quarta-feira, agosto 30, 2006

Lição a estudar

Num dia de trabalho comum, conto os minutinhos até chegar a casa e desfrutar do meu pequenino amor. Encho-o, então, de mimos e atenções, estímulos e brincadeiras! Quem me pode condenar? São as 'nossas' duas ou três horinhas, semelhantes em milhares de lares onde há mães trabalhadoras…

Esta semana o colégio está fechado, estou com ele a tempo inteiro e constatei que o meu menino só está satisfeito se estiver a passear ou se eu estiver a dar-lhe atenção… Bem sei que ele tem limitações e não consegue explorar o mundo sozinho como gostaria, mas, neste momento, não se interessa nem por brinquedos que consegue manipular. Descobri que tenho uma lição nova a estudar para ajudar no crescimento equilibrado do meu pequenino, qualquer coisa como estímulo da autonomia e independência… Nos dois dias que ainda me faltam disfrutar com ele, não me parece que este maroto me deixe estudar o que quer que seja… :-)

Adenda: o meu menino não fica um minutinho sozinho sem choramingar, o que é difícil para mim. Porém, posso estar a exagerar e ser normal na idade dele... Só gostava que fosse um pouquinho mais independente e que se conseguisse entreter sozinho a brincar sem ser a ver o Noddy…

segunda-feira, agosto 28, 2006

O fim de semana perfeito

O fim de semana foi encantador, recheado de passeios com os nossos amigos vindos do Brasil. Aproveitar o seu calor humano, desfrutar de uma amizade plena e saudável, que perdura há muito tempo, apesar do longo oceano pelo meio de nós. Foi "gostoso de mais". A amizade enche os nossos dias, dá-lhes a verdadeira energia da vida.

Para além disto, conheci uma mãe e uma filha incrivelmente especiais. Não tendo o blog por objetivo conhecer alguém, acabamos por sentir que conhecemos algumas pessoas muito bem e torna-se irresistível, por vezes, dar forma às emoções, dar uma cara, uma presença e aconteceu com elas. Há muito que a Anita e a sua maravilhosa Pérola fazem parte de mim e agora foi só uma formalidade para tomar forma física. Fiquei feliz e contagiada. A Pérola é especial. Os mistérios desta menina são também os meus mistérios... adoro-a. A mãe Anita é serena, emotiva e encantadoramente tímida, exatamente como a imaginava... O meu pequenino adorou o colinho dela, já nem queria voltar para mim... Ele está a ficar excessivamente sociável, tenho de pôr travão a estes abusos!

Hoje temos o colégio fechado e vamos passear na rua, fazer compras, ver os passarinhos, estar juntos e fazer muitas banalidades!

sexta-feira, agosto 25, 2006

A reviravolta aconteceu há dois anos

Hoje, dia 25 de agosto, faz dois anos que fiz a dita ecografia fora da rotina, a tal que originou a reviravolta de 180º na minha pacifica e rotineira vidinha! O que sofri, a angústia pela qual passei, só quem viveu o mesmo pode saber, é indescritível.

O nascimento do meu rebento mudou tudo e olhar para ele, para a sua carinha, olhinhos, boca, mãozinhas… foi o melhor dos tranquilizantes e antidepressivos! E já não quero perder tempo a olhar para o passado, o futuro e os seus desafios e caminhadas são só o que me interessa. É um desafio e tanto, o único da minha vida que não se pode resolver rapidamente, o único que exige tempo, dedicação e muita perseverança e que nunca saberei qual o resultado. Mas é um desafio fascinante!

Hoje chegam dois amigos do Brasil, que conheço há 10 anos; são daqueles que estão no nosso coração. Trazem a sua filhota de quatro anos, que ainda não conheço. Este dia terá agora outro significado e bom. Tal como o dia em que soube da minha gravidez (9 de abril de 2004) foi exatamente 13 anos depois da data do falecimento da minha mãe. Por cada data com um significado triste, que venham outros bons acontecimentos que a 'camuflem' pelo menos um bocadinho. Bom fim de semana.

terça-feira, agosto 22, 2006

O primeiro "a-bô"

O vovô acompanhou-nos pela terceira vez à fisioterapia do JP.

Coincidência ou não, o meu JP disse "a-bô" pela primeira vez, ontem. Há muito que dizia "avó"com frequência, mas "a-bô", só ontem. Acho que ainda vai corrigir, dado que não temos influências nortenhas, só me faltava era o meu filhote falar à moda do Norte, carago, sem ofensa, eh, eh!

Parece que o vovô entrou com facilidade no coração do meu menino e o meu menino no coração grande do meu pai. O vovô aprendeu a mudar uma fralda, desajeitado, mas mais destemido.

O meu papá foi excelente para mim, principalmente em criança. Descobria os meus interesses e incentivava-me a aprofundá-los a ler, a investigar, a desenvolvê-los. Eu comecei a tocar piano aos cinco anos, a pintar a óleo aos oito, a criar cães de raça mais tarde. Tudo interesse próprio, nunca obrigação. O meu irmão era astrónomo (com telescópio feito por ele próprio) desde os oito nove anos. Apareceu vezes sem conta na comunicação social. Quis ir para a NASA, mas depois abandonou a ideia, para não se separar da família. A minha irmã tinha um laboratório com microscópios, plantas e bichinhos (hoje é médica). Fomos crianças felizes, interessadas e com as parcas possibilidades financeiras daquela época, vivíamos num ambiente altamente estimulante. O meu papá sempre disse que não dava uma cana de pesca aos filhos, mas que os ensinaria a pescar e que gostava de todos por igual, quer tivessem doutoramentos ou se trabalhassem na limpeza de ruas... O meu papá, com todos os defeitos que lhe vejo, sempre foi um bom pai. E imagino-o um ótimo avô. Estão ambos a beneficiar desta relação. E eu estou feliz.

O domingo, tal como esperava, foi simplesmente delicioso. Contacto com a natureza, num parque aqui perto, onde estivemos no lago, demos comida aos patinhos e depois almoço e convívio com os priminhos. Chegou a casa estafadinho e deitou-se agarradinho ao seu bonequinho preferido, o 'Esteves' e foi o descanso do guerreiro.

domingo, agosto 20, 2006

O livro maravilhoso

Existem manhãs em que abrimos a janela e temos a impressão de que o dia nos espera. Hoje é uma dessas manhãs! Espero que o meu JP acorde para o abraçar, inspirar o cheiro emanado pelo seu corpinho ensonado, beijá-lo e dar-lhe os bons-dias. Depois passeio e almoço em família. 

A vida desde que nasceste, filho, tem sido um livro extraordinário, daqueles livros em que mal se pode esperar para virar a página e ver o que fizeste de novo. Há capítulos calmos, alegres, dramáticos, mas nunca aborrecidos. Passamos aqui e votamos na nossa Priscilla!

quinta-feira, agosto 17, 2006

Um blog para começar a espreitar

Soube por um comentário ao post anterior da existência de mais uma guerreira. Tenho sempre de encorajar mães com situações menos fáceis, porque faz-nos bem partilhar, faz-nos bem a todos conhecer outras realidades, integramos mais os nossos meninos nesta sociedade tão 'desligada' da qual também já fiz parte... Sensibilizamos muitas mães e muitos pais, que a diferença é bonita e devemos conviver com ela. E ser mãe e ser pai de meninos diferentes e especiais é colher uma rosa em estado natural, cheia de picos, mas com cheiro muito forte, que faz despertar em nós sentidos, emoções e vontade de lutar...

Disse esta guerreira que ao conhecer o meu blog a encorajei... Fico muito feliz, muito, muito!

A Cloinca foi uma sugestão diretamente minha e ela mostrou a tanta gente a força maravilhosa e a pessoa lutadora que é e que a todos nós serve de inspiração...

esta nova guerreira espero conhecê-la ao longo dos seus posts, aprender e partilhar a sua história e emoções. Força!

quarta-feira, agosto 16, 2006

Fim de semana com a vovó!

A nossa vida entrou numa doce harmonia... Eu e o maridão há muito que vivemos um dia a dia muito mais descontraído. Pouco falamos do futuro do JP e alegramo-nos com os seus progressos diários. Quando ele dorme na vovó, a nossa casa fica 'vazia'. Mas ele adora ficar na casa dela.

A mãe do meu marido vive sozinha, infelizmente o JP já não tem vovô do lado paterno. O seu único neto é agora a sua maior alegria. E ele sente isso. Depois, é um tormento para vir sem ela para o nosso lar. Será que gosta mais dela do que de mim? Acho que não, mas sinceramente agrada-me que se sinta lá tão bem. Tento proporcionar todos os bocadinhos que arranjo para que possam estar juntos. Segundo a vovó, ele tem o feitio da irmã do meu marido. Gosta de estar o tempo todo na rua, ir ao colo de toda a gente, 'meter-se' com as pessoas, um ser social, portanto. Ainda bem. Vamos aproveitando o agosto que tem menos terapias, aproveitar para dar belos passeios em noites mornas e disfrutar desta sua fase encantadora.

quinta-feira, agosto 10, 2006

O vovô do JP

Hoje o meu papá acompanhou-nos à fisioterapia do JP, para ir aprendendo os procedimentos e para se ir habituando a acompanhar o JP nas suas terapias e libertar-me um pouco. O meu papá é um falso 'pai desligado'. Se não o procurarmos, ele não liga a nenhum dos três filhos, por sua iniciativa. Se ligamos e o visitamos, ele adora. Está reformado e muito entusiasmado por me poder vir ajudar e ser útil. Creio que também está um pouco receoso. O JP é o seu quinto netinho. Quando soube do seu problema na minha gravidez, aconselhou-me a não arriscar. Queria um neto perfeito. Não valia a pena arriscar, mesmo que as hipóteses de algo correr mal fossem pequenas… Fiquei magoada, mas entendi… Na madrugada em que o JP nasceu, foi o primeiro a chegar ao hospital e quando acordei já estava ali ao meu lado. Perguntei-lhe: "Então, vieste ver o teu netinho?" Ele simplesmente respondeu: "Não, vim ver-te a ti. Tu é que és a minha filha e quero saber se estás bem…" Na altura não percebi, talvez até me tenha caído mal. Hoje sei que ele estava ali para me apoiar. Como sempre. Tem um carro muito velho, por desleixo, preguiça de comprar um novo ou apenas porque não gosta de gastar dinheiro. Eu disse-lhe que gostaria que ele comprasse um novo carro, já que ia transportar o meu filho com frequência e porque sei que ele o pode fazer. Só me perguntou com doçura: "Que carro queres que eu compre, filha?" Amei… Da parte do JP, já sei que o está a tentar seduzir, mas e o vovô? Deixar-se-á seduzir por um netinho menos perfeitinho? Adorava que fizesse com ele algumas das coisas que fez comigo: explicar-me sobre os astros, jogar xadrez, ensinar-me a andar de bicicleta (e se o fizer, o JP terá a honra de ser o primeiro netinho a quem ele o faz) e penso: "Será que também o meu pai vai descobrir as paisagens lindas que tenho visto?" O meu coração transbordaria… 

sábado, agosto 05, 2006

Amizade, a mais bela das paisagens

Quando em agosto de 2004 foi descoberto na ecografia do JP algo de menos normal, estava muito longe de imaginar o que o futuro me reservara. Tenho dito que as paisagens que descobri neste destino, tão diferente do imaginado, são lindas. São paisagens que eu nunca teria o prazer de as descobrir se o JP não tivesse vindo ao mundo. Tinha descoberto outras também muito bonitas, mas mais tranquilas, com flores diferentes… Mas esta Holanda tem flores de cores tão fortes e tão lindas, vi algo que nunca tinha visto. E nunca mais serei a mesma. Tudo acontece por uma razão e eu acho que tenho vivido de uma forma tão intensa nestes últimos 2 anos como nunca tinha vivido antes. As emoções são todas 'mais'... A maternidade que muda qualquer mulher… a ansiedade, a incerteza, o aprender a saborear o presente e as amizades que surgiram no meu caminho.

Hoje conheci uma mãe, já a conhecia, mas não pessoalmente. Tenho dificuldade em descrever a Aninhas, porque qualquer tentativa ficaria aquém… Mais uma pessoa que se cruzou comigo neste meu destino e que fico tão feliz que assim tenha acontecido. Todos estes momentos especiais, altos e baixos, contribuem para a pessoa que eu hoje sou. Não retiro, não rejeito um só momento, pois retiraria uma flor à paisagem atual da minha vida… que adoro. E esta mãe tem um dom. É uma mãe com um M grande: sorridente, tranquila, lutadora… O bebé dela nasceu com 26 semanas e eles já enfrentaram muitas batalhas. O Martim está ótimo! Batalhou com gosto e sucesso os primeiros desafios da sua vida, pois não vejo cicatrizes. Vejo, sim, um bebé tranquilo, mas de olhar vivo e atento. E é ainda tão bebé! Roliço, ternurento… tive de dar uma trinca na pernoquinha desnudada dele. Não resisti a tanto encanto. Fiquei com eles no meu coração e espero desenvolver no dia a dia uma ternurenta amizade. Falámos com se nos conhecêssemos há muito, com uma cumplicidade incrivelmente especial…

Obrigado, JP, por me teres conduzido a quem eu sou hoje, e ainda à blogosfera que nos levou a conhecer estas pessoas maravilhosas que nos têm apoiado muito.

Adenda: foto do JP e do Martim…

quinta-feira, agosto 03, 2006

Receios da mudança

Desde que vim de férias, e agora, que as ansiedades relativamente ao meu filhote estão mais assimiladas, penso muito em mudar de estilo de vida. Gostaria de ter um sócio/a e começar algo meu, com muito carinho, com muita dedicação, para mim, para a minha família, algo começado com dedicação e construído com trabalho e paixão.

A partir de setembro começarei a introduzir gradualmente o meu pai, que está reformado, nas atividades do JP. Ele já começa a ser um menino e porta-se bem. Eu adoro estar com ele na fisioterapia, na natação, na hipoterapia (terapia com cavalos), na acupuntura e na estimulação cognitiva. Gosto tanto de o acompanhar, mas tenho de começar a diminuir a dedicação e introduzir o vovô na equação...

As mudanças provocam-nos ansiedade, nunca sabemos se serão para melhor... Quero acreditar que sim... mas não consigo deixar de sentir alguma apreensão. Apesar de tudo estou feliz. Porque eu quero mudar. Muito. E esta é a oportunidade.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Desafio 'Pepino dos 4'

Desafiada por uma amiga muito especial, a Cloinca, venho responder ao grande desafio Pepino dos 4 (porque é que se chama assim mesmo?)

PEPINO DOS 4 

Empregos que já tive: 
- Trabalhei num café num verão quando tinha 17 anos (foram só 11 dias, conta?) 
- Trabalhei numa papelaria (a seguir ao café, um mesito, desisti para ir namorar com o meu actual marido que se tornou, entretanto, o meu namorado e foi para o Algarve acampar... fui atrás dele, acreditam?) 
- Estagiei numa empresa do ramo da hidráulica em Leeds (Inglaterra) no último ano da faculdade (ia sendo despachada pelo namorado... estive 4 meses fora...) 
- Desde o final da faculdade que trabalho na área na qual me formei (nada de muito empolgante, pensavam o quê!?) 

Filmes que não canso de assistir

Os 'sopeiros: 
- O teu sal na minha pele 
- Antes do Amanhecer 
- Antes do Anoitecer 

Os verídicos: 
- Lorenzos Oil 
- Cidade de Deus 

Ficção: -
- Sherk 
- Tudo sobre a minha mãe 
- A vida é bela 
- Million Dollar Baby 
- O Fabuloso Destino de Amelie 
- Mystic River 
- Amor cão 
- O fiel Jardineiro 

Os que quero ver: 
- O meu pé esquerdo (há mais...)

Pois é ...gosto muito de cinema! 

Lugares onde vivi: 
- Margem sul 
- Porto 
- Leeds (Inglaterra) 

Livros que recomendo: 
- Tim Guénard - Mais forte do que ódio
- Alguns do Paulo Coelho (11 minutos, Veronika decide morrer, O alquimista...) 
- O perfume 
- Alguns do Eça de Queiroz (O crime do padre Amaro, ...) 
- José Saramago: Ensaio sobre a cegueira 

Programas de TV que não perco por ordem de preferência: 
- Séries: Lost , 24, Donas de Casa Desesperadas, Invasão - Fox, Um passo adelante, (AXN), 
- DVD - Sex and the City, Poirot e Noddy (adivinhem porquê!?) - Troca de esposas (People and Arts) - Canal Travel.  OK... Acho que ando a ver televisão a mais... 

Alguns lugares onde já estive (por ordem de preferência): 
- Maldivas (lua de mel... tinha de estar em primeiro, certo?) 
- Brasil 
- Barcelona (a cidade onde bem viveria) 
- Paris 
- São Franciso (linda, linda...)
- Nova Iorque
- Los Angeles 
- Inglaterra, 
- Itália 
- Escócia
- Irlanda
- Alemanha
- Espanha
- República Dominicana (viagem de finalistas) 
- Cabo Verde 
- Disneyland de Los Angeles (a original), Também das melhores experiências da minha vida! (pois, também adoro viajar... se pudesse viajava muito mais!) 

Músicas favoritas: 
- Save a prayer (Duran Duran) 
- Enjoy the silence (Depeche Mode) 
- Losing my religion (REM) (esta é minha e do maridão) 
- One (U2) 
- Vaca de fogo (Madredeus) 
- Frozen e Live to tell (Madonna) 
- Para ser sincero (Marisa Monte) (esta é minha e do JP) 
- Thought that it was you (A-ha) 
- By your side (Sade) (esta eu danço para o meu lindo, quando estou inspirada, if you know what I mean...) 

Comidas Favoritas:
- Caracóis com pão torrado 
- Peixe fresco grelhado 
- Cozido à Portuguesa 
- Bacalhau à Gomes de Sá 
- Polvo à Lagareiro 
- Ervilhas com ovos 
- Favas com entrecosto (é verídico...) 
- Caril de Gambas 
- Doces, bolos, gelados, chocolates... 

Lugares onde gostaria de estar neste momento
- No Algarve, onde estão a passar férias os meus sobrinhos, só para disfrutar deles... 

 Passo o desafio a cinco Blogo-amigas: 
 - Ternurinha 
- Docinho 
- Mãe Frenética 
- Ck in Uk 
- Mulher elástica 

OK, acabou... Ufa!