segunda-feira, maio 31, 2010

E finalmente...a surpresa é...

Amanhã, dia da Criança, João Portugal no "Cantinho dos Amigos" no lançamento da CD da campanha " Todos por ti".
Todo o dinheiro angariado com a venda do CD reverte para os tratamentos do JP, em Cuba, já neste Verão.
Visitem o RioSul Shopping nos dias 4, 5 e 6 de Junho e comprem o CD;
Se moram longe contactem grilinhamae@gmail.com para encomendar um exemplar do CD com músicas infantis composta pelo Prof. Nuno do Colégio Cantinho dos Amigos e ainda uma cover da canção do João Portugal que ponho aqui para vocês..
Em breve o vídeo do "Todos por Ti" também no You-tube (é linda a música).
Poderão antes ouvi-la no "Você na Tv" de 4ª feira.
Obrigado a todos os pais do colégio, direção - em especial Isabel Jerónimo, Prof. Nuno e todos os funcionários que trazemos sempre no nosso coração.
Quero retribuir e espalhar que são o colégio mais maravilhoso e caloroso na face desta terra...mas já toda a gente sabe. Para sempre no nosso coração. Todas as novidades sobre o evento aqui...
Obrigado

domingo, maio 30, 2010

Muito Positivos

As coisas parecem estar a encaminhar-se. As duas semanas que se avizinham ainda serão mais atarefadas e prometedoras. Ainda não poderei levantar a ponta do véu, mas é tudo bom.
Estou também a organizar a 1ª reunião dos Pais em Rede do distrito de Setúbal, que será aqui no Seixal. Acredito muito neste movimento e nas suas potencialidades a nível nacional. É algo que une pais de meninos, com necessidades educativas especiais, e visa, entre muitas coisas, obter força, na nossa sociedade. É composto de pais (de meninos de todas as idades incluindo adultos) cheios de vontade de mudar o rumo dos acontecimentos. E como sempre acreditei que a união faz a força, não podia deixar de me aliar com muita força à causa. A nossa presidente, a escritora Luísa Beltrão, é uma líder verdadeiramente carismática.
Para saber mais vá a http://www.paisemrede.net/ e faça-se sócio. Há duas opções- amigo ou familiar. Não tem quotas obrigatórias.
Para inscrição nesta reunião de dia 12 de Junho pode ser feito para o mail persetubal@paisemrede.net . Nunca mais se sentirá sozinho...pois somos uma grande família.
Das muitas surpresas que esta semana trará, espero com enorme expetativa a que o colégio Cantinho dos Amigos, prepara para o dia da Criança- 1 de Junho. Depois, venho cá contar...prometo.
Sei que tenho estado ausente, mas virei cá, durante as próximas semanas, contar todas as novidades (que irão ser muitas). Está tudo muito bem. Felizmente.

terça-feira, maio 25, 2010

Uma passagem !

Graças aos pais do Colégio do JP, já temos a passagem do JP paga. Na venda dos bolos arrecadou-se uma quantia fantástica. Foram excecionais !!! Esta semana os papás do Cantinho dos Amigos devem estar todos de dieta.
Assim, este Verão contamos voltar a Cuba. Existem mais um ou dois projetos para breve que nos farão arrecadar o que falta.
O JP está constantemente a "falar" da viagem. Fala em voltar a viajar de avião e ainda se lembra dos terapeutas que o atenderam, pois grita sempre que ouve o nome da sua "ex-namoradita". A tal terapeuta ocupacional que o fazia levantar-se com um sorriso na cara, todas as manhãs. Tal como da outra vez, faremos com que o trabalho seja um prazer e compensar com muitos passeios e idas à praia nos intervalos e descansos. Assim será muito mais motivador "trabalhar"...
Antes ainda terá muito descanso e diversão , indo à praia com a escolinha. Desta vez não faltará nenhum dia da semana.

INQUIETAÇÕES

Nas últimas semanas tenho notado um enorme crescimento no JP. Crescer é normal e bom, mas noto que a sua maior percepção do mundo lhe trouxe também alguma dose de frustração e alguma agressividade (mais com as pessoas aqui em casa). A necessidade de afirmação a escolher roupas, a escolher comidas, programas e de uma forma geral tudo o que envolva escolhas é notória e ele não abdica de se afirmar. Por vezes é do contra, só porque acha divertido.
Por outro lado, quando é contrariado (e tem de ser inevitavelmente) fica tão aborrecido que fica agressivo. Até onde é normal...é que não sei. No dia a dia com as outras pessoas, apenas se nota uma instabilidade de humor, que não acontecia tanto antes.
Adora passeios longe da mãe. Ir só com a escola ou com a madrinha, etc. Independente. Não me parece mau sinal.
Já fiz uma análise da nossa situação familiar e apesar de não estarmos tão tranquilos e relaxados (se é que algum dia o tivemos) quanto antes, não creio que estejamos tão incrivelmente instáveis ou tão diferentes de há meses.
As pessoas que mais falam com ele (as da comunicação aumentativa) não me relatam queixas de maior, a não ser que ele conta de que lhe fazem doer as pernas na fisioterapia (é normal, claro). Mas aceita bem.
No fim do dia, quando lhe pergunto como foi o dia, responde-me sempre, BOM, ou ÓPTIMO....
Creio que está tudo bem...mas estou insegura.
Mas vou ficar vigilante nas próximas semanas. O meu coração de mãe diz-me que ele pode estar a passar uma fase de maior revolta, mas não faço ideia se tem fundamento o que penso...


PS: Acabou o período de hibernação, mas afinal o exame foi adiado para uma data que me é impossível de comparecer. Resta-me ir em Setembro.

quarta-feira, maio 19, 2010

Parti o Coco a rir

Ontem à noite, lá pelas 21 e picos- da mãe para o Pai, em Inglês para o miúdo não perceber (ciente que haveria protestos se fosse em português) :

" I will give a bath to JP tomorrow in the morning , because now, it´s too late!"
- NÃÃÃÃÃOOOO........(Protestos visíveis do JP, bastante revoltado, pois adora o seu banhinho antes de ir para a caminha....)
- Filho, percebeste o que disse a mãe....percebes inglês??? (pai de queixo caído, estupefacto e começando a rir)
(Sinal afirmativo do JP). Percebe mesmo !
Repetimos até acreditar que era verdade e filmámos para a posteridade.
É verdade que tem inglês uma vez por semana na escola...e até podia conhecer a palavra "bath", mas ...."too late" ? Fico doida com estes miúdos e esta geração...
Como disse a Leoinha num comentário anterior....eles até aos 5 anos são uma coisinha e depois dos 5 , outra.
Já dei conta. Este mudou e muito. Está espertalhão e também uma pestinha. Muito teimoso, dono do seu nariz e àvido de brincadeiras com palavras. Sinais de crescimento. Adorável na mesma.
p.s: vou ali hibernar , já volto !!!

terça-feira, maio 18, 2010

Verdadeira inclusão

Visitei a feirinha e deu-me uma nostalgia precoce...nós, adultos, arranjamos sempre maneira de sofrer um bocadinho, mesmo nas coisas que nos fazem feliz.
Quando cheguei à escolinha, procurei o JP e estava no recreio, feliz e contente com uma das suas amiguinhas a empurrar a cadeira a alta velocidade. Mas a cadeira é pesada e segura já para garantir estas situações...e ele estava tão divertido ! O facto de ele estar mais imóvel, não faz com que não tenha amigos. Estava visivelmente feliz !
No outro dia aconteceu chorar por não querer vir embora, e os amigos vêm em seu socorro dizendo: "Não chores P. não chores…". Felizmente há sempre um amiguinho que está com ele e ele está sempre divertido.
Ao ver tudo isto, comecei novamente a pensar na futura escola....que já está muito perto. Nunca terá tanto miminho. Vamos ter muitas saudades deste maravilhoso cantinho. Tantas, que até já as sentimos.
Na feira encontrei muitos produtos biológicos, compotas caseirinhas, etc...comprei um chá de hipericão de agricultura biológica. Havia também uma feirinha do livro e comprei uma história para o JP. Ainda fiz um saquinho (desenhei) para perfumar as gavetas…
Logo à porta, os pais eram recebidos com uma banca de bolos caseiros feitos por mães e avós dos meninos. Não cheguei a ler a circular que puseram no caderninho do JP e fui surpreendida hoje. O dinheiro feito com a venda das fatias, reverte para o meu filhote (para ajudar nos próximos tratamentos em Cuba do JP-contamos ir em Agosto deste ano). Estava a ser um sucesso. Tudo comia bolos. E tantos que ainda estavam por comer !
Fico tão feliz por o ver integrado e acarinhado…
Infelizmente o tempo não pára. Assustador.

Breves

  • Esta Primavera trouxe uma nova disposição. A formação dos Pais em Rede terminou e 23 formandos terão muitas saudades uns dos outros. O privilégio de ter integrado a primeira oficina de pais foi, para mim, um ponto de viragem. É impossível esquecer as pessoas espetaculares que conheci e que agora me ajudam a fazer este belo caminho...Combinámos um pic-nic em breve.
  • O meu pimpolho irá certamente com 6 anos para a escola. O que significa que será só para 2011. Fará os 7 em Dezembro de 2011. Creio que estará melhor preparado e muito mais tranquilo e poderei testar o "modelo" da nova escolinha pública.
  • Sempre tive consciência do miminho a mais que o puto tem. Em regra comporta-se bem perto dos outros. Comigo "pinta a manta". Eu sou bastante firme (mas de coração muito mole) e ele é terrivelmente teimoso. Deixa-me envergonhada e muitas vezes um bocadinho irritada…
  • Ando preocupada com o nosso futuro. Isto vai de mal a pior. Tenho sempre a esperança que as crises económicas não durem para sempre, mas não vejo fim a estes tempos.
  • O miúdo está a dar um salto novamente. Aguardamos que desenvolva , como sempre devagarinho, mas consolidado. Não deixamos de tentar e acreditar no nosso pimpolho !
  • Estou a "marrar" para um exame de um curso que será na próxima segunda-feira. Mas com o miúdo é complicado gerir o tempo. Esta semana hibernarei….
  • Temos uma semana ecológica na escolinha - BIO-SEMANA. Fez-me ir a correr comprar um novo caixote do lixo. Mandaram um inquérito sobre hábitos ecológicos do JP com fotos para colocar. Já separamos o lixo há bastante tempo mas em sacos…. mas como fotografar o meu velhinho caixote do lixo e os saquinhos à volta ???? (vergonha…)
  • Há muitos produtos biológicos à venda, compotas caseiras e muitos bolinhos caseiros e deliciosos. Quero passar por lá hoje no fim da tarde, comer e beber, antes da hibernação…

sexta-feira, maio 14, 2010

Reunião com o Critic

Mais uma avaliação a que o JP vai ser submetido. Hoje, a reunião foi só para conhecerem a mãe (também me devem ter avaliado). Apesar de na opinião da Nuttac, o JP ter competências para frequentar um 1º ciclo, acho-o demasiado imaturo de uma forma global. E tem razões para isso.
Só tem 5 anos. Emocionalmente ainda é muito vulnerável.
Prefiro mantê-lo mais um ano em contexto não formal. Continuar a frequentar a Gulbenkian, comunicar através da escrita mais eficientemente, fazer as terapias mais à vontade e preocupar-se com as aprendizagens e tpc's apenas no fim do ano que virá.
As técnicas do crtic concordaram comigo. Dizem que muitos condicionais acabam por ir frequentar a educação especial. Não todos, mas muitos.
Acredito que o JP será um menino mais confiante e estável perto dos 7 anos.
Nunca é tarde para aprender quando se tem motivação! Dar tempo ao tempo…
Está crescido, sim… mas ainda não é tão crescido…
Quer dizer...acho eu … (dúvidas de mãe, ai,ai)

quarta-feira, maio 12, 2010

Um menino crescido

O JP está, aos poucos, a ficar um menino muito crescido. Não tem o mesmo sorriso fácil de antes e está a ficar mais sério. Sabe sempre o que quer. Continua de ideias fixas, muito obstinado. Não gosta, nem um bocadinho, que se comentem algumas coisas com amigos. Tem muito orgulho próprio e quando está concentrado é muito sisudo. A sua teimosia deixa-me por vezes um bocadinho sem jeito e envergonhada pois roça a "mal-criadice"...mas é a sua maneira de ser. Apesar de não ser agradável, é por vezes muito positiva.
Por outro lado, nota-se um sentido de humor, cada vez mais requintado. Muitas vezes procura situações para rir ! Mesmo nas terapias está sempre bem disposto com muita vontade de brincar o tempo todo com as terapeutas.
Hoje apanhei-o feliz e contente a brincar "aos pais e mães" com outros meninos e meninas no colégio. Ficou aborrecido por interromper a brincadeira. Estava a adorar. Socializa muito melhor do seria de imaginar. É mais conhecido na escola que o papa e sempre recebido com imenso carinho por crianças e adultos.
Infelizmente também não lhe noto a meiguice de outros tempos, pelo menos comigo. Anda muito fã do Pai e momentos de meiguice só os quer na hora de dormir. Em outras alturas, faz um gesto tipo "deixa-me em paz" e até já selecionou esse símbolo diversas vezes no caderninho de comunicação…
Acredito que seja tudo natural. Nem bom, nem mau. O JP a ficar crescido. Confesso que a fase que mais adoro são os 0-5 anos...mas ele tem e deve crescer. Todas as fases têm o seu encanto. O seu bom humor, continua a encher a nossa casa de alegria. A sua energia também…
Fica horas em pé, no standing, a desenhar. Neste momento é a sua brincadeira preferida. Sai a ambos os pais, que desenhavam bem. Ele por motivos óbvios desenha mal, mas adora fazê-lo com a mão esquerda. E nós adoramos que o faça. Cresce física e psicologicamente.

sexta-feira, maio 07, 2010

Perspectivas futuras

Hoje sinto-me mais confiante. Tive resultados das análises relativas à retirada das células cancerígenas e não voltou. Isso é o mais importante. Falta ainda um resultado (do retirado das cordas vocais). Para a semana saberei, mas não tenho andado a pensar nisso.
O JP continua feliz e animado. Anda muito impertinente e a educação dele tem de ser a ferros. A autoestima é altíssima e a capacidade de comunicar continua a crescer.
Na fisioterapia é considerado MUITO COLABORANTE, cheio de força e vontade. Dá muitos sinais de progresso, desde ficar em pé apoiado numa cadeira ou sofá, sozinho, por períodos de tempo agora um pouco maiores, no desenho e atividades plásticas, na natação, na independência em cima do cavalo, na escrita e até na articulação de palavrinhas. Estamos a começar (espero eu) uma fase melhor. Parece ser sempre nesta altura do ano que surgem evoluções mais acentuadas...(engraçado, não ?)
E vamos lutando cheios de força !!!

terça-feira, maio 04, 2010

Trabalhando muito !!!

Continuamos na nossa vidinha de trabalhinho. Não conhecemos outra.
O JP tem um sentido de humor tão giro !!! Agora não quer tirar o cachecol do Benfica, mesmo eu dizendo que ainda não ganhámos nada....temos de esperar.
Ele ri-se, mas não quer separar-se do seu cachecol. Gosta do pai...e o pai gosta do Benfica…
Continuamos a evoluir e a viver cada dia da melhor maneira que sabemos....e achamos que 2010 ainda vai ser um ano que iremos recordar com muito carinho !!!
Escreve agora palavras difíceis como "aniversário" ! Escreve, comunica, palreia, trabalha, brinca (com coisas mais esquisitas tipo guitarras), brinca sem parar...um poço sem fundo de energia, graças a Deus !
Daqui por menos de um mês temos uma surpresa daquelas espetaculares e estamos ansiosos !
Conheci este projeto e
apaixonei-me. São os pequenos gestos que nos tornam grandes. Tenho pena que ainda seja um pouco caro. De qq forma, com boa vontade, quem sabe juntar um grupo de amigos e partilhar um apadrinhamento?

domingo, maio 02, 2010

Ser mãe

Não é o que esperava !
Ser mãe é amar profunda e incondicionalmente como só a um filho se pode amar !
Há um ano estava em Cuba a comemorar...só eu e o JP.
Hoje estivemos de família reunida. O JP de coração cheio.
Abracei-o vezes sem conta.
Neste dia também penso na mãe que já não tenho....há 19 anos que partiu. E as saudades cada vez são maiores. Bem sei a falta que me faz.
Na altura não sabia dar valor ao ser mãe. Era adolescente.
Hoje sei que uma mãe é a pessoa em quem mais podemos confiar. É o amor incondicional e mais puro que existe.
Educar não é nada fácil...e nem sempre fazemos o que nos apetece, mas sim o que tem de ser feito. É bem mais difícil do que imaginei, porque um pequeno ser tem um enorme poder sobre nós...

Tivemos um excelente dia da mãe.