quarta-feira, agosto 24, 2022

As nossas férias e a gestão de expectativas

Parte 1 

A parte mais complicada da adolescência do JP é sem dúvida lidar com a sua gestão de expetativas e fazê-lo entender o quanto grato pode ser por tudo o que tem, pela sua saúde, pela nossa, por não ter dores, pela família, pelas condições. 

Olhar para o bom e não valorizar o que tem de menos bom. 

Tenho a noção que a maioria dos adultos não têm maturidade para identificar estas bênçãos, nas suas vidas (nem mesmo eu própria em grande parte dos dias)  e pedir isso a um adolescente requer perseverança e muita comunicação.

Estas férias foram muito ricas em diálogo. 

Antes das férias tivemos de adquirir mais um aparelho de comunicação pelo olhar ( tobbi ) e esta nova versão é extremamente flexível. 

O anterior avariou logo após acabar a garantia. Se tivemos uma despesa inesperada, rapidamente percebemos que nem todo o acontecimento negativo é mau numa visão global. Agora quando olhamos para trás, até agradecemos a avaria 😜

A agradável surpresa é que finalmente já não  requer calibração e chega a captar a sua íris quase a 1 metro e meio de distância e em condições adversas de luminosidade. 

Pela primeira vez pudemos conversar na cama, praticamente na escuridão, os dois de forma mais fluida. E como valem ouro estes momentos, quando nunca os tivemos. 

E como precisamos deles… o diálogo e o amor são os ingredientes que não podem faltar no dia a dia dos meus meninos. 

 Há 15 anos isto parecia ficção científica. 

Mesmo há 10 parecia impossível de atingir este grau de sofisticação. 

Estes aparelhos eram enormes, pesados, não eram sequer portáteis, operando em condições muito específicas e rígidas e a custar na ordem dos 20.000€. 

Hoje, comparticipado, fica pelos 700€. 

E por tudo isto, há que acreditar que o futuro é sorridente.  ( continua )



Sem comentários: