sexta-feira, novembro 10, 2006

Vício em computadores

Honestamente, nunca pensei que fosse escrever um post como este, tão cedo. O JP está viciado em computadores. Ainda não é blogueiro, mas pouco deve faltar, eh, eh! Lá na APPC, a comunicação aumentativa, que será para aprender a falar, mesmo que o venha a fazer corretamente, é feita através do recurso ao computador. A terapeuta da Diferença também recorre a alguns programas informáticos e para além disso, o JP, porque está na fase de imitação, vê o papá e a mamã a trabalhar (e não só) no PC, por vezes, e também quer. Não esquecendo que já entrámos há algum tempo na época oficial de birras, temos uma combinação bombástica e o meu menino mal entra em casa procura com os olhinhos o local onde a mamã deixa o portátil (esconder ou não levar, também não resulta e ainda é pior).

Qual 'Noddy', qual 'Ruca', quer é o PC! Tem um portátil de brincar do 'Noddy', mas não lhe acha a mesma graça (gastamos fortunas nos brinquedos e depois preferem os reais!) Enfim, tem piada esta fixação, mas o pior é quando decido que já chega e que temos de brincar com outras coisas, ir para a cama, etc., temos birra da grossa! Céus, custa tanto! Tenho tão pouco tempo para desfrutar dele e metade do tempo é gasto em choro e birras. Mantenho (só aparentemente, confesso) a calma e ele acaba por se acalmar também e ceder ao sono!

Vou deitar-me cansada, sem vontade de olhar para o PC, de blogar e a pensar se estas birras do meu menino serão normais. Será só connosco? Vi aqui, que isto anda por aí, tipo praga, mas digam que melhora, digam, por favor, ou calem-se para sempre! ;-)

31 comentários:

Anónimo disse...

chiii... Grilinha sei bem o que isso é!!! E não vai lá com computadores de brincar, mesmo aqueles que têm uma aparência muito idêntica aos verdadeiros!!! Não...sentem-se enganados! A frase mais dita pelo meu filho é : "mãmã queires computadô!" É uma verdadeira Obsessão, não pode ver um monitor, um rato, nem um teclado... Quando vai ao médico o que o faz chorar é não poder mexer no computador do médico! Vamos a uma loja, a primeira coisa que faz é ir para trás do balcão, para chegar ao computador...são as crianças do Séc. XXI....ai...ai...eh!eh!
um bj grande
Ana

Anónimo disse...

A mim ninguem me cala :) e se queres saber, sim as birras são uma praga e ficam pra durar, tb o canininho é birrinhas de meia noite por isso minha grilinha, aguenta-ti eheheheh

Em relação á outra praga que entrou no JP nem queiras saber quanto isso me faz feliz, esse vai ser o meu segundo descendente informatico nesta terra, ou seja primeiro o canininho, mas acho que esse é mais motas e bicicletas que pc's :) influencia paternal :)

beijocas minha grilinha de estimação

Docinho disse...

Oh amiga... essas birras custam... a C. já faz algumas... mas ainda não tão graves... já vi que qq dia escrevo eu um post assim!
Mas pensa que é normal... que faz parte da formação deles, da conquista...
Custa... mas passa... lá para os 30 ; )))

Beijos quase cara a cara

Maria Poeiras disse...

Minha linda,
Isso é normal em todas as crianças, e digo-te, quando lhes dizemos que não é aquilo, ou que já acabou,é quando eles mais tem vontade de ter e fazer essas coisas.
Por um lado é bom, terem essas birras, é bom sinal, apesar de nos dar cabo da cabeça.
O meu então, á dias que está bem, outras dias com cada birra.

Bem, dá um beijinho ao JP, e deixa lá, um dia até podes tentar pôr jogos, para o estimular, são jogos educativos, vais ver que vai adorar.

Uma beijoca para ti amiga

Maria Poeiras

GE disse...

Todas as crianças as fazem, fazem parte do crescimento, acho. E a nós fazem parte da "paciencia" :))

Bjinhos e Bom fim de semana

Anónimo disse...

Tenho uma bebé com dois mesinhos e já aprendi que as birrinhas são normais e até "saudaveís" pois é sinal que estão bem e que querem é atenção.Faz parte do crescimento e da aprendizagem dos pequerruchos. Uma beijoquinha encantada para vocês dois

Dois Rebentos (de Soja) disse...

Beijos e bom fim-de-semana

Mae Frenética disse...

Ainda bem q não é só comigo... :))
Mto francamente, tem sido igualzinho la em casa!
O P até se atira para o chao ou deixa-se cair qdo tentamos pegar nele... é levado da breca! LOLOL
E eu agora no trabalho so me da vontade de rir ao lembrar-me das cenas! :))

Anónimo disse...

Então temos engenheiro informático!! è excelente!
Birras??!!.... Põem-me fora de mim, e ainda não vi nada...
Bom fds e beijoquinhas.

Anónimo disse...

Chi......... como conheço essa palavra....BIRRAS.......é gritar parece que o estão a matar....é atirar-se para trás se está ao colo...parece uma lagarticha a escorregar por nós..... de manhã eu a vestir uma perneira ele a tirar a outra enfim, birras e mais birras....a médica disse-me que é a fase dos 3 anos....vamos ver, faz 4 em Dezembro eu depois digo se acabam aqui.

Em relação ao Pc também tenho desses "informaticos" mas nós compramos jogos didacticos para a idade dele e com monitor touch sreen pois é mais facil ele mexer com a mao esquerda(visto a hemi dele ser direita)pois com o rato ele não se ajeita muito.

Beijinhos e BFS para vocês

Carla

cloinca disse...

Como diz o outro... " a mim ninguém me cala"!!
lolol...
O André começou com as birras a partir dos 18 meses... e ainda se mantem a fase!
;)
Eu penso que é normal... (se bem que isso não serve de consolo quando estamos no limite!).
Sabes o que te digo? É um óptimo sinal os nosos filhotes serem birrentos: significa que têm vontade própria, que testam os nossos limites... que se expressam e interagem!
Viva as birras!!!
Viva!

(ok... agora a minha amiga Grilinha pensa: "mas porque é que esta gaja não se calou?! porquê?!!!) Ih, ih!!

Um beijão grande para ti, reforçado com dose extra de paciência!!!

Tita Dom disse...

:-))) até os pequeninos gostam lolll

Beijocas e bom fim de semana

Berço de Amor disse...

Olá!!!

Sim... é mesmo normal... aliás é muito bom que o JP se interesse pelo computador, é sinal que recebe feed-backs positivos do que vê no computador e isso é bom.
As birras... porque será que temos de abandonar aquilo que gostamos... ainda mais quando se é pequenino e não se consegue ainda conversar com os papás e tentar negociar...
Assim dá-se a volta pelo coração com birras.... O André não liga nenhuma ao computador, eu gostava que ele ligasse, assim podia ser que conseguisse aprender mais um pouco... mas há-de gostar...
A Catarina já está noutra fase... o computador agora é só de vez em quando... eles cansam-se...
Além disso... a coisa que todos mais adoram... é imitar os papás.... o teu filhote já percebeu que está ali o futuro!!!
beijinhos grandes e bom fim de semana!

paidopedro disse...

estou como a cloinca: vivam as birras (teoricamente, claro, que no dia a dia...) quanto aos computadores, tomara que o vício não lhe passe, serão uma arma importante no futuro.
beijinhos...

DIV de divertida disse...

Birras? Falaste em birras? Queres pra troca? (até me culpo dos pensamentos que acabo por ter nessas alturas!...) e como sabes, estando sozinha não há quem quebre o ambiente. É dose!!! TEM SIDO MTO, MAS MM MTO DIFICIL PARA MIM. Aprendi ultimamante com uma grande amiga: Não ligues e supreende-o. As tuas reacções devem ser sp akelas q eles nao esperam, nem q sejam coisas estupidas.
compra os seguintes livros (ajudam imenso): A criança e a disciplina e A Agressividade na criança, ambos do Brazelton.
beijocas mtas e as melhoras (fico à espera de noticias)

Maria Romeiras disse...

Bem... não sou muito de me calar, como sabes. Digamos que as negociações de tempo por aqui por Carnaxide são árduas (o poder de argumentação com 12 anos é digno de bastonário da Ordem dos Advogados, LOL). Mas tem coisas muito boas, a comunicação, a partilha, a aprendizagem. E, no caso do João de cá, pelos vistos, será mesmo a profissão, por isso...
Abraço grande, um bom fim-de-semana. (Amanhã vou estar com o Pedro Monteiro, vem a Lisboa)

Anónimo disse...

Silencio (tou no calada para sempre porque não sei se isso melhora).
A minha médica de familia não disse mesmo nada, eu já tinha ido ao pediatra que me mudou o leite e foi 5*, ate escreveu num papel os valores a partir dos quais se considerava febre e tudo. A médica nem me perguntou qual o leite que ela andava a beber!!
Enfim...
Quanto ao choro e choro e choro, também já sei o que isso é porque ha dias em que com cólicas, a garota não para de chorar.
Beijos grandes

Anónimo disse...

Ola,
ha muito que ca nao vinha...

Nao sei ao certo a idade do teu JP, mas deu pra perceber que deve ser mais ou menos (mais coisa menos coisa)da idade do meu TF que tem 21 meses.
Parece que e a idade das aparicoes das birras... por isso n te preocupes k nao e so o teu, mas ja faz birras e das grossas, bem cabeludas... ahahah

se o JP esta sempre com computadores e natural que tenha essa fixacao... quem sabe daqui a uns anos nao tens um tecnico de informatica em casa... nunca se sabe... ahahah

Jokinhas e bom fim de semana para vos

Lili e TF(21 meses)

Anónimo disse...

Fico feliz por o JP estar bem, já sabes que quando passo por aqui gosto sempre de saber as novas, fico sempre triste quando não há nenhum post novo :)
Quanto aos PC's e aos "meninos" de hoje, só te posso dizer que é normal.... pelo menos o meu A. é a mesma coisas, tivemos de juntar a familia e oferecer-lkhe um PC nos anos, em segunda mao, antigo, mas teve de ser... se queres que te diga nao vejo mal nenhum nisso, desde que se controle o tempo que eles lá estão, eles vao ter de utilixza-los mais do que nos e se nao o fizerem em casa fazem fora, sem a nossa aprovação. tenho um amigo que diz que qq dia j+a nascem com uma ligação USB na testa para se fazerem os UPLOADS rofl. Mas passa, eles cansam-se e passa a fazer parte do quatidiano. Beijocas

Anónimo disse...

Olá minha querida,

Ah...o nosso JP já anda viciado nos computadores??? Ahah...a geração dos nossos filhos é muito à frente!!! O Tomás também adora computadores...anda sempre a ver se consegue "teclar" um pouco..ahah!!!!

Parabéns minha querida pelos 7 meses do teu cantinho...Este teu ninho de letras está uma riquesa!!! Obrigada por partilhares connosco as tuas alegrias e tristezas...e acima de tudo o teu amor de mãe!!!

Sim...ao sermos mães retrocemos no tempo e descemos, ou subimos,ao patamar da infância...e ali estamos nós...e eles...e nós...e eles...sempre no mesmo patamar!!

Um beijinho azul
Raquel

Anónimo disse...

eu não duvido nada que o meu sobrinho venha a ser o futuro Gates cá de Portugal....

só sei que quero estar com ele para a semana.

beijinhos
aninhas e martim

Anónimo disse...

olá, antes de mais obrigado pela visita. Como é curioso a fixação dos nossos filhos nos computadores!!! O meu começou pelo telefone e tudo para ele servia para fazer de telefone (o comando da tv, a maquina de calcular, enfim qualquer objecto, ainda que a semelhança fosse às vezes dificil de encontrar) depois veio o computador, primeiro o teclado, com o seu dedinho teclava e olhava o monitor para ver o efeito (uma importante aquisição cognitiva) actualmente já parece um altamente eficente operador de telemarketing porque alem do teclado é o rato o auricular e por vezes deve achar que o monitor é tactil...eh..eh!
Mas fora de brincadeira para o Tomás tem sido uma forma que eu sem intenção encontrei para lhe captar a atenção e tem resultado. A parte negativa é quando ele quer mexer no computador e eu quero fazer o jantar.....Lá vem birra......A maior de todas é para dormir na cama dele.....é capaz de chamar a cada 5 minutos durante uma eternidade quando os irmãos já estão a dormir e se finalmente cedemos e vamos busca-lo não fica acordado nem 2 minutos na nossa cama.......espero que passe.....como passam as restantes birras, porque (in)felizmente o Tomás distrai-se com qualquer coisa e por exemplo a vontade mais ferrea de ficar na rua logo desaparece quando lhe damos os 99 folhetos que estão na nossa caixa do correio ( onde diz publicidade não obrigado). As birras do JP e do Tomás são iguais às do Miguel, do Nuno (e segundo a minha mãe e a minha sogra) da Luísa e do Nuno....(só mudam os objectos ou as causas do desejo). Obrigado por partilharem e deixarem partilhar. Beijinhos.
Luísa Rey

Anónimo disse...

birras??
ui!!!

a marianita sempre foi muito calma e agora quando faz birras também não são muitas. para aí 2 a 3x por semana mas olha que quando as faz ninguém a consegue calar!

temos de ter paciência, é sinal que se estão a desenvolver dentro dos limites normais ahahah

jocas

*Quicas* disse...

ui...o que me espera...


beijocas

Eva Antunes disse...

Apesar de toda a gente dizer que é normal, quando são os nossos filhos a fazer birras não conseguimos evitar pensar que a culpa será nossa. Mas, temos que nos convencer que faz parte da auto-afirmação normal de qualquer crianças. Nós só temos que conseguir dar-lhes a volta ;)

Como terapeuta da fala, acho óptimo que o seu JP goste de computadores e que adira à comunicação aumentativa.

João disse...

Fiz uma visita pra conhecer o teu cantinho...e confesso...amei...adorei...voltarei mais vezes pra ler tudo...desejo-te um lindo e maravilhoso dia pra ti e deixo bjos.
Passa no meu.
Beijinhos

Smas disse...

AS birras aqui também as há, são normais e passam (?) um dia. O meu filho tem 4 anos e meio e ainda estou à espera que passem. Bem, mas já melhoraram e isso já é bom...
Quanto às da minha filha, bem nem te digo nem te conto que ela é fogo!!!
E o computador cá em casa até o disputam entre eles.
São tudo coisas saudáveis porque com o computador e jogos didácticos eles conseguem aprender muitas coisas.
Bjs

Mãezana disse...

Passei para desejar uma boa semana!!!!
Beijinhos***

Flôr disse...

É muito bom que o JP tenha esse fascínio pelos computadores, porque concerteza, irá utilizá-los muitas vezes...
Desejo boa semana.
Beijinhos

_+*Ælitis*+_ disse...

Sao as crianças modernas, é no que da :) beijoes a voces e viva o PC que o possa ajudar, né? :)

RB disse...

cá em casa é igual, já coloquei fotos e tudo!!!!
hehehe
as birras... as tuas já passaram?
as minhas ainda não!!!! lol
um beijo enorme