quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Registo para a Posteridade- 3 anos e 3 meses

Há quase 3 meses que fizeste Três aninhos, mas tantos são os médicos que te põem a vista em cima, que desleixei a consulta de rotina (a normal, normalissima) dos 3 Anos.
Nestas consultas falam-se de coisas que todos os pais falam, comidas, crescimento, hábitos...precauções, etc.
A Dra estranhou pois já não te via desde os 2 anos.
Felizmente (e deixa bater na madeira, já, já) não estás doente desde os teus 16/17 mesinhos...e mesmo aí, era apenas uma simples constipação ou uma virose, já nem me lembro.
Fiquei surpreendida com os teus pârametros.
Embora que não os tenha visualizado ainda em termos de percentis (por falta do teu boletim de saúde), e para que fique registado para a posteridade, tens aos 3 anos e quase 3 meses:
Altura: 99,8 centimetros - acima do 95 ?
Peso: 14 Kgs- Não percebi qual o percentil...mas não me pareceu mau pois andavas sempre no 5/10...
Perímetro cefálico - 50,5 cm (percentil 50 ?)
De resto a Dra adorou ver-te, fizeste muitas "demonstrações de esperteza" como gostas de fazer e até festinhas lhe deste...
Os temas corriqueiros que me preocupavam eram:
  • Excesso de alimentação (andava desconfiada que comias demais e ela tb achou, mas não me recomendou retirar-te a comida, visto que não estás gordo e fazes muitas actividades, por isso ainda não é desta que vou poupar no supermercado)
  • A piloca (mas está tudo 5 estrelas)
Há um ano que não te via e ficou agradavelmente surpreendida com tudo, mas principalmente com a tua simpatia.
Filho, cada vez me deixas mais confiante do nosso percurso...

Dias vulgares

És o amor que sempre procurei...

Fruto de um outro amor, muito forte

És tão único e especial, meu filho,

Em cada dia acordo,

Feliz,

por ser mais um dia a ver-te crescer

E mais um dia para poder construir
a nossa linda história de amor.

domingo, fevereiro 17, 2008

Profunda admiração

Temia muito por esta altura. A altura em que o JP se aperceberia de algumas diferenças.

"Como iria o JP aceitar as suas limitações ? Quanto triste ficaria?" - Questionei-me vezes sem conta a mim própria.
O que eu não conhecia era a capacidade e alegria de uma criança amada viver cada dia da sua vida, entusiamadamente, perseguindo objectivos, sem quaisquer sensações de revolta.
Os objectivos do JP são diferentes dos de outras crianças, mas acabam por ser muito parecidos: superar-se, lutar, aperfeiçoar-se numa infinidade de tentativas-erro...absorver, aprender, aprender, aprender...
Adora a simultânea actividade do corpo-mente. Todas as actividades fazem mais sentido se tiverem um objectivo, se for um joguinho.
O JP vive em constante desafio a si mesmo. Por vezes conduz-se si próprio a algumas situações de frustração...mas no geral tem muitas experiências de sucesso. E dou por mim a admirá-lo.

A pensar que eu, com todas as minhas funções a 100 %, nunca fui tão preserverante...

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

A minha boca "grande"

JP malandro...eu a elogiar o teu comportamento e fazes logo duas de seguida.
Na sexta feira vinhas arranhado da escola, porque algum menino quis tirar-te o Ruca e envolveram-se em "confrontos"...e hoje voltaste à fúria das dentadas.
E eu aqui a elogiar o quanto crescido e sensato estás...

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Um cordão umbilical

Numa fase que seria de esperar que o JP tivesse um maior afastamento da sua mamã...sinto que cada vez está mais apaixonado.
Não é coisa que me importe. A paixão é reciproca. Um dia cortaremos este cordão umbilical (acho eu) mas agora quero aproveitar esta sua loucura e prazer em estar e brincar comigo.

Passei a acompanhá-lo à Gulbenkian (provisóriamente) e o primeiro balanço é muito positivo.

A amizade que tem ao Ruca (o seu bonequinho de estimação) está também muito forte. Quer estar sempre com ele, fazer tudo na sua companhia e partilhar as comidas que mais gosta. Para além disso também tem capacidade para fazer grandes amigalhaços na escolinha. Muitas vezes dou por mim a admirar a capacidade de socializar do meu pequenino. É definitivamente diferente de mim, que sempre fui tímida, sossegadinha e introvertida.

Ao nível motor tive esperanças que a sua evolução tivesse sido mais rápida, mas continuamos a trabalhar com o mesmo ânimo do primeiro dia e a acreditar. O primeiro dos meus objectivos como mãe é que ele seja feliz e que sinta que é aceite como é. Tudo o resto vem depois.

Também gostaria de lhe ensinar a batalhar pelos seus objectivos sem desistir perante as adversidades e a disfrutar da parte mais pura da vida. Saber tirar muito prazer da cultura, do desporto, do estar com amigos, de se sentir bem junto da familia.
E neste momento estou muito contente com a sua forma de estar. Muito, muito orgulhosa.

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Reflectindo sobre o meu pirata...

Não deixei de pensar no assunto...porque não estará o JP na comunicação aumentativa, ao mesmo nível de outras actividades? Porque nunca fala e não aponta com a mão, quando o faz connosco?

Telefonei à técnica da Diferenças que o seguiu durante 1 ano. Considero-a uma profissional 6 estrelas e confio muito na sua análise dos factos.
Ela estranhou esta desmotivação do JP.
Disse-me que em alguns campos, ele estava com 2 anos e meio, um pouco acima da média.
O JP adorava-a. Ainda hoje quando a vê numa foto fica embeiçado. Seria uma questão de preferência ? Mas durante o telefonema ela aconselhou-me a insistir para que me deixassem assistir e perceber com o meu coração de mãe. Depois disse algo que fez todo o sentido " Ele sabe que é importante para si dar o seu melhor naquela actividade? "
Bateram sinos...Não, não sabe ! Julgo que seja isso mesmo. Ele é um menino da mamã. Adora agradar-me. E nunca falamos sobre o que ele lá faz. Porque ele não se expressa bem...e porque eu não sei o que acontece. O meu pai é que o leva.
Vou falar com ele. Vamos mexer juntos no computador e fazer-lhe perceber o quanto importante é saber utilizar o computador para comunicar, brincar e aprender.
Faz todo o sentido.
Acredito que possa ser isso.
Este ano a máscara é de pirata.

E é um piratinha lindo !
  • P.S: A pedido das minhas amigas Dianinha e Cláudia, aqui está a foto do Pirata das Caraíbas !