terça-feira, agosto 03, 2010

Muito babada

Hoje recebi o relatório final da Utaac. Numa altura em que julgo o meu JP cada vez mais teimoso, fiquei tão surpreendida e feliz e de certa forma até envergonhada por terem de ser outros a mostrar o quanto adorável é o meu menino.

Resumindo um pouco e transcrevendo :

"A pedido do P. as sessões foram sempre iniciadas com uma conversa geralmente conduzida por ele e recorrendo ao seu caderno de comunicação. "
"Foi usada outra forma de trabalhar a construção frásica e de recontar a história, com recurso ao programa - PTMinhavozGRID2"
"Neste momento já acede a um teclado de escrita do "GRID2" que lhe permite preencher com mais autonomia uma ficha de trabalho adaptada."
"Este ano lectivo, o P. evoluiu de uma forma surpreendente, está muito interessado pelas actividades relacionadas com a leitura e escrita. Escolhe no caderno de comunicação o que quer escrever no computador, por vezes são recados para a mãe ou para o pai ou pequenas frases sobre os passeios que fez no fim de semana. Outra actividade favorita é inventar palavras, escreve letra a letra e pede para as ler. Também gosta de actividades de numeracia, faz adições e subtrações simples.
Tem muito sentido de humor e revela-o nas conversas que temos e nas actividades, quando escolhe determinadas mensagens no digitalizador da fala e as usa de uma forma cómica. O P. é uma criança muito atenta e interessada pelo mundo que o rodeia, por vezes é teimoso e não quer fazer a tarefa que lhe foi proposta (o que é perfeitamente normal na sua idade), mas acaba por cumprir. É perseverante e sabe muito bem o que quer, qualidades muito importantes para o êxito no seu percurso escolar."
Conclusão: "O P. é um menino muito inteligente e com uma boa capacidade de aprendizagem. As tecnologias de apoio são fundamentais no seu dia a dia. Apesar das suas limitações motoras que se reflectem a nível das autonomias e da expressão oral tem toda a competência de seguir um percurso académico idêntico ao dos seus pares".


Fiquei tão feliz e orgulhosa do meu menino ! Babada mesmo....
Mas este reconhecimento não é fácil de obter. Não foi capaz de demonstrar a mesma capacidade, quanto a mim, com a educadora da pré e não creio que ela tivesse um pingo de "culpa". Pelo contrário. Fez um bom trabalho. Percebo porém que para extrair o máximo das potencialidades do JP é preciso uma conjectura muito favorável, em termos de estratégias e disponibilidade. Uma criança como o JP, exige mesmo muita, muita atenção, infelizmente. Ter uma turma reduzida vai ser essencial, futuramente.
No entanto o balanço deste ano na pré foi super-positivo. A comunicação através do SPC deu uma explosão e foi muito positivo para todos. Desenvolveu-se muito em alguns aspectos e creio poder ter alguma culpa nos parâmetros em que não se desenvolveu. Este foi um ano que correu mal em termos pessoais, mas felizmente agora correrá melhor. Pela primeira vez me senti a entrar numa tristeza muito profunda, mas agora tenho de reagir. E ainda irá o a tempo, espero.
Por isso, para o ano, terei de acompanhar de muito, muito perto todo a sua integração e tentar que ele aprenda a dar o seu máximo em todos os ambientes. Espero que já possa usar o computador diariamente na escola que será óptimo para comunicar , pois emite uma voz com as frases que constroi.

Os 5 anos que "passou" no Cantinho perdurarão para sempre na sua essência, assim como todas as emoções, valores, amizades e alegrias. O Cantinho foi o melhor que lhe podia ter acontecido. Teve a melhor das oportunidades de prosperar...e agora teremos de dar continuidade.

Para Cuba levo muita leitura para me entreter enquanto o meu JP trabalha duro. Levo também muita vontade de todos os finais do dia, ir até à piscina com ele e passarmos lá uma hora ou duas em deliciosos banhinhos de prazer e cumplicidade...
Que tudo corra bem.
A quem nunca desistiu de nos dar muita força, um grande obrigado. Em breve teremos mais força anímica e vontade também de voltar com mais frequência a actualizar o blogue.



10 comentários:

Joni disse...

Lena,
Muitos parabéns pelas aquisições do JP.
Façam muito boa viagem até Cuba e que tudo corra bem.

Para o JP, muitos parabéns por conseguires mostrar a todos que és capaz.

Beijoquinhas grandes para vocês

paula disse...

Força! força ! e mais força !!

...grande beijinho , carregadinho de esperança.

Paula

Cláudia disse...

Tão bom ler este post...
Boa sorte, boa viagem e muita fé!

Bjs
Claudia

Leoinha disse...

Muitos parabéns ao JP, é mesmo para sentir a baba a cair :)
Para uma criança tão pequena essa força toda e vontade de aprender é mesmo bom!
Vamos torcer para que a integração corra da melhor forma, vai ser um ambiente totalmente novo e o JP vai precisar de um "empurrãozito" no inicio, mas concerteza um menino tão entusiasta como ele vai fazer fãs na escola nova!!

Ah e teimosos, todos são e vai aumentando com a idade, só espero que pare, ou que regrida um bocadito ...
Bjs,
Leo

Helena Barreta disse...

Parabéns. Muitos parabéns para si, para o JP e para todos aqueles que contribuem para que o seu filho seja o menino que é.

Vai tudo correr bem. Boa viagem.

Muitos beijinhos e felicidades.

Mina disse...

Grilinha
E com razões para estar babada!...
Precisas que envei um lençinho:D
Força aí miúda, e boa viagem!...
Que voltes reforçada!... que nova época só pode ser melhor...
bjocas

Marylight disse...

Olá!

Que boas notícias! Vocês merecem tudo de bom!

Boa viagem e que tudo corra bem.

Cá espero as novidades de Cuba.

Beijinhos grandes e Força!

Marylight

Cristina disse...

É relatórios que dão força para seguir em frente!!! Boa viagem!

Bjos

Néa e Arthur disse...

Helena parabéns pelo desempenho do JP isso mostra a família maravilhosa que Deus reservou para ele!Ao JP meu carinho todo especial,és um vencedor!!!!!!!!!!!Muito sucesso em Cuba Deus já está no comando!!!!!!!!!!!
Beijos

Mama Babada disse...

O JP é um menino de ouro!
Pensamento positivo e muita força querida, tudo irá correr da melhor forma!
Beijokas
Nídia e Eva