domingo, março 27, 2011

O melhor para os nossos filhos !

A clara e o JP quando ele tinha 17 meses.

Atravessamos uma fase de autêntica explosão comunicativa da parte do JP.
Há tanto para contar. Tanta coisa que receio não registar e esquecer. Uma delícia ! 
A par disso, tem tido uma vida social intensa com festas de anos quase todos os fins de semana. 
Fico feliz porque sei que ele gosta de ir, vibra com a felicidade dos amigos e de alguma forma sente-se triste quando não é convidado.
Mas, felizmente, quase todos têm a sensibilidade de o convidar, mesmo quando o local não é 100 % apropriado. E deixam assim à nossa consideração, o que é bom. 
Sempre há algo com que ele pode brincar e se divertir-se. Por isso, fazemos uma vida normal.
Também pudemos estar com o nosso amigo principezinho no seu 7º aniversário e foi muito especial para todos nós. E o JP pôde lançar o seu charme mais uma vez, à mamã Sisa,  por quem tem uma adoração !
Noto-o muito popular entre as meninas e menos com os meninos. O JP sempre gostou de brincadeiras típicas de rapaz, mas na escola, são as meninas que mais interagem com ele e de há uns meses para cá, o JP anda fascinado pela boneca escurinha a quem chama de filha e a quem já deu mais de 1 dúzia de nomes diferentes. E assim vejo-o como companheiro ideal de brincadeira das suas amiguinhas, ao ponto de ser o único convidado masculino de algumas festas de anos.
A filha e os netinhos gémeos !

O carinho que dedica à boneca é extraordinário. E através dela tenho conhecido melhor o JP e vejo que é um menino doce e de enorme meiguice interior, apesar de, no dia a dia, não ser tão visível. O sentido de humor continua em grande. Quem fica com ele um bocado acaba por ter histórias hilariantes para contar, porque ele adora rir e fazer rir. 
Excepção feita na Utaac, (leva aquilo mesmo a sério) e entra e sai sempre com ar sisudo. Mas gosta. E entende a importância do que lá aprende.
Também mostra clara preferência por pessoas conversadoras e brincalhonas, ignorando, um pouco, as outras e honestamente não gosto. Falo com ele e explico que nem todas as pessoas são divertidas mas o que interessa é que sejam boas pessoas. Espero que um dia ele consiga ver isso e selecionar bem as suas maiores amizades.

Insiste em levar a filha com ele, para a escola (para aprender, para a Utaac e para todo o lado) , mas este fim de semana disse-me que estava na hora de ela ir para o "Cantinho dos Amigos" para o pé da Clara (escrito letra a letra no computador), que foi a educadora que tomou conta dele quando era bebé.  Fiquei enternecida, porque é essa a ideia que ele tem do que é melhor para a filha dele.
Claro que vou alinhar. Assim, todos os dias quando ele for para e escolinha, digo-lhe que vou vestir a filha dele e levá-la ao "Cantinho" logo em seguida !


12 comentários:

CláudiaMG disse...

São tantas as coisas boas, que nada como escreveres aqui. Um dia o JP irá agradecer esta tua dedicação, pois irá rir-se certamente de tudo o que aqui tens escrito.

É tão engraçado ver fotos do JP com 17 meses....tem exactamente a mesma carinha de agora.

Beijinhos grandes

CAR

Mãe Sisa disse...

Ele é um menino LINDO!
A ternura dele transparece no olhar, mesmo na UTAAC (onde também eu já tinha reparado que ele é mais sisudo... mas ainda bem que ele leva o trabalho tão a sério - a ver se dá o exemplo ao menino João preguiçoso!).

Adoro. Adoro. Adoro.

Beijinhos p/ vcs e um colinho ao Pedro

Anónimo disse...

Gostei tanto deste Post! De saber que o JP é convidado para as festas e que os meninos brincam com ele! É tão bom ter Amigos!
Desejo que tenhas sempre muitas festinhas de aniversário e muitos, muitos Amigos pela vida fora. Olha, Querido, tens aqui uma Amiga que um dia, Se Deus quiser, também vai querer conhecer-te.

Um beijinho para ti e outro para a tua Mãe! Joana (Porto)

SOFIA PAÇO disse...

:) obrigada por toda a partilha.. não só pelo JP, mas também por toda a força que transmite!

Kiss

Professora Lu disse...

Tens um filho mais do que especial.
Como eu já amo esse menino ! Através dos teus relatos e tuas emoções eu me fortaleço a cada linha.
Obrigada por existir , por ter dado ao mundo um menino lindo como o JP e por compartilhar com todos nós.
Um beijo cheio de amor,
Lu

LOBITAS disse...

Olá meus lindos, é tão bom ver os nossos filhos crescer e tornarem-se cada vez mais autonomos e as opiniões cada vez são mais cimentadas e coerentes com os desejos deles.
É muito bom sentir com as personalidades vão ficando cada vez mais defenidas "para o bem e para o mal".
Beijinhos para vós.
As lobitas

Jolie disse...

que bom ler estas tuas palavras!

beijinho

Mina disse...

È sinal que fizeste um bom trabalho, e que foi muito feliz no Cantinho, e quer que a sua boneca que siga os mesmos passos, está uma ternura esse miúdo...
bjinhs

Vera Raquel disse...

Engraçado: como já te disse a Mariana tem um menino da sala dela com PC e tb são as meninas que brincam com ele e ele vibra com elas. Também esse menino faz sempre parte das listas dos convidados das festas de aniversário, vai a todas. está sempre muito contente a ver as brincadeiras dos amigos e as meninas mimam-no muito.

é optimo quando assim é.

bjs

LOBITAS disse...

Beijinhos para a vossa alcateia

Helena Barreta disse...

Que boas notícias. Fico encantada com o seu menino.

Muitos beijinhos

Avessa disse...

Cheio de personalidade como sempre!
E um bom papá também...

Beijinhos