confirmou-se: o vovô está derretido aos encantos do meu JP. "É muito bonzinho...faz muita companhia, é meiguinho...está sempre bem-disposto..é um prazer acompanhá-lo !!!" são pequeninos excertos da música que tocou nos meus ouvidos...Mesmo não reconhecendo o meu menino nalgumas dessas descrições, também sei que ele porta-se melhor com o vovô e adorei saber. O JP conseguiu !!! Conquistou naturalmente um coração muito calculista e até agora muito distante dos Netinhos...e foi de tal modo que se nota agora na voz do meu pai uma certa paixão. Natural?
Certamente....mas eu tinha muito receio que não se passasse assim.
Iremos vivenciar este espirito de decorações, luzinhas cintilantes, velas e histórias natalícias até dia dos Reis...depois...para o ano há mais !
-Obrigado JP por seres tão maravilhoso e contagiares toda a gente com a tua alegria e força de vontade ...O Natal é lindo contigo. Estou feliz e orgulhosa de ti...

quinta-feira, dezembro 21, 2006

"O teu menino está muito melhor"

Esta frase foi a prenda que recebi hoje da fisioterapeuta. Ela sem saber ofereceu-me uma prenda tão boa !!!
Ainda para mais numa altura em que os meus sentimentos são um pouco de culpa...devia ter largado tudo e ter vivido em função da recuperação mais rápida do meu menino? Irei me arrepender de não o ter feito ? Mas como pagaria as continhas?
Eis que ela me disse que ele está muito melhor, de tronco, de força nas costas...exceptuando as pernas, onde terá de usar talas para alongá-las enquanto dorme, mas nada que não se corrija.
E como a época é de frenesim e porque sei que poderei não ter tempo para visitar cada blog-amiga/o : UM FELIZ NATAL PARA TODOS !
Este foi o ano da descoberta da blogosesfera e as amizades aqui feitas têm sido muito enriquecedoras. Obrigado por me darem o vosso carinho , mesmo sem eu ter hipóteses de retribuir. Sinto-me BEM !

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Prenda de Natal adiada

Fui visitar o meu menino nas suas aulinhas de Comunicação Aumentativa na APPC...apanhei-o em flagrante, feliz e contente, brincando com o computador. Como terá férias da APPC até 4 de Janeiro, trouxe o material para "treinar" com ele em casa. E que divertido que vai ser ! Com o computador ele monta sózinho puzzles, faz correspondências, diverte-se com os jogos. E que espertalhão está ! A tecnologia desenvolve-o muito cognitivamente, pois não precisa da minha ajuda para poder brincar...
Estamos em contagem decrescente para o Natal. O meu presente estava escolhido, mas acho que não o receberei...mas sendo o Natal quando o homem quiser, pode ser que o meu JP comece a palrar mesmo a sério um destes dias e eu receba o meu presente atrasado, mas nem por isso menos bem vindo...

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Amar sem limites

Muito antes de pensar mandar vir a cegonha tinha uma ideia de um filho imaginado: Uma menina: fantástica, obediente, meiga, bem comportada, excelente aluna e pouco chorona...
Quando engravidei, sem saber ainda se era menino ou menina, passei subitamente a desejar muito que fosse um rapaz...um maroto !
Agora sei que ser mãe não é nada disso. Não interessa se é menino, menina...bem comportado, o melhor em tudo, o bom aluno, etc, etc...
Ser mãe é amar incondicionalmente, amar de uma forma pura e genuína...um amor que nos torna capaz de sacrificar tudo por alguém, que pode estar longe de ser o ideal de bom comportamento...o filho "perfeito"...mas que nos derrete e desarma com um olhar, que nos faz amar de uma forma tão arrebatadora e intensa que vivemos a vida muito mais plenamente e que nem desejaríamos que fosse diferente ...
P.S: Ainda faltam tantas assinaturas para o mínimo requerido. Divulguem a pais, irmãos, amigos. Vamos dar a nossa contribuição para um mundo mais justo?

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Mundo de novidades e encanto

Tantas são as ocasiões e as coisas que encaramos como banais e certas no nosso previsível dia-a-dia...mas, hoje, na festa da escolinha, fiz como se fosse uma criança de 2 aninhos a tentar desvendar as tradições, as cantigas...os gorros, o Pai Natal, as prendas...a Festa. E sem nada saber, adorei. E foi assim mesmo que esteve o JP. A sorrir, a bater muitas palminhas...a vibrar com tudo. Se olharmos para a vida com esta perspectiva....nunca nos deixaremos de espantar e encantar.
Para mim o sorriso do meu filho é a mais bela das imagens...é o mais bonito que já vi. Toda a alegria se concentra, num aberto, contagiante e ternurento riso. E o que eu não faço para vê-lo !
A festa correu muito bem. Muitos papás e mamãs cumprimentaram o meu JP que é imbatível em popularidade naquele cantinho. Foi dos poucos que não quis o gorro na cabeça...teimou em não pô-lo...Mas tudo o resto, nos nossos olhinhos de 2 anos...foi simplesmente delicioso.

Celebrar o Natal

Chegou aquela época do ano que tanto me encantava em criança. E voltei a gostar por causa do JP. Só este fim de semana comecei com os preparativos em força. Não quis misturar os anos do meu amor pequenino com o Natal. E pretendo que assim seja, todos os anos.
Ele adora olhar para as luzes e enfeites de Natal. Adora ver o papel de embrulho, cheios de laçarotes....Sinto nele uma emoção resultante talvez da magia do frio, das lojas cheias de luzes, da nossa árvore cintilante....e os seus olhinhos observadores, irradiam entusiasmo. Gostaria que para o JP esta época do ano fosse sinónimo de ambiente enriquecedor, pleno de afectos e de mais proximidade com a família.
Hoje teremos a nossa primeira festa de Natal do Colégio. Obrigatório levar um barrete de Pai Natal. Lá estaremos. E com o barrete. E tenho tantos assuntos de trabalho para tratar...mas não faltarei. A escola do JP, as suas festas, são muito importantes para nós. Fazem parte dele. E ele é o que mais importa.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Juntos Novamente - Hidroterapia

O fim de semana comprido começou de forma deliciosa. Tinhamos prometido juntar a equipa novamente. E o prometido é devido. Tivemos uma aula experimental nas instalações da hidroterapia e piscina de bebés do Solinca do Colombo. A água estava deliciosa, sempre a 35 º, todas as condições para bebés e o principal: A nossa Ritinha. O JP estava cheio de saudades. Voltou como que por magia a fazer todas as coisas radicais e mais ainda...
A nossa empatia por ela é realmente grande e aliada assim a boas condições...é só a combinação perfeita para transformar as nossas manhãs de Fim de Semana, nos momentos mais divertidos da semana. Vamos aproveitar ao máximo estes 3 dias que se avizinham. Iremos fazer as decorações de Natal, fazer algumas compras, jantar entre amigos, brincar e se der...descansar...
Para quem ainda não assinou...não perca mais tempo: assine já

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Petição pela Acessibilidade Electrónica Portuguesa


A comunicação não se faz no nada. Ver, ouvir e sentir são as chaves. Por isso, e porque este espaço é de partilha, não apenas de alguns, exponho publicamente o movimento de Petição pela Acessibilidade Electrónica Portuguesa. Para que todos possamos escrever e ler nos nossos blogues, como noutras situações de acesso à informação, independentemente das nossas características físicas.

LerParaVer
A MENINA QUE VIA COM AS MÃOS
HELEN KELLER NÃO COMPLETARA AINDA 2 ANOS DE IDADE QUANDO FOI ATINGIDA POR UMA DOENÇA QUE A DEIXOU CEGA E SURDA PARA TODA A VIDA. DURANTE ALGUNS ANOS, ELA FOI, SEGUNDO AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, "SELVAGEM E INDISCIPLINADA", EXPRIMINDO-SE COM VIOLÊNCIA.
MAS AOS 6 ANOS SURGIU NA SUA VIDA A PROFESSORA ANN SULLIVAN. UTILIZANDO O SENTIDO DO TACTO COMO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE OS MUNDOS DE AMBAS E ESCREVENDO AS PALAVRAS NA MÃO DA PUPILA, A NOVA PROFESSORA TENTOU INSISTENTEMENTE DAR A ENTENDER A HELEN A RELAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS E AQUILO QUE ELAS SIGNIFICAM.
O PONTO DE VIRAGEM DEU-SE COM A PALAVRA "ÁGUA": ENQUANTO A ÁGUA DE UMA BICA JORRAVA SOBRE UMA DAS MÃOS DA SUA ALUNA, ANN SULLIVAN ESCREVIA "ÁGUA" NA OUTRA. "MANTIVE-ME QUIETA, TODA A MINHA ATENÇÃO CONCENTRADA SOBRE O MOVIMENTO DOS SEUS DEDOS", RECORDA HELEN. "SUBITAMENTE, SENTI A EMOÇÃO DE UMA IDEIA QUE SE REPETIA - E ASSIM ME FOI REVELADO O MISTÉRIO DA LINGUAGEM." DESDE ESSE DIA, HELEN "VIU" O MUNDO DE OUTRA MANEIRA. O SENTIDO DO TACTO TORNOU-SE PARA ELA UMA ESPÉCIE DE VISÃO: "ÀS VEZES, É COMO SE A PRÓPRIA ESSÊNCIA DA MINHA CARNE FOSSE UMA MIRÍADE DE OLHOS A VER... NÃO POSSO DIZER SE VEMOS MELHOR COM AS MÃOS OU OS OLHOS: SEI APENAS QUE O MUNDO QUE VEJO COM AS MINHAS MÃOS É VIVO, COLORIDO GRATIFICANTE."
HELEN DESCOBRIU MANEIRAS ENGENHOSAS DE SENTIR AS IMAGENS E OS SONS: "POR VEZES, SE TIVER SORTE, COLOCO SUAVEMENTE A MÃO NUMA PEQUENA ÁRVORE E SINTO O FELIZ ESTREMECER DE UM PASSARINHO QUE CANTA." E POR MEIO DO TACTO, ELA CONSEGUIA "DETECTAR O RISO, A TRISTEZA E MUITAS OUTRAS EMOÇÕES OBVIAS. CONHEÇO AS MINHAS AMIGAS SÓ POR TOCAR-LHES AS FACES".
HELEN KELLER, SENTIA QUE O SILÊNCIO E A ESCURIDÃO EM QUE VIVIA LHE TINHAM ABERTO A PORTA PARA UM MUNDO DE SENSAÇÕES DE QUE AS PESSOAS MAIS "AFORTUNADAS" NUNCA SE APERCEBEM: "COM OS MEUS TRÊS GUIAS FIEIS, O TACTO, O OLFACTO E O PALADAR, FAÇO MUITAS EXCURSÕES ÁS ZONAS LIMITES DA CIDADE DA LUZ."

-
(leia-se: obrigado pela sua participação; é que comunicar é mesmo importante...)

O triunfo da vontade

"São pessoas como estas, que nos remetem para a nossa verdadeira dimensão, O Triunfo da Vontade. Aposto que não lhes vai ficar indiferente." Reportagem de Daniel Cruzeiro, Jornalista-Grande Reportagem (SIC)
É verdade sim, senhor Daniel Cruzeiro. Não fiquei. Por isso lhe tiro o chapéu e ainda mais a todos os exemplos de coragem que aparecem na reportagem. Quem não viu e quiser ver, espreite aqui...(se conseguir...)
Pelo que vejo o meu JP já traça a sua própria história de coragem e vontade... o bracinho direito que era o membro mais afectado, exercita-o agora a toda a hora...sem parar. Parece que de há 2 ou 3 meses para cá, como que "o descobriu" e anda eufórico...As crianças são mesmo fabulosas. Ao crescer apercebemo-nos das limitações que temos e não tentamos mais...desistimos. Mas as crianças ainda não sabem quais são as suas.
E ainda bem...porque ao desconhecerem as suas limitações , derrubam muitas delas.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Época oficial de compras Natalícias

QUERO IR, QUERO IR
Porque não dirigir a fúria consumista desta época do ano, para uma iniciativa tão boa?
Agora difícil vai ser arranjar tempo para lá ir.

domingo, dezembro 03, 2006

Rescaldo das Festas

Sexta-feira, 1 de Dezembro, Feriado e dia de anos do JP, acordo com o som familiar do palrar do meu pequenino e pulo da cama, cheia de energia para receber ao almoço, familia e amigos que se juntaram a nós neste dia tão especial. E foi como imaginado. Pai, irmãos e sobrinhos, sogra, cunhada, Aninhas e Martim e as primas que cuidaram do meu lindo até aos 9 mesinhos, altura em que foi para a escolinha. O JP esteve rodeado das pessoas que o amam de verdade e para nós foi um dia para recordar com muito carinho. A vovó dormiu cá em casa nessa noite e na manhã seguinte fomos sem o JP, a um casamento muito molhado e acredito que abençoado, também. Mais comidinhas boas, mais docinhos, (Upssss,espero que não mais kgs???) mais convívio e as inevitáveis saudades do meu bebé...
Ouvi o maridão desejar ao noivo:"que sejas tão feliz como eu tenho sido..." (nem consigo comentar!)
Domingo: dia de relax a três...papá com dores nas costas...
Mamã meteu mãos à obra, neste caso, mãos nas costas do pai, com óleo e muita massagem...
JP a observar a cena, primeiro divertido, depois com beicinho...finalmente berraria de ciúmes, ou de vontade de ter a massagem dele antecipadamente. Desta vez conseguiu. Ganhou uma massagem extra e ficou feliz. O papá de beicinho, pelo menos até o JP ir para a caminha... :-)
E assim, acaba um fim de semana excelente e começa uma semana, como sempre cheia de actividades, mas felizmente mais curtinha.
Na foto de cima: O bolinho do Noddy do JP
Na foto em baixo : O JP ao colinho da Aninhas . Amiga que conheci através da blogoesfera, mas que já é como se fosse familia.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Parabéns meu amor: 2 anos

Foi há dois anos que chegaste para conhecer este mundo. Estavas zangado e só te acalmavas no meu colo. Precisavas de mim...eu não sabia ainda qual a minha capacidade para tomar conta de ti, porque me parecias tão exigente...Mas sabia que tentaria dar o meu melhor.
Estar contigo é o melhor dos presentes, cada dia. E foi fácil satisfazer as tuas exigências, pois quando se ama assim, tudo se torna simples.
Amo-te tanto quanto se pode amar alguém...

Ideia para prenda de Natal aqui - Lojas Sephora- 10 €: