quinta-feira, janeiro 06, 2011

Dia dos Reis- também o nosso dia de surpresas !

Os nossos vizinhos espanhóis abrem as prendas neste dia. Hoje também o JP teve algo muito especial.
Depois de ter voltado (desta vez com a companhia de mais de um milhar de crianças) ao centro de estágios do Benfica, foi até à UTAAC. Continua a ir 1 vez por semana , durante 1.30h.
Quando chegámos disseram-nos "Mãe, este é o computador do JP".
Com estas novas mudanças, pensei que o JP fosse trabalhar num computador diferente e perante a minha persistente falta de reacção disseram: "Mãe, este computador é mesmo do JP-para ele levar para casa !"
Não estava mesmo a acreditar que pudesse ser verdade. Sabia que tinha sido feito um pedido à FUNDAÇÃO PT, visto o JP ter de levar para a escola o computador do pai (porque como já perceberam, o ministério da educação nem tem horizonte de entrega deste material que ele necessita) assim, passado alguns mesitos, o pedido veio deferido e ainda trouxe o Grid e galeria de símbolos, a voz do Vicente e um Improman ! Tudo cedido na condição de que se ele deixar de trabalhar com o material, devolveremos à Fundação PT.
Material muito útil para o trabalho do JP na escola e para a sua comunicação. O seu caderno e lápis e voz, por assim dizer ! Estamos muito gratos e sabemos que vai ter uma utilização intensa.

Foi o JP que muito orgulhoso, deu a notícia ao papá.
As palavras são escassas para explicar a minha alegria.
O JP já tem o SEU portátil. E já o começou a " gastar " intensivamente.


Vénia

Normalmente tento ser prudente, tanto antes de dizer bem, como antes de dizer mal.
Mas está na altura de reconhecer que o JP teve mais uma vez "aquela" sorte.
Ou talvez o tenham destinado a esta pessoa porque sabiam que ela faria um bom trabalho.
A educadora que está com ele tem sido até agora uma pessoa empenhada e muito dinâmica.
Uma pessoa que não se resigna e esforça-se por fazer um trabalho de excelência.
O JP gosta imenso dela e em tudo sinto a sua admiração e respeito. E o mesmo com a auxiliar (uma pessoa meiga e incansável que me faz lembrar as que ele já teve!).


Hoje tivemos uma reunião para definir a rotina do JP e a partir de agora ficou definido que será feita uma reunião mensal.
A sequência do dia de trabalho é semelhante à que era feita no colégio, já que a educadora segue bastante o "movimento escola moderna". Assim, depois da recepção, conta-se no tapete as novidades. Neste momento o JP usa o computador para o fazer ao invés do caderno de comunicação. O computador emite uma voz (fala) e os meninos não precisam de saber ler para o entender. Depois definem-se as actividades de cada um de acordo com as escolhas e as disponibilidades (nem todos podem estar no mesmo espaço). O JP está completamente familiarizado com esta rotina porque é a mesma do Cantinho.
Gosta de escolher a "Casinha" que é o faz de conta que adora e onde interage imenso com os outros. Só depois vem a expressão plástica e o computador. E também não vejo mais nenhuma actividade apropriada para ele fazer, honestamente.
Para mim é importante toda a componente comportamental e de socialização, já que em tudo o resto (actividade de literacia e matemática) ele está fantástico. Na socialização também está bem, mas pela falta de capacidades motoras e de expressão, é muito importante realizar um trabalho constante ao nível das interacções e a escola é um local previlegiado.
Depois do almoço fica na unidade 1 hora, enquanto faz standing, pinta , faz terapia da fala ou participa nas actividades da unidade, que tentar-se-á que não sejam repetidas com as das salas.
O grupo da unidade é carinhoso, tanto os meninos como os profissionais e ele gosta muito de lá estar. Fico contente por isso e é o seu porto seguro, com certeza.
Honestamente, o que mais quero é que ele se adapte à realidade da sala convencional, onde não há tanta atenção só para ele, mas que é de certa forma o que o espera no futuro. E que seja isso que prefira. Mas compreendo a sua óbvia preferência.
E com tudo isto, estou optimista e é continuar trabalhar para que o restante ano seja um sucesso.

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Centro Estágios do Benfica

No dia 2 de Dezembro, a unidade onde o JP está inserido conseguiu levar os seus meninos ao Centro de estágios do Benfica para fazer uma surpresa de aniversário a um outro menino da unidade.
O meu JP adorou como se tivesse sido para ele, claro. Ainda por cima tinha feito anos na véspera. E fez uma enorme festa, foi ao colo das maiores vedetas do futebol Português e delirou com tudo !!! O Cardozo é um dos que ele mais gosta e bem se vê na foto !!! Ofereceram-lhe um boné todo autografado. Até o Jorge Jesus assinou lá !
A experiência correu muito bem e agora o centro de estágios estendeu a experiência ao resto da escola e assim amanhã o JP terá mais uma oportunidade de conviver com os seus heróis. Esta noite estava muito empolgado e custou a adormecer. Amanhã será um super-dia-de-reis !!!
À noite espero uma daquelas longas sessões no computador a contar-me tudo !


Visita ao Cantinho dos Amigos

Tínhamos muitas saudades do nosso cantinho...do colégio que nos acolheu com tanto carinho.
Ontem lá fomos fazer uma visita. O JP estava cansado e debilitado devido a esta má fase que se encontra, mas as pessoas de quem gosta todas levaram um enorme sorriso, assim como os meninos ! Depois ainda foi pedir à sua auxiliar do coração (a Leninha) o habitual pão-com-chouriço que ele sempre comia lá ao lanche e que a mamã "vá- lá - saber-se -porquê" nunca dá em casa (shame on me!)
Como já é habitual, quando vê demasiada gente de uma vez só, ele não liga o que é devido. Se encontrasse individualmente cada pessoa num local diferente, teria feito muito maior festa. Assim foi mais simpático e vivaço para uns do que para outros.
Olho para trás e fico feliz com as escolhas feitas. Estes 5 anos iniciais de amor e carinho , ninguém lhos tira e fizeram dele o menino doce e encantador que é hoje.
Ali, são todos uma enorme família. E assim nos sentimos. Não só os meninos...mas começo a achar que principalmente os pais.
Trouxe de lá os trabalhos e materiais do ano passado e imensas fotos do JP com os colegas que aqui colocarei mais tarde, porque ADOREI ! São recordações para a vida.
Ainda fiquei a saber que teve "excelente" em inglês do pré-escolar e justifica talvez porque ele entende imensas coisas que falo com o pai, (quando não quero que ele perceba).
Já desconfiava que percebia muita coisa...agora fiquei com a certeza !!!


Adoentado

Infelizmente o meu príncipe tem andado com muita tosse. Já está assim há mais de 1 mês e o mesmo aconteceu no ano passado, justamente na mesma altura. Uma tosse igualmente persistente e debilitante. Já foi visto e agora não tem febre. Ele tosse com força. Mas é cansativo.
Fico muito embaixo nestes períodos. Céus, como estou farta do inverno e ele ainda vai no inicio...

sábado, janeiro 01, 2011

Passagem do ano 2010/2011


Mais uma vez entrámos da melhor maneira possível, no meio de petiscos e conversas com família e amigos.
Mais uma vez com a Ana do site Nascer permaturo, com o seu Joãozinho que brincou toda a noite com o JP.
Já começa a ser uma tradição...e que boa tradição !
Pela meia noite houve champanhe , passas , confetis, tachos e panelas, como qualquer passagem do ano que se preze. E no fim, uma boa sensação de estarmos com quem nos quer bem.