domingo, março 27, 2011

O melhor para os nossos filhos !

A clara e o JP quando ele tinha 17 meses.

Atravessamos uma fase de autêntica explosão comunicativa da parte do JP.
Há tanto para contar. Tanta coisa que receio não registar e esquecer. Uma delícia ! 
A par disso, tem tido uma vida social intensa com festas anos quase todos os fins de semana. 
Fico feliz porque sei que ele gosta de ir, vibra com a felicidade dos amigos e de alguma forma sente-se triste quando não é convidado.
Mas felizmente quase todos têm a sensibilidade de o convidar, mesmo quando o local não é 100 % apropriado. E deixam assim à nossa consideração, o que é bom. 
Sempre há algo com que ele pode brincar e se divertir. Por isso, fazemos uma vida normal.
Também pudemos estar com o nosso amigo príncipezinho no seu 7º aniversário e foi muito especial para todos nós. E o JP pôde lançar o seu charme mais uma vez,à mamã Sisa,  por quem tem uma adoração !
Noto-o muito popular entre as meninas e menos com os meninos. O JP sempre gostou de brincadeiras típicas de rapaz, mas na escola, são as meninas que mais interagem com ele e de há uns meses para cá, o JP anda fascinado pela boneca escurinha a quem chama de filha e a quem já deu mais de 1 dúzia de nomes diferentes. E assim vejo-o como companheiro ideal de brincadeira das suas amiguinhas, ao ponto de ser o único convidado masculino de algumas festas de anos.
A filha e os netinhos gémeos !

O carinho que dedica à boneca é extraordinário. E através dela tenho conhecido melhor o JP e vejo que é um menino doce e de enorme meiguice interior, apesar de no dia a dia não ser tão visível. O sentido de humor continua em grande. Quem fica com ele um bocado acaba por ter histórias hilariantes para contar, porque ele adora rir e fazer rir. 
Excepção feita na Utaac, (leva aquilo mesmo a sério) e entra e sai sempre com ar sisudo. Mas gosta. E entende a importância do que lá aprende.
Também mostra clara preferência por pessoas conversadoras e brincalhonas, ignorando um pouco as outras e honestamente não gosto. Falo com ele e explico que nem todas as pessoas são divertidas mas o que interessa é que sejam boas pessoas. Espero que um dia ele consiga ver isso e seleccionar bem as suas maiores amizades.

Insiste em levar a filha com ele, para a escola (para aprender, para a utaac e para todo o lado) , mas este fim de semana disse-me que estava na hora de ela ir para o "Cantinho dos Amigos" para o pé da Clara (escrito letra a letra no computador), que foi a educadora que tomou conta dele quando era bebé.  Fiquei enternecida, porque é essa a ideia que ele tem do que é melhor para a filha dele.
Claro que vou alinhar. Assim, todos os dias quando ele for para e escolinha, digo-lhe que vou vestir a filha dele e levá-la ao "Cantinho" logo em seguida !


quarta-feira, março 16, 2011

Nunca pensei

Chegar ao dia de me pôr a imaginar a ter uma vida longe daqui. Longe do meu pai  e dos meus irmãos. 
Longe da restante família.

Cada vez mais se aperta o cerco e cada vez mais se pensa em situações alternativas. 
Por mais que custe, eu sei que tenho coragem de arriscar, desde que tenha sempre comigo os meus dois homens. Com eles eu consigo tudo ! 
Não sei se acontecerá, mas já estive mais longe dessa ideia...

terça-feira, março 15, 2011

sexta-feira, março 04, 2011

Médico e Mosqueteiro médico !!!


Este ano o Carnaval do JP está a ser como é suposto. Vivido com emoção. Porque passou todo o ano a fantasiar aos médicos e finalmente pôde vestir-se como um ! E porque diz muitas vezes que quer ser médico. Ontem mascarado de Sr. Doutor, muito feliz, a dar consultas por onde passava.
Hoje, não queria vestir-se de mosqueteiro como todos os meninos das salas da pré. Queria continuar a ser um médico. E teimava !!! Mas a educadora lá salvou a situação e improvisou uma fantasia de "mosqueteiro médico " !!! E assim, com um friozinho de rachar, lá foram, felizes e contentes desfilar pelas ruas da nossa terra. 
O JP aborreceu-se...e creio não ter sido o único. O percurso foi extenso...e nem por isso divertido. Disse-me que preferia ter ficado na escolinha. Acredito.
Mas mal saiu de lá, pediu novamente o seu disfarce e lá anda, em casa, na rua...a toda a hora, por aqui e por ali, a dar consultinhas !!!

quarta-feira, março 02, 2011

Não me troquem as voltas, sff !!!

Todas as quartas feiras à tarde, o JP fica com o avô ...mas hoje a rotina foi um bocadinho alterada.

O JP não gosta nada de alterações de rotina, principalmente quando envolvem o tempo que passa junto dos avós.
Por isso, assim que apanhou o computador, escreveu letrinha por letrinha :


Está o recado dado !