quinta-feira, dezembro 31, 2009

Festival dos Sonhos e um BOM 2010 !!!

Olá amigos. Último dia para votarem em nós aqui no FESTIVAL DOS SONHOS. O sonho mais votado ganha 2500 Euros.
O dinheiro dava jeito para nos ajudar a voltar a Cuba. Sem dúvida. Mas está muito difícil. A esta hora ainda estamos em primeiro lugar, mas temos dúvidas que ganhemos. Aos que já votaram, um grande obrigado. Aos que não: Votem rápido !!! E depois confirmem o voto no mail que recebem.
Quem me dera que houvesse vários primeiros prémios para outros concorrentes (e eu) também ganharem. À excepção do que está segundo lugar - "sonhar faz falta" que só votam à quarta feira e logo aos 500 votos de cada vez...(não cheira lá muito bem). Espero que esteja a ser observado pelo governo civil, como deve ser.
Mas o mais importante é sem dúvida passar esta noite feliz entre família e amigos, que suponho e espero sinceramente que seja o que vai acontecer.
À meia noite preciso de uma cábula para me lembrar de todos os desejos. Alguns são recorrentes, mas felizmente temos muitos amigos e vamos pedir saúde e prosperidade para todos. Que seja para nós um ano melhor do que passou. Para todos os que vêm aqui por bem, muita saúde, felicidade e desejos concretizados. Têm dado uma força, carinho e ternura incondicionais que nos fazem sempre falta. UM BOM 2010 PARA TODOS !!!!

terça-feira, dezembro 29, 2009

Ofertas cheias de coração

Neste Natal o JP teve prendas verdadeiramente generosas da parte da família, assim como já tinha tido nos anos por parte dos mesmos e dos amigos. Ficámos verdadeiramente sensibilizados, pois percebemos que foram dadas com muito esforço e gosto. Por altura dos anos, perguntaram-me diversas vezes que prendas seriam adequadas e sempre respondi que eram as mesmas que os meninos comuns gostavam , evitando apenas as que exigem demasiada motricidade fina, para evitar frustrações. Mesmo assim, muitas com a nossa ajuda, fazem as suas delícias.
Por vezes há "aquelas prendas" que nos deixam de boca aberta, dadas com igual carinho e dedicação que outras, mas por quem conhece de perto as necessidades de um menino como o JP. Nunca referi o livrinho que levamos para Cuba com história adaptada oferecido pelo Principezinho que por ser tão especial e feito pela sua mamã o torna único.
Da mesma maneira o JP teve uma outra este Natal que me surpreendeu muito. O "Sol e lua" em versão SPC, que não se encontra no mercado. Só sei que foi feita através do CD que vinha com o livro, mas como... não sei. O JP está eufórico com o livro...adora-o. E eu também. Difícil é agradecer convenientemente, mas tenho uma ideia. Espero concretizá-la.

Continuem a votar e divulguem : FESTIVAL DOS SONHOS. Ainda estamos em primeiro lugar mas não sei se conseguiremos ganhar.


domingo, dezembro 27, 2009

Natal tradicional

Já lá foi mais um Natal. Nunca havíamos passado um Natal na pequenina aldeia beirã depois do JP ter nascido. Este ano assim foi. A constipação dos 3 não impediu a nossa ida e assim mesmo fomos rumo ao frio. Desde manhã uma excitação inquietante no pequenote e depois uma viagem tranquila com um miúdo que prefere ver tudo a dormir a sesta . Ao chegar vimos mais uma vez a Serra da Estrela como pano de fundo.
A consoada foi na modesta casinha de pedra da Bisavó do JP (que o nosso menino já não via há 3 anos e por quem se apaixonou de imediato). Um bacalhau servido com umas couves deliciosas.
A seguir ao jantar um passeio pela aldeia e ida a um café. A meia dúzia de cafés da aldeia estavam todos abertos naquela noite !!!
Diferente dos Natais de Lisboa, mas lá é mesmo assim...tudo pela rua. Até porque a família se estende a toda a aldeia. O tempo lá passa devagar.
Pelas 22 h uma ida junto ao famoso Madeiro mesmo em frente à igreja local, para aquecer os nossos enregelados corpinhos...conversa, mais conversa, encontros e um pouco de mais conversa, enquanto a monumental pilha de troncos de árvores ia queimando e aquecendo o local.
Com o aproximar da meia noite dirigimo-nos a casa de uma priminha onde esperávamos encontrar o Pai Natal. Mas este já lá tinha estado e deixou as prendinhas.
Tanta coisa gira e o JP feliz !!!! Das três coisas que o JP pedia (um " cão-verdadeiro-cor-branca", um "jeep-baterias-grande" e um "mano-bebé-rapaz" ) o Pai Natal só trouxe um "cãozinho-amarelo-a-pilhas" que ladra, abana a cauda e anda...
Com a crise que está...nada mau !!! ;-)

Próximo post: as prendinhas mais especiais...

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Um Santo Natal para todos

Estamos no Natal e o meu coração está cheio ! Último dia de escolinha para o JP e foi fantástico.
A escolinha estava a meio-gás e os meninos estavam descontraidamente a ver um filme de Natal. Assim, na hora da terapia da fala do JP, a terapeuta e ele ficaram na sala em vez de se ausentarem para o piso superior. Duas meninas e um coleguinha quiseram assistir. Uma das meninas era a "ex"... (sim, porque aos 5 anos já se pode ter uma "ex" , não sabiam ?)
No fim a terapeuta da fala disse-me: "Mãe, nunca que uma sessão tinha corrido tão bem...devia ter visto como ele se concentrou e esforçou por dizer todas as palavrinhas bem..."
Pois, estou mesmo imaginar o "Don Juan" a tentar impressionar e arrasar !!!
Depois conto mais novidades, os presentes e também a nossa consoada.
Agora só quero desejar um Natal muito feliz a quem aqui passa, na companhia de quem mais amam....e com tudo o que mais desejam !

Votem em Nós: Decorre até dia 31 e está difícil manter o primeiro lugar.
Clica aqui e depois confirma o teu voto no mail que receberes :


ps: não consegui ainda escrever a toda a gente...mas continuo até ao ano novo...

sexta-feira, dezembro 18, 2009

E porque às vezes as coisas inesperadas são as melhores....

O Clube Naval de Sesimbra vai organizar amanhã (19/12/2009), com o apoio do colégio “ O Cantinho dos Amigos” representado pela professora Ângela Batista uma aula de hidroginástica para angariar fundos para oferecer uma “prendinha” de Natal ao J.P. A aula tem o custo simbólico de 2,50€ por pessoa.

Apareça na piscina de Palmela às 14h30. Não falte e traga um amigo!

Sem saber que título dar...

Quem por aqui passa conhece-me minimamente...
Este blogue existe quase há 4 anos e foi pioneiro deste género. Muitos meses, ou anos passaram até que houvesse outros pais como eu a aventurarem-se. E ainda bem que o fizeram.
Não mostro tudo, mas mostro um bocadinho da minha vida, que não é dramática, mas nem sempre é um mar de rosas, como sabem. Felizmente fazemos por haver muita alegria nela...mesmo que por vezes se revele mais difícil que pensávamos.
Sabem que há emoções que tenho que parecem patetas à mamã comum, mas ao mesmo tempo sensibilizo para a diferença. Abro um bocado o meu coração.
Por aqui passam principalmente amigos que fiz durante este tempo ou pessoas que me conhecem e nos querem bem. Este registo um dia será do meu filho.
Reservo-me o direito de me queixar quando tiver de o fazer, pois não sou fingida.
Se não vem aqui por um genuíno bem...não venha s.f.f.
Eu dispenso.


O Fisioterapeuta de substituição...

Desde Fevereiro que o JP não o via. Incrível lembrar-se dele, mas lembrava-se...e das maldades peculiares que ele lhe faz. Logo que viu a marquesa protestou.
O F. quando viu o JP ficou muito surpreendido com as melhorias. É caso para dizer que só mesmo quem não o vê há muito tempo é que nota diferenças. Eu já deixei de notar...
Só quando faço o balanço do que fazia no ano passado e do que faz actualmente é que fico optimista...(mesmo assim com esforço).
Os exercícios foram exactamente os mesmos que faz a nossa fisioterapeuta: as mobilizações, os exercícios para os braços, o gatinhar, os abdominais e o equilíbrio (promovendo propositadamente o desequilíbrio) . E mais um proclama: "que menino cheio de garra !"
Lá isso é verdade F...isso ele tem. Vamos ver onde nos leva a garra...

Missão pessoal de Natal

Este ano, devido a ter mais tempo disponível do que habitualmente dispus-me a escrever mails de Natal personalizados às pessoas que contacto quer através de mails, blogues, família e amigos.
Para contrariar a época da interacção rápida e superficial do FB (em que sou completamente viciada), do Twitter e todas as ferramentas que estão à nossa disposição, uma bela carta para cada pessoa.
O mundo muda tanto em tão pouco tempo...
Se antes se visitava os posts novos nos blogues para saber de alguém, hoje ligo-me ao FB e de imediato sei tudo...até quem fez o teste da gravidez e deu positivo ! Está toda a gente lá ! É ainda mais simples, mais rápido e divertido. Neste momento o blogue para mim já não tem a magia de outros tempos. Passou a ser a continuação do registo do nosso percurso (agora em modo mais obrigatório) , que um dia o JP conhecerá.

As pessoas mais especiais, se puder, terão a minha visita em carninha e osso, ...(elas sabem quem são) assim que me passar a "carraspana"...

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Há anos que não sentia a terra tremer

Mas esta madrugada pelas 01.35 h sentiu-se um abalo forte e longo ! Pelo menos aqui no Seixal...

p.s: soube agora que foi um 6.0 à escala nacional.
Um valor que já costuma causar estragos. Espero que não tenha havido...

quarta-feira, dezembro 16, 2009

As almas boas

Há pessoas com um coração enorme !
Ajudam, dão-se ao trabalho, querem saber !
É por saber delas e pela minha família que me levanto entusiasmada todas as manhãs.
Tem sido um fim de ano dolorosamente difícil. Mas quero ultrapassar tudo isto. Nunca quis que a depressão tomasse conta de mim. Não vai ser agora.
Gostava de dar um empurrão no desenvolvimento no meu filho, para deixar de " lutar por nós" e juntar-me a estas "almas boas" e ajudar outros. Deixar de centrar tudo no meu JP, dar a volta e descontrair...
Um dia, certamente...
Este ano as 12 passas são curtas para tantos desejos que tenho. Seja como for, peço saúde para todas as crianças, saúde para mim, para a minha família e pessoas queridas.
Em 2010 gostaria de voltar a Cuba com o meu filho, queria que a transição para a nova escola fosse fantástica, quero rodear-me de boas pessoas e bons sentimentos, quero descontrair e quero muito que 2010 traga surpresas boas e não más (como este ano)...
Sonhar não custa !

P.S : Compra um calendário de 2010 do meu JP !!! 2,5 Pedrinhas !!!

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Um gatinho lindo

O meu menino não anda , mas é o gatinho mais lindo do mundo !!!


P.S: mãe babada, mesmo... JP-Gato-gatão nos seus gatinhanços toscos (nem sempre alterna bem, mas lá chegará, se Deus quiser) !

Para que conste dos registos

Não vai haver nenhum mauzinho que me vai levar para debaixo da terra antes dos 80 anos, ok ? Quem se mete comigo, leva ! Tenho um filho para criar e um maridão carente....humpt !

sábado, dezembro 12, 2009

Festival de Sonhos - Flexibom


Há dias que inscrevi o nosso sonho no festival dos sonhos.

Quero muito voltar a Cuba e continuar a lutar pelo sonho de toda a família de por o JP a andar. Na verdade, hoje teria pedido apenas saúde para todos. E muita para mim,também.
Neste momento o que mais quero é muita saúde para criar o meu filho. Mas o sonho antigo ainda é válido.

Votem em nós.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Que tipo de mãe é você- Quero que o meu filho saiba quanto é amado

Life goes on.
Desafiada por esta mamã decidi escrever sobre o tipo de mãe que acho que sou.

Eu também sou o tipo de mãe que lê mas não diria que esse seria o ponto que me definiria como mãe.
Sou o tipo de mãe que quer que o filho saiba exactamente o quanto é amado.
Porque nunca soube quanto o era. Não quer dizer isto que não ache que não tenha sido. Simplesmente ser a terceira filha não é o máximo, quando os pais vibraram já tudo o que tinham a vibrar com os 2 planeados-primeiros-filhos-modelos. Eu, a terceira (não planeada) fui a mais mimada, pois já tinha também os mimos dos mais velhos. Mas nunca foi um mimo satisfatório para mim.
Por isso o facto do JP ser único é para mim um gozo enorme. Proporcionar-lhe uma atenção enorme e exclusiva que nunca tive. Poder ler com ele, horas a fio...poder brincar e seguir as suas brincadeiras com tempo. Tempo que a maioria das famílias não tem, por ter de se desdobrar em muitos filhos. Mas admito que esta atitude radical nem seja a mais saudável, nem para mim, nem para ele. A verdade é que ele já pede um "mano" e também (mais uma vez) "um cão". Acho que quer outro tipo de companhia (talvez fruto de um "barriga cheia" de amor maternal e paternal)
Sou um tipo de mãe muito meiga, que gosta proporcionar experiências variadas ao filhote. Que gosta de lhe dar uma atenção de qualidade e ensinar. Gosta de lhe proporcionar uma sensação de bem-estar e segurança na vida. Gosto de o fazer sentir aceite, amado e apoiado. Gosto ainda de registar tudo para um dia relembrar com imenso prazer todos os momentos da sua infância (- para contrapor o meu livro de bebé - que os meus papás até compraram mas que nunca foi preenchido...)
Este é o tipo de mãe que eu sou.
E vocês ? Aceitam o desafio e escrevem nos vossos blogues e deixam recado aqui ?

terça-feira, dezembro 08, 2009

Personalidade

Quando um bebé nasce, nasce a existência de alguém que não dorme quando nós queremos, não come quando é mais conveniente e constantemente altera e condiciona a nossa forma de estar no mundo. Revemos os valores que lhe queremos transmitir e cuidadosamente actuamos em conformidade. Esquecemos sempre uma variável que tem muito poder: a pressão dos pares. O ambiente onde está inserido.
Quando lhe falei em ir à Kidzania ter com os primos, ele ficou doido de alegria. Claramente sabia há mais tempo do que eu, o que lá se passa. Quando se põe a falar horas com o Pai Natal, julgo que pede coisas que os amigos falam, ou decidiu que quer, pois aqui em casa não vê publicidade.
Nós temos os nossos cuidados para que ele seja um menino que valorize o lado espiritual das coisas. Para que seja sereno e não se deixe levar pelo consumismo, pela pressão dos estereótipos da sociedade - a beleza, o ter poder económico e ainda a suposta perfeição. Não queremos que valorize nada disto.
Mas como, se desde que nasceu fica fascinado por uma cara bonita ? Vale-me que há pessoas que ele adora que não se encaixam nos padrões e não parece fazer mal algum...
Mas desde bebé de colo que não deixa de admirar entusiasmado, um rosto que parece saído dos desfiles de moda. Desde tão cedo, que pôs em causa o meu conceito de "influenciar os padrões de beleza". Como um bebé de 9 meses sorri mais para uma menina tipicamente bonita que para uma mais normal ?
O nosso JP, como muitos dos meninos desta geração é fruto único de um amor. É um menino seguro. Segundo as professoras, não gosta de pedir ajuda e tem neste momento uma auto-estima fortíssima. E nós, vigilantes, insistimos e influenciamos, conscientes que não há nada mais poderoso do que o exemplo.
Mas lá no fundo sabemos que não só, não controlamos tudo, como a genética ditou muito sobre ele. Ele é o JP. Um menino que adora palhaços que ambos pais detestam...

segunda-feira, dezembro 07, 2009

De rastos...


Este foi mais um daqueles fins de semana cheios de actividade, sem sestas. Incluiu festas de anos de coleguinhas e ida à Kidzânia para ir ter com os primos que vieram de longe. Lá, foi à escola tirar a carta de condução e conduziu um carro, foi à discoteca, levantou um cheque no banco e assistiu às paradas de Natal.
Mas uma tosse persistente (sem febre) anda a chatear o meu menino e ele está muito cansado. Hoje já foi à UTTAC e agora a palavra de ordem é: Descansar !!! (embora esteja convidado para uma festa de anos amanhã). Será que tomou a vacina da gripe A mesmo a tempo ?? Parece-me que sim...


Mais uma ida da UTTAC à escolinha

A educadora e a psicóloga da Uttac deslocaram-se ao colégio do JP para observar o trabalho que está a ser feito com ele. Sabendo que vai ser inserido numa unidade específica para o ano, querem também desde já assegurar que não será retirado das actividades da escola um minuto que seja para ir para a dita unidade, pois segundo o seu relatório, o JP tem capacidade para seguir o contexto escolar normal e não pode ser tratado como se tivesse capacidades abaixo das expectáveis para a sua idade. Mas isso passar-se-á na escola pública e vamos desde já assegurar que conhecem bem o JP.
Quando fomos para a salinha dele vieram-me lágrimas aos olhos. Uma parede com histórias todas adaptadas. Está tão feliz e tão integrado! Custa a tirá-lo dali...enfim... mas não será agora. Tenho alguns meses para me ir preparando psicologicamente...se conseguir.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Raça do Puto !!!


Ganhou um volante dos papás e outro emprestado do amigo J.
Um para usar na casa dos papás e outro na avó. No dia dos anos dele notei logo a dificuldade no uso das mudanças . Exigia o uso da mão mão mais afectada - a direita.
Mas a raça desta puto não se deu por vencida.
Ao 3º dia de treinos já usa as mudanças 5 estrelas !!!

P.S: Há muito que percebi que poucas horas de brincadeira pura valiam por várias horas de Fisio. A motivação é a chave !!! Tentou, tentou...tentou. Frustou...chorou, acalmou...tentou....e mais uma outra vez, tentou ....seguiu em frente. CONSEGUIU !!! O maravilhoso poder de ser criança !!!

Mais um bom aniversário

No dia 1 o JP acordou nem 6 h da manhã eram. A excitação atingiu um pico este ano. Sesta então, foi para esquecer. Pelas 16.30 h chegaram os convidados em avalanche à garagem da avó. Já o excitadissímo (e visívelmente cansado também) JP estava eufórico. Abre uma prenda aqui, outra ali...
Nenhuma era a que tinha pedido à mãe. Quem manda pedir um Jeep gigante com baterias (igual ao de um amiguinho) ? Essa está em estudo e será provavelmente oferecida por toda a família em conjunto no Natal. Que espere...que esperar também faz parte.
Nunca esquecerei a espera por um boneco careca que custou 5 contos à minha avó que o pagou às prestações ! E o gosto que teve quando o recebi...
Teatro de Marionetas- mais uma vez da Maria Coração, pinturas, balões, bolo delicioso do Cars da Maria-Doce, amiguinhos de longa data (se é que com 5 anos se pode ter amigos de longa data, lol) e até a antiga namorada. Tudo presente.
A grua oferecida pelo tio fez-lhe também as delícias. Será que seguirá as passadas da mãe ? Honestamente espero que escolha algo melhor e menos duro que fazer. Que queira ser assim..informático, ou coisa do género. Uma profissão mais levezinha e perto de um ar-condicionado !!!
No fim do dia, um menino exausto mas ainda com vontade de brincar e ouvir histórias dos livros novos que recebeu !

A todos os pais dos amiguinhos presentes um forte abraço. O JP sentiu-se muito acarinhado com a presença dos coleguinhas de todos os dias. Foi óptimo conhecê-los um pouquinho melhor. Aos primos, à família da minha amiga Claúdia que finalmente conseguiu vir, aos tios e avós: Obrigado. Foi um dia verdadeiramente feliz. Pena ter sido tão rápido...
- Que os 5 anos sejam maravilhosos para ti, meu filho. E muita calma. Pode ser que o Pai Natal traga o dito Jeep...

Cadeira automóvel e assento sanitário

Os 5 anos trouxeram 2 ajudas técnicas fantásticas.
Uma cadeira automóvel rotativa no valor de 4000 Euros e um assento sanitário para utilizar na escolinha.
Vão beneficiar em muito a qualidade de vida do JP. Foi uma surpresa. Um obrigado daqui para o Alentejo.


Ser mãe, Ser avó

Há tempos conheci uma avó de um P. como o meu, mas de 8 anos. A mãe deixou-o quando soube da paralisia cerebral. Ao contrário da avó que tem estado ao lado do neto em todas as ocasiões. Tenho conhecido muitas avós maravilhosas. Todas teimam que gostam mais dos seus netos que os próprios pais !
Olho para a apaixonadissíma avó do JP e penso se será mesmo assim ? Será possível ?
Acho que esta resposta só saberei se algum dia for avó.

O post mais estúpido deste blogue

É este. Quem tem uma quinta FB sabe que ao chegar ao nível 34 pode comprar-se uma grande mansão. É um marco fantástico, fruto de muitas horas na Farm. Até lá chegar sempre joguei religiosamente todas as noites. Há perto de 2 semanas que atingi o nível 34 e não comprei a mansão que desejava. Ainda tenho a minha casinha modesta e nunca mais cultivei nada. Apanhei tudo e ali fiquei.
De 70 % viciada no FB e 100 % viciada da Farm...

Serei uma pessoa destinada a perseguir objectivos ?

terça-feira, dezembro 01, 2009

Por esta hora estavas a nascer...

Mas agora dormes lindo e sereno. Quando vejo o teu rosto penso que és a pessoa mais bela ao cimo da terra. Uma lágrima boa teima em vir ao de cima quando te contemplo.
Fruto de um grande amor, ensinaste-me tudo o que sei. Protejo-te, ensino-te e faço orgulhosamente o papel de mamã. Sei que te sentes seguro. Nunca cortei este cordão umbilical. Não sei quando terei coragem.
Mas há muito que deixei de ter um bebé. Tenho uma criança tão igual...tão diferente...tão minha.
Amor é um palavra pequena demais para descrever o que sinto por ti.
Nunca terás uma ideia sequer aproximada de quanto os teus pais gostam de ti. Os filhos não têm ideia do que é amar assim...até serem pais, talvez.

Que tenhas uma vida longa, feliz e cheia de motivos de orgulho, meu tesouro.


(Post escrito às 00.15 h com uma lágrima no olho...uma lágrima tão boa !)