Desde que o JP nasceu que percebi que a estimulação e o trabalho diário, seriam o caminho para a busca de um desejável bom desenvolvimento motor e cognitivo. O cognitivo não está a ser exaustivamente trabalhado, pois o meu pequenino é, felizmente desde sempre, muito atento e interessado , o que resulta numa aprendizagem rápida. Já o motor, todos os dias tem de ser trabalhado, preferencialmente várias vezes por dia.
Porém como só disponho do final do dia com ele e como mãe não deve ser sinónimo de "terapeuta", tento escutar-me (saber se tenho disposição) e escutá-lo a ele, para perceber se há condições para "trabalhar". Muitas vezes ele está cansado e eu não forço muito. Faço alguns exercícios mais lúdicos e leves, utilizando brinquedos que ele adora. Tento que o exercício esteja naturalmente associado ao nosso divertimento. Não é justo, não estando todo o dia com ele, que passe 80 % do tempo a obrigá-lo a fazer "fretes". Então uso a observação e escuto-me também.
Outro segredo é ser rotineira e disciplinada, pois o que é esperado, é mais fácil de aceitar.
Continuo aprendendo sobre diversos métodos, principalmente através de livros e da net. E não consigo ser adepta de um só. Acho que todos eles têm algo de positivo, mas opto por fixar algumas ideias ou conceitos que me pareçam mais relevantes e fundamentadas e adapto-as a nós...Tento também usar muita imaginação para que o "tratamento" seja divertido e motivante, pois anseio por ouvir gargalhadas e não protestos. E sinto agora , na maior colaboração do meu menino (que faz já parte dos exercícios na minha ausência) que a motivação dele é o melhor indicador que sigo pelo bom caminho. Se bem que muitas vezes temos de forçar "um pouquinho", continuo a achar que senti-los, curti-los e relaxar também é fundamental. O tempo dirá.
15 comentários:
Sabe-se que as rotinas são, além de muito importantes, securizantes na vida de uma criança. Ao fazer do exercício uma rotina diária, o JP estará a "juntar o útil ao agradável".
Acho que quando falas em escutar (a ti e ao JP) falas em intuição materna. Escutar aquela vozinha que nos diz o que fazer, que nos "ensina" a ver e a conhecer os nossos filhos. Ninguém melhor que nós os conhece, os escuta e vê com olhos de Mãe.
Sabes, deparo-me frequentemente com esta questão...por mais que conheça (e adore) os meus meninos da escola, não os conheço com aqueles olhos com que olho para a Flor. Com a Flor ajo por intuição, por coração, quase por tentativa e erro. Com os meus bebés, ajo pela razão.
Por isso, Grilinha, continua o que estás fazendo com o JP. Aos poucos verás frutos desse trabalho. O tempo dirá...
Tbm concordo com vc.Estou sempre atenta e procurando novos métodos pra cuidar do meu Arthur.Agora o mais importante é conhecer os nossos filhos,saber os seus limites,observá-los e ver o que é bom.Ninguém melhor do que as mães para conhecer os seus filhos!Todo trabalho bem feito dá frutos perfeitos!
Beijos amiga
O teu trabalho com ele é simplesmente espetacular, admiro muito!
Seja qual for o método, feito com o teu amor de mãe, de certeza que dará os seus frutos.
Bjinhos
Acho que estás a fazer um trabalho excelente. É essencial que o JP te veja antes de tudo como a mãe que o entende e o compreende. Depois como aquela ajuda indespensável para o ajudar a ultrapassar todas as barreiras. Um beijinho muito grande e desculpa pela ausência
És uma lutadora que breve colherá frutos deliciosos.
Beijo grande
Querida Grilinha
Estás a fazer um trabalho excelente, seguir a tua intuição de mãe adaptando as coisas ao teu filho e a ti e ao que precisam é a melhor coisa que podes fazer.
Bem hajas
beijinhos
Cris
Oi minha linda. Sou mesmo eu que escrevo o meu blog. Por vezes escolho é poemas, mas que tenham a ver comigo ou com o meu estado de espírito na altura. Mas sou eu que desabafo lá, como por exemplo quando fui ao Hospital de Toledo (Espanha) devido à minha situação.
Quanto ao teu blog, nomeei-o pois é um dos blogs que me faz pensar muito...tanto no teu menino como em ti. Revejo-te como a minha mãe, dedicada, sempre a querer aprender...enfim vocês são tudo para nós! Gosto muito de ti.
Beijinho grande para ti e para o querido JP
Oh Grilinha... tu tens uma vida cheia. Tem tanta sorte o teu JP de te ter como mãe...
Um beijinho mto grande!
quando uma criança não está pronta para a interacção "sai de baixo" :) muito bem grilinha, brilhante como sempre:)
gosto de quando expões essa sabedoria prática. às vezes acho que não temos sido muito sistemáticos com o nosso pedro... mas isso sou eu que acho sempre que se podia fazer mais.
1 beijo
Parabéns, Grilinha, pelo depoimentos no Estou no Mundo à PC. Também por este post. Na educação de qualquer criança, sobretudo em casos que necessitem de cuidados mais específicos, esse equilíbrio que contas, entre disciplina e bom senso, será provavelmente a chave. É muito bom ler a tua segurança e sentir o vosso afecto e empenho de equipa.
A tua sensatez e capacidade são admiráveis. O teu filho é uma criança de sorte!
Bjs Grandes!
Mocas
PS: muitos dos teus posts (e comentários), são conselhos para mim. Obrigada!
Sinto claramente que estás no bom caminho.
Continua!!
Linda
Quando se faz tudo por amor ..é sempre diferente :)
Parabens !!
beijocas
yami
podias procurar um terapeuta de shiatsu, pode ajudar e yoga...Já há em portugal instrutores de yoga apra ciranças......
Enviar um comentário