sábado, novembro 18, 2006

A coragem que nasce com o amor

Encontrei-me hoje com uma mãe, estava há algum tempo para arranjar uma horinha para a conhecer. Tem um menino de quatro meses com paralisia cerebral. E sabe-o, porque o seu bebé esteve pelo menos 15 minutos para ser reanimado, por altura do parto. Ela fala de tudo, sem se deixar derrubar pela revolta da negligência, mas sim, com uma coragem de mãe com M muito grande. Um poço de coragem. E SEI que ela e o seu filho lindo vão conseguir. Como é que sei? Sinto-o! Como é lindo o seu pequerrucho... tive-o nos meus braços e senti muita energia, tem qualquer coisa de especial. Sei que é um lutador e por isso acredito nele. E as crianças conseguem surpreender-nos tanto! Ele também já começou a surpreender médicos e muita gente.

Todas as pessoas encaram a adversidade de forma muito diferente. Ela preparou toda a família para nunca esperar nada desta criança, tudo o que vier é bem-vindo e uma bênção! Há, por outro lado, quem acredite que tudo vai ficar bem, e o positivismo atrai sempre muita coisa boa, não é? Qual é a posição mais acertada? Eu sinto que não estou numa nem noutra... Estarei no meio?

Reflexões à parte, o que nos dá, a nós mamãs, esta coragem toda? Olhar para os nossos filhos. Tão simples quanto isso!

27 comentários:

Ternura disse...

São posts como este que me fazem gostar cada vez mais de ti...minha mamã especial e corajosa :)

Beijinhos quase-quase

Anónimo disse...

minha querida, a coragem é algo que vem de dentro e que se sente com muita força, é o que nos faz ir sempre para a frente e nunca tapar os olhos ou deixar de ver o que está à nossa frente com olhos de ver...

sim acho que tu estás no meio e sim também acho que não há posturas certas ou erradas. existe sim a nossa propria postura de encarar a vida.

já falamos algumas vezes nisto, mas eu sou extremamente optimista, não aceito um não como resposta e muito menos certezas absolutas, a única certeza absoluta que temos é mesmo a morte e para essa não há cura, tudo o resto temos de ter esperança, fé e muita luta que tudo o que está ao nosso alcance se vá compondo!

optimismo esse que faz com que tenha uma energia e força de ir sempre para a frente e sim que tudo vá ficar bem... mas e se não ficar?!? se não ficar tudo bem continuamos em frente a melhorar o que podemos alterar mas sem nunca desanimar!

tu também és uma mãe com M grande, tanto que te desejei conhecer e desejo continuar a partilhar contigo todos os nossos momentos melhores e menos bons... mas sempre com sorrisos e forças para continuarmos o nosso caminho.

beijinhos grandes
aninhas e martim

paidopedro disse...

preparar para o pior, lutando com todas as forças pelo melhor... lembro-me do pedro com 4 meses e de como era difícil fazermos a gestão desta dualidade... mais não digo. emocionaste-me!
beijos para todos e para essa Mãe (como já reparaste, não costumo usar maiúsculas)

Grilinha disse...

Já me deixaram sem palavras....as vossas respostas são EXCEPCIONAIS...beijinhos

cloinca disse...

Por muito complexo que tudo seja... um sorriso... um olhar... e tudo se transforma em algo assim tão simples!!
Porque ter um filhote diferente só nos traz mais desafios, que nos fazem (re)descobrir as nossas reais capacidades.
Eu descobri-me de um modo que nem imaginava ser possível... sei que todos vocês também!
O slogan que ouvi dito pela boca de pessoas da APPT21 diz tudo: "todos diferentes, todos muito LINDOS!"
E os nossos filhotes são SEMPRE os mais LINDOS do Mundo!!!!
Beijokas para ti Grilinha linda!

Anónimo disse...

Tenho estado a última meia-hora a ler-te e a escutar-te.

Um abraço.

Anónimo disse...

Acredito grilinha firmemente que essa força descomunal vem do instinto materno, que quando ainda por cima tem um filho que precise mais de atenção essa força ainda se supera e transforma.

Estou muito feliz e ainda conhecendo muitas mães como vcs que superam essas dificuldades com muito amor.Sempre tive um carinho especial pelas crianças especiais, no Brasil ainda quis fazer o curso específico pois meu sonho erá ensinar a elas pois tem algo que as ditas "normais" não tem...um carinho fora do normal!

Amei o post de hoje só fortalece as mamães que como eu ainda se queixa tanto da pequenez de certas coisas do dia a dia.Obrigada por aprender a ser mãe com vcs!

Mikas disse...

Acho que as crianças nos dão uma força incrivel... não sou mãe (por enquanto) mas tenho dois pequerruxos que são a minha vida.

Na 5ª feira vim de Coimbra completamente desanimada. Em baixo. No fundo do poço, como se costuma dizer. Pedi à minha mãe para me deixar na casa da minha avó (é ela que toma conta dos pequenos). Fiquei com eles até à noite. Soube-me tão bem. Ri, brinquei e quando cheguei a casa á noite tive uma noite santa.
Só pelos sorrisos deles vale a pena.

Um grande beijinho *

@Memorex disse...

As crianças são uma força de natureza!

adoro, adoro como escreves, adoro que saltitas de frase para outra silaba apaixonadamente...!

Parabéns por seres como és, sempre estive aqui "silenciosamente".

Já te adicionei no meu mundo silêncioso :)

Que amanhã o dia vos sorri :)
Carinhosamente memorex

Rita disse...

Acabei de levar uma bofetada. Estou eu para aqui a queixar-me do dia que tive, e depois leio um post destes...
Certamente que tu e mães especiais como tu, leêm posts como o que acabei de escrever e só devem ter vontade de me bater... e têm toda a razão.
Só te posso pedir desculpa.
Obrigada pela força que transmites em cada palavra!
Um beijo grande

RB disse...

hoje conheci-te e percebi, que és assim, assim especial.
um beijo

Ana Paula disse...

As tuas palavras exprimem exactamente o tipo de pessoa que és: uma mulher fantástica, uma MÃE corajosa, especial...

Um beijo cheio de carinho

Berço de Amor disse...

vhiAinda bem que essa tua amiga te tem a ti como exemplo de coragem. Ela também parece ser uma Mulher com M grande. É mesmo assim. Devemos aceitar todas as evoluções dos nossos meninos como uma benção. Aliás, isso faz-nos ir mais além e pensar que há tanta gente que tem tantas bençãos na vida e ainda se queixa... Vamos lá lutar e vencer!

Berço de Amor disse...

É verdade... obrigada pelo dica do blog... já lá fui espreitar...
bjs

Anónimo disse...

Ai grilinha se tivesses aqui agora dáva-te um beijo daqueles de chupzr até ao tutano gaja eheheheh tal como essa mãe que nos falas, tu tb és uma lutadora, eu não sei se conseguiria mas tu és uma Mãe muito especial e o nosso JP é um sortudo por te ter como mãe

Beijocas grilinha de estimação

Anónimo disse...

de certeza que ela é mais uma mamã coragem assim como tu.

jocas
vera

Anónimo disse...

Minmha querida, por motivos de saude andei um bocadinho afastada mas voltei, e não pude deixar de ler os teus posts anteriores. O JP é um menino com muita sorte, apesar de todas as contrariedades. Ter uma mãe como tu é um privilégio. Beijinhos ternos a ambos

GE disse...

Acho que Tu e todas as Ma~es que tem filhos Especiais têm toda a minha admiração, são umas guerreiras!

Para vocês, uma força mto especial

Bjinhos

Docinho disse...

És aquilo que imaginava... e o teu filho... mais bonito ainda ; ))) tem um olhar doce...
Gostei muito de te conhecer... muito mesmo!

Parabéns amiga!!!!

Beijos cara a cara

Anónimo disse...

muito especial , que tu és .

beijinhos

Anónimo disse...

Oh minha Grilinha do coração... ao ler-te sinto-me ás vezes muito pequenina... por andar sempre a lamentar-me por a Flor fazer isto e aquilo, gritar, pular, não dormir, bater... tu sabes! Sei que tenho que agradecer a Deus por ela ser assim...

Sei que Deus te vai acompanhar a ti e ao JP na vossa caminhada. Assim com a essa mamã... Ele não pode ser assim tão injusto...

Beijos mil,
Teresa

LOBITAS disse...

Penso que não é ao acaso que as coisas acontecem e realmente termos filhotes especiasia faz de nós melhores pessoas, atrevo-me mesmo a dizer especiais.
Muita força para voces e para essa mama especial tudo de bom.

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Diz-me lá.. porque é que cada vez que te leio, fico com lágrimas nos olhos???
Porquê???

Acho-me às vezes corajosa por estar sozinha com os miudos, enquanto o Pai trabalha no estrangeiro.. nem pensar !!

Corajosa és tu e todas as mamãs que lutam pelos filhos com todas as suas forças!!
E és tão linda...

Beijos grandes
Pat

Maria Romeiras disse...

Olhar para os nossos filhos, sempre, com os olhos do coração... E como eles são fantásticos! Um abraço.

Anónimo disse...

Minha querida grilinha...A coragem de uma mãe reside no seu coração...no amor que sentimos pelos nossos filhos...podemos ter a alma dorida...mas sabemos que temos que seguir sempre em frente...por eles...e por nós...Porque a felicidade deles está forçosamente associada à nossa...E se nós não tivermos a audácia de seguir sempre em frente quem é que lhes dará a mão por nós???? Ninguém...pelo menos não com tanto amor como aquele que há no coração de uma mãe e de um pai...

Tu és sem dúvida alguma uma MÃE CORAGEM!!!!!

Um beijinho azul
Raquel

*Quicas* disse...

Passei só para deixar uma beijoca grande

Boa semana

PS e tu, não passas sem o quê?

Anónimo disse...

Obrigada, Grilinha, por essas palavras de coragem e força.

Concordo a 300% com os comentários das mães coragem...e tu para além de seres um Mãe com um M grande, és igualmente um Ser Humano muito especial, porque ainda consegues disponibilizar tempo e preocupares para ajudares e dar força a esta mãe que se sintia perdida.

Quero também reforçar o meu bem-haja a todas as mães que partilharam as suas angústisa, as suas conquistas, os seus receios na net, pois acreditem que me ajudaram imenso a encontrar-me neste meu caminho tortuoso que o destino me traçou. Foi graças a vocês mães que decidi tb partilhar as minhas angústias, os seus medos, mas principalmente as batalhas vencidas pelo Rodrigo nesta luta constante...sim, porque tenho fé, acredito em milagres, mas principalmente acredito na força imensa que o meu principe possui. Já deu provas disso...contrariando médicos que afirmavam que ele não tinha deglutição e sucção. Chamem-me teimosa, as vezes que quiserem...e teimei em dizer que o meu filho engolia, vezes sem fio...ate que me ouvirão e fizeram a avaliação, não é que o Rodrigo, em uma semana começou a beber o leite pelo biberão. Veio para casa de sonda...e só usou duas vezes, para tomar um medicamento.
Os nossos filhotes são um espectáculo...não são?

Beijos a todas e um especial para ti Grilinha que ainda há pouco telefonaste-me a saber como eu estava. Volto a frisar és uma pessoa muito especial e há muita coisa boa guardada para ti e para o teu JP...

Beijos
Patrícia