quarta-feira, julho 01, 2015

As angústias de uma mãe

Procurar um local para o JP estudar e estar fora do horário lectivo pode ser muito angustiante.

Foi uma sorte ter encontrado o Catl - o centro paroquial da Arrentela , onde foi tão bem acolhido para passar os tempos livres. Apesar de ser uma IPSS todos os elementos são carinhosos e cheios de boa vontade. Não tenho nada a apontar, a não ser por vezes muita complacência com o JP....mas ele consegue persuadir. Eu sei.


A colónia de férias, pela segunda vez não teve condições para o acolher e ele chorou muito.


Agora tenho a tarefa de escolher um ATL para o próximo ano. A maioria não me agrada, mas encontrei um de uma pessoa que o conhece de longa data e onde sei que será benvindo.
O espaço é porém um pouco confinado e ainda tenho dúvidas. 


No fim deste ano lectivo, tenho por obrigação dizer algo que nunca disse, porque nunca quis influenciar nada. 
Tenho de agradecer às duas professoras do JP, mas principalmente à professora da sala. Também ao director da escola e às auxiliares e pessoal docente da escola da Quinta dos Franceses no Seixal.
A professora da sala, foi uma mulher de armas, que enfrentou um aluno muito diferente. Conseguiu que crescesse em muitos aspectos. Uma pessoa que o marcou para a vida. Dentro do JP,  haverá sempre um pouco da professora Isabel. 

Ele já chorou de saudades... e sei que quando pensa nela, pensa com muito carinho.
A professora do ensino especial e ela, adaptaram as fichas , muitas vezes arranjavam o equipamento, ensinaram-no a construir frases pela ordem correcta. Colmatavam o que eu me esquecia. Ensinaram a escrever sem erros, a interessar-se pelas matérias, a adorar matemática e até , no meio da preguiça, gostar de aprender e ter boas notas. 
No meio disto tudo, houve muito carinho, mas mais ainda , dedicação, PACIÊNCIA e trabalho. Muita amizade, sentimentos fortes e bonitos.
Raramente faltou. Correu tudo bem.
Mais que uma profissional 5 estrelas, ou mesmo 6 estrelas, um ser humano excepcional. Cheia de garra, nunca virou a cara às dificuldades. Se havia passeio, teria de ser um que ele pudesse ir. Se as aulas iriam começar, teria de ser para todos.
Uma estrela caída do céu, em pleno ensino público. Muita sorte a minha. OBRIGADO mil e uma vezes.