sexta-feira, agosto 26, 2022

Crónicas das férias ( continuação )

OS PASMADOS

Continuo a achar que parece que neste país se veem poucos cidadãos com deficiência nos sítios públicos. Como se uma qualquer vida normal fosse interdita a algumas pessoas e ficassem na sua toca. Será só impressão minha ? 

Daí a curiosidade de muitas pessoas quando nos veem em família, bem dispostos, agindo com naturalidade e fazendo com o JP tudo o que uma família normal faz, dentro de alguns limites, claro. 

Praia , piscina , restaurantes , passeios … 

Mas, dentro destes observadores, há vários graus distintos. E existe uma espécie à qual chamamos “ os pasmados “ .

São os que olham fixamente para nós, sem prestar atenção a mais qualquer outro acontecimento à sua volta. E cujos olhares se tornam incomodativos. 

O JP, parece ser de todos o que menos se incomoda. Desde pequeno e 24 h /24 h .. faz parte do dia a dia dele. 

O mano Rafael começa agora a ficar bastante incomodado e, às vezes, irritado com estas pessoas. Eu explico que a curiosidade é normal e que tem de se ter alguma tolerância. 


Mas, lá está… há limites. E tem vezes que tenho de lhe dar razão. 


Como sempre, tudo é razão para nos divertirmos e já temos as nossas “ piadas privadas “. O primeiro da família  a avistar  um destes espécimes observadores em demasia, diz : 

“ Atenção , atenção !!! Mais um episódio da galardoada série “ os pasmados “ . 

E risota geral. 


Mas lá está. Ser constantemente observado tira a nossa espontaneidade. Já dizia uma qualquer celebridade, que não olhassem o tempo inteiro ou tirassem fotos à socapa quando ele estivesse com a família,  porque todos perdiam a espontaneidade e não se conseguiam divertir e descontrair da mesma forma. Ou seja, há um limite saudável para as curiosidades. 

Até porque se eu até tolero, já me chateia ver o mano incomodado com as pessoas a olhar dessa forma para o irmão. 

Quando está a ser exagerado, eu entro em campo e olho, da mesma forma … ou seja , fixamente nos olhos das pessoas em questão. 

E aí , tenho sempre 2 reações possíveis. 


- a pessoa sorri e por vezes até inicia uma conversa e explica o porquê de estar a olhar. Não tem mal nenhum e chega a ser agradável.

Não é incomum conhecermos pessoas muito comunicativas e afáveis nestas situações, 


- mas 95 % das pessoas, desvia o olhar, incomodada com o meu . Depois, porque a curiosidade é mesmo doentia, voltam a olhar e tento, tanto quanto possível, que voltem a cruzar o seu olhar com o meu 😜. 

Como este olhar fixo as incomoda, percebem o recado. 


Dentro do último grupo, ainda há os que “ nem assim”. 

Não acreditam ? Mas acontece !!!


Então , o meu marido aproxima-se e chega a dizer “ A partir de agora vou passar a cobrar bilhete”.  🤣🤣🤣

Remédio Santo !!!


E pronto, a série já tem quase 17 anos, continua firme , sempre com muitas e novas temporadas cheias de imaginação .


Há uma curiosidade saudável em tudo. Eu própria já o fiz. Mas sempre dei uma palavra. 

O porquê de olhar. 


E para terminar em beleza, dizer que também já conhecemos pessoas muito queridas entre os curiosos, que muitas vezes só querem oferecer ajuda. E está tudo bem. Gratidão por isso 🙏


Está tudo bem em olhar dentro dos limites razoáveis. Adoramos sensibilizar. 

Amamos fazer tudo o que uma família faz e até que algumas pessoas percebam as nossas dificuldades. 

Porque é aí que entra a sensibilização e fazemos a diferença.



Sem comentários: