sexta-feira, dezembro 07, 2007

Sem parar - Neuropediatria e Desenvolvimento

Ainda no rescaldo das festas, fomos ouvir contar esta história- Quiquiriqui. O JP é mesmo um miúdo com sentido de humor e também de muito apetite...
Fartou-se de rir. Já conhecia a história e tive receio que se assustasse com a personagem do gato, visto que mostrava um bocadinho de medo em casa, quando lhe contava a história. Afinal não teve medo nenhum e achou uma graça enorme a tudo. No fim, quis repetir a dose de bolo e dividir (que tinha a ver com a moral da história) foi muito difícil para ele....gostámos muito e voltaremos para ver outras histórias.
Na quinta, dia 6 de Dezembro tivemos consulta de desenvolvimento e neuropediatria. Nada de especial a acrescentar. A consulta do desenvolvimento foi abreviada por necessidades fisiológicas do JP. Queríamos mostrar que sabiamos as cores todas, desde o castanho ao violeta, etc...mas a Dra já tinha verificado isso na consulta dos 2 anos e meio e nem insistiu. A consulta foi mesmo bastante simples, limitou-se a fazer perguntas ao JP, verificar que ele respondia que sim e que não, que sabia e entendia o que ela lhe perguntava...
Pronuncia 2 dúzias de palavras diferentes a pedido e uma ou duas interrogações. Sabe muitas mais, mas ainda lhe é dificil articular...
O que mostrou ficou áquem do que ele sabe, mas acho que provavelmente aos 3 anos a nível cognitivo, sem oralidade, talvez só interesse verificar estas coisas bastante simples. Fiquei sem tirar a dúvida, mas o JP só pensava mesmo em fazer algo que ninguém podia fazer por ele....e não tivemos a hipótese de aprofundar muito mais.
Seguiu-se a neuropediatria. Observações silenciosas. Perguntas da minha parte. Nunca sobre prognósticos.
Sem tempo para fazer visitas, vou registando aqui estes pequeninos acontecimentos...

3 comentários:

Anónimo disse...

Cara Grilinha,

O meu nome é Mariana Loureiro Pertenço a uma associação no Seixal chamada "Fórum Juvenil Sorrir" que está a organizar um fim de semana desportivo para crianças e jovens com e sem deficiência. Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal do Seixal e chama-se "Desporto Adaptado no Natal".

O programa decorrerá nos dias 15 e 16 de Dezembro (entre as 14h30 e as 17h00), sendo a iniciativa será realizada no Pavilhão Escolar Manuel Cargaleiro (junto ao Shopping Rio Sul-Seixal) e será GRATUITA com inscrição obrigatória.

Temos ainda bastantes vagas por preencher, e temos já as actividades todas preparadas e uma equipa de monitores prontos a dar apoio individualizado nas actividades desportivas, às crianças e jovens com necessidades especiais.

Se pudesse contribuir de alguma forma para a divulgação deste Programa agradecia muito, pois preparei com alguns colegas este fim-de-semana com tanta dedicação e agora, temos tudo preparado e muito poucas inscrições. Envio-lhe o link do nosso sítio da web:

http://necessidadesespeciais.blogs.sapo.pt/

Gostei muito do seu blog e desejo-lhe com grande carinho muitos sucessos.

Beijinho grande,

Mariana loureiro
mloureiro80@gmail.com
(917737409)

mãedopedro disse...

Desejo-vos um Feliz aniversário, para a mãe Grilinha e para o seu filhote. Amanhã o pedro e o filipe também fazem anos, um 8 e o outro 19 e de alguma forma, não sei se pelo cansaço acumulado no final do período, se é pela falta de colaboração por parte do agregado familiar, mas não estou muito motivada para festejar com pompa e circunstância o acontecimento,o mais provável é que seja um pacato almoço familiar.
Um beijo Emília

LOBITAS disse...

Pena é que as consultas pelas mais diversas razões têm sempre tendencia a tornarem-se abreviadas e nem sempre a equipa médica percebe o potencial dos nossos filhos,mas fico muito contente por saber que o potencial no JP é muito superior ao que a médica pode verificar.
Tudo de bom e beijinhos grandes da alcateia