quarta-feira, agosto 25, 2010

Mais uma semana

Se passou, e o JP sempre trabalhando. Ja se consegue ver como esta mais forte, como anda melhor , embora ainda com apoio, pondo o pe muito melhor no chao e dando passinhos mais certinho...
Estamos ambos muito optimistas.
Continuemos.
Continua um calor infernal, mas hoje desabou uma trovoada. Espero que os tornados passem sempre longe...
Temos saudades de muitas coisas e pessoas, mas agora temos de aproveitar esta oportunidade.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Dias 9 e 10

Segunda feira foi dia de voltar ao trabalho e eu estava especialmente cansada deste fim de semana cheio de piscinas, actividades, praia e conversa. O JP felizmente estava cheio de energia. E assim , voltou a rotina habitual de cara alegre. Ontem fui ver as terapias e gostei do que vi. Ele estava muito feliz de eu estar ali a ve-lo. Esta tudo a correr tudo bem. So espero que assim continue. Agora tenho de encontrar um caderno para o JP escrever, o que parece uma tarefa impossivel nesta cidade...nao tenho encontrado cadernos em lado algum...

segunda-feira, agosto 16, 2010

Dias 5 a 8

Desde o primeiro dia que fizemos o nosso grupinho de amigos. Desde os portugueses, Alexandra, Rodrigo, Tiago e Carolina Lucas, ate ao Juan da Venezuela. O JP trabalha duro mas esta feliz e motivado e finda a primeira semana ja o noto mais forte no global. Teve grandes elogios dos medicos no balanco da primeira semana pela sua dedicacao e empenho e sinto-me orgulhosa pelo comportamento ate agora. Ontem, foi finalmente um dia de descanso e mais uma vez passou horas e horas na piscina nadando e mergulhando ao despique com o seu amigo Juan. A Carolina de Portugal passou o dia conosco e teve coragem para imitar os rapazes e enfiou a cara na agua. Grandes mergulhos conjuntos e muitos pirolitos !!! Amanha irei espreitar a terapia, desde a ocupacional , a fisica e fala e acupunctura. Estou ansiosa !!!

quarta-feira, agosto 11, 2010

terça-feira, agosto 10, 2010

Dia 3 - A crise

Tambem em Cuba se sente a crise e de que maneira...Muitos poucos produtos nas prateleiras dos supermercados, tudo caro. Nenhuma escolha.
Volta-se a uma epoca em que todas as superficialidades sao completamente dispensaveis....e so nos cingimos ao absolutamente essencial. A terapia parece estar a correr bem, mas tenho de ver com os meus olhinhos. Ele nao se queixa. Espero que estejam a puxar bem por ele, como e pretendido. Desculpem a falta de pontuacao , mas aqui nao sei como por....e ja ter a internet bem mais acessivel e uma grande novidade !!!
Tres livros trazidos de Portugal ja lidos. Um deles, da minha amiga Sandra Morato e fantastico e recomendo: Sara, a Luz...um livro sobre um cromossoma especial e que nos toca a todas as maes especiais. Parabens por ele, Sandra !!! Ja so me restam 2 livros e terei de fazer render ate ao fim do mes...upsss !!!
Estou tao grata a quem nos proporcionou poder estar aqui, a tentar pelo futuro do meu pequenito....

Dia 2 / Que menino maroto !!!

Dia de avaliacao. No meio da avaliacao da terapeuta da fala, surge a pergunta: - mae, ele baba-se ? Ao que respondi que ja nao, quanto muito um pequeno ajuntamento de baba no canto da boca se estivesse porventura de rastos de cansaco....quando olho der soslaio para o JP e vejo uma bola de "cuspo" no meio da sua boca e uma sorriso do mais malandro que ha !!! Que grande gozao !!!
Por aqui muitos portugueses. O JP conheceu-os logo e ainda reveu uma amigo venezuelano que fez no ano passado.
Deram-se o inicio das terapias e ele confessou-me estar "envergonhado" e "com medo" antes de iniciar. Depois de ter iniciado encontro-o ja mais tranquilo, aliviado e dizem que se porta lindamente...vamos ver....

Dia 1

Feita a longa viagem, posso dizer que este ano o meu menino ainda se portou melhor do que o ano passado. 13 h de aviao com escala e tudo correu maravilhosamente. Dificil foi faze-lo acalmar no meio de tanta excitacao. A nossa espera, uma piscina para descontrair de 1 primeiro dia muito aborrecido....e ele adorou . Ficamos horas na agua que estaria a mais de 34 graus...

terça-feira, agosto 03, 2010

Muito babada

Hoje recebi o relatório final da Utaac. Numa altura em que julgo o meu JP cada vez mais teimoso, fiquei tão surpreendida e feliz e de certa forma até envergonhada por terem de ser outros a mostrar o quanto adorável é o meu menino.

Resumindo um pouco e transcrevendo :

"A pedido do P. as sessões foram sempre iniciadas com uma conversa geralmente conduzida por ele e recorrendo ao seu caderno de comunicação. "
"Foi usada outra forma de trabalhar a construção frásica e de recontar a história, com recurso ao programa - PTMinhavozGRID2"
"Neste momento já acede a um teclado de escrita do "GRID2" que lhe permite preencher com mais autonomia uma ficha de trabalho adaptada."
"Este ano lectivo, o P. evoluiu de uma forma surpreendente, está muito interessado pelas actividades relacionadas com a leitura e escrita. Escolhe no caderno de comunicação o que quer escrever no computador, por vezes são recados para a mãe ou para o pai ou pequenas frases sobre os passeios que fez no fim de semana. Outra actividade favorita é inventar palavras, escreve letra a letra e pede para as ler. Também gosta de actividades de numeracia, faz adições e subtrações simples.
Tem muito sentido de humor e revela-o nas conversas que temos e nas actividades, quando escolhe determinadas mensagens no digitalizador da fala e as usa de uma forma cómica. O P. é uma criança muito atenta e interessada pelo mundo que o rodeia, por vezes é teimoso e não quer fazer a tarefa que lhe foi proposta (o que é perfeitamente normal na sua idade), mas acaba por cumprir. É perseverante e sabe muito bem o que quer, qualidades muito importantes para o êxito no seu percurso escolar."
Conclusão: "O P. é um menino muito inteligente e com uma boa capacidade de aprendizagem. As tecnologias de apoio são fundamentais no seu dia a dia. Apesar das suas limitações motoras que se reflectem a nível das autonomias e da expressão oral tem toda a competência de seguir um percurso académico idêntico ao dos seus pares".


Fiquei tão feliz e orgulhosa do meu menino ! Babada mesmo....
Mas este reconhecimento não é fácil de obter. Não foi capaz de demonstrar a mesma capacidade, quanto a mim, com a educadora da pré e não creio que ela tivesse um pingo de "culpa". Pelo contrário. Fez um bom trabalho. Percebo porém que para extrair o máximo das potencialidades do JP é preciso uma conjectura muito favorável, em termos de estratégias e disponibilidade. Uma criança como o JP, exige mesmo muita, muita atenção, infelizmente. Ter uma turma reduzida vai ser essencial, futuramente.
No entanto o balanço deste ano na pré foi super-positivo. A comunicação através do SPC deu uma explosão e foi muito positivo para todos. Desenvolveu-se muito em alguns aspectos e creio poder ter alguma culpa nos parâmetros em que não se desenvolveu. Este foi um ano que correu mal em termos pessoais, mas felizmente agora correrá melhor. Pela primeira vez me senti a entrar numa tristeza muito profunda, mas agora tenho de reagir. E ainda irá o a tempo, espero.
Por isso, para o ano, terei de acompanhar de muito, muito perto todo a sua integração e tentar que ele aprenda a dar o seu máximo em todos os ambientes. Espero que já possa usar o computador diariamente na escola que será óptimo para comunicar , pois emite uma voz com as frases que constroi.

Os 5 anos que "passou" no Cantinho perdurarão para sempre na sua essência, assim como todas as emoções, valores, amizades e alegrias. O Cantinho foi o melhor que lhe podia ter acontecido. Teve a melhor das oportunidades de prosperar...e agora teremos de dar continuidade.

Para Cuba levo muita leitura para me entreter enquanto o meu JP trabalha duro. Levo também muita vontade de todos os finais do dia, ir até à piscina com ele e passarmos lá uma hora ou duas em deliciosos banhinhos de prazer e cumplicidade...
Que tudo corra bem.
A quem nunca desistiu de nos dar muita força, um grande obrigado. Em breve teremos mais força anímica e vontade também de voltar com mais frequência a actualizar o blogue.