terça-feira, agosto 07, 2007

As nossas Férias - I

O que mais aprecio no período maravilhoso de férias é o tempo que passa, despreocupadamente, e sem obrigações. Perdermo-nos em beijinhos e abraços sem olhar para o relógio. Passá-lo junto da família, com quem nos  sentimos mais nós próprios...é boa disposição constante ! Senti isso. Acho que sentimos todos.

Também adoro a mudança de ares e a quebra das rotinas. Mimamo-nos nas noites com passeios noturnos de manga curta . Sentámo-nos à beirinha do mar a contemplar o luar, a gracejar...e o JP acompanha as nossa boa disposição ! Aliás...reparei que cada dia mais se parece connosco. Ambos os progenitores são escorpiões...algo tímidos, reservados...embora que nos entreguemos às amizades e ao amor de corpo e alma. E assim é ele. Quando não conhece as pessoas, fica bem comportado. Não fala, nem refila...fica tímido. Algum tempinho depois (basta 20 minutos ou meia horinha) se gosta de alguém, cola-se que nem uma lapa...pede colinho, implora o colinho deste ou daquele...e já nem quer voltar para o colo dos pais. Gosta de conquistar as pessoas com quem engraça. E aí sim ! A vergonha vai-se embora e toca a fazer gracinhas e a mostrar a faceta da boa disposição. A timidez não é uma mais valia para ninguém e também não será para ele . Porém, respeito e gosto do meu filho assim como ele é. Também eu sou assim e nunca me dei mal. Lá faço as minhas amizades...poucas mas boas ! E penso que assim fará ele. Hoje voltou à escolinha e foi recebido efusivamente pelo seu amigo de "traquinices" J. e pela grande amiga F. Foi a única coisa que o fez sorrir esta manhã !

O JP bem mereceu estas férias. Teve um ano cheio de atividades e sempre de cara contente para tudo. Agora está cada vez mais crescido. Muito nos enganamos quando pensamos que ele percebe na mesma medida de que fala. Mas não. Percebe TUDO e reage até a conversas com linguagem mais elaborada. Identifica os números. Faz puzzles de associações, causa efeito, adora, genuinamente, "puxar pelo miolo", tenta nomear todos os objetos, mas fá-lo de uma forma muito deficiente. A girafa pode ser "iaaaaafa", o Leão é "iiiião"...o leite é "Aite" ou "eite", cavalo é "aa-aa-lllo" . Infelizmente custa-lhe bastante a pronunciar corretamente. Mas a partir de Setembro iniciará a terapia da fala e espero que haja boas evoluções.
Bem...nestas férias as evoluções motoras julgo que foram zero para não arriscar dizer um ligeiro retrocesso. Há quase um mês que não tem fisioterapia e natação. Nadou nas piscinas e no mar, mas não aguentava tanto...enfim. Esperemos por um período mais fértil em evoluções motoras.

No regresso e, como brinde destas maravilhosas férias, recebemos o relatório dos 10 meses de intervenção com o JP, no Centro de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian.
Resumindo: o JP é Interessado, curioso, concentra a atenção por longos períodos, é bastante interativo, gosta de trabalhar no computador. Entende pequenas regras , como esperar pela sua vez em atividades de grupo...e propõem passar para duas aulas por semana de 1.30 h cada ! Se ele aguentar tanto tempo concentrado dá baile à mãe que nem na faculdade conseguiu render tanto !

Iniciamos agora as rotinas que se manterão pelo ano fora. Com as aulinhas de 1.30 h + terapias diversas, ter-se-á de se deitar mais cedo. Mantemos o ritual da história antes de dormir, o banho, a massagem e o "eite"...
Esta semana estamos a ler um livro com contos deliciosos sobre meninos diferentes : Menino de Olhos azuis de água de Octaviano Correia- Editora 7 dias 6 noites, cujos direitos de autor da obra revertem a favor da Associação de Deficientes da Região Autónoma da Madeira. Estamos a adorar ! Aconselho!!! É tão bonito e ensina as crianças terem uma atitude muito positiva e de esperança com a vida…

Voltarei a falar e a relembrar as férias… mas este post já vai bem longo !


9 comentários:

sil disse...

Que bom terem aproveitado bem as férias!!!
Que bom estarem de volta!
Que bom o relatório do JP!!
Que bom...
Bjos
Sil

Anónimo disse...

Ao ler-te imagineir-os em pleno paraiso, felizes e alegres com o JP a rir á gargalhada :D

Que férias lindas amiga, foram bem merecidas, e é tão bom teres voltado :D

Jocas grilinha de estimação

Phiwuipa disse...

Parece que o balanço das férias não puderia ter sido melhor e quando assim é... já valeu mais do que a pena :).

Em relação às evoluções motoras, com certeza que voltará, pelo menos, ao ritmo normal. Tem força de vontade e isso não só é notória como às vezes é o basta!

*Beijinhos*

Ana Paula disse...

Bem vinda.
Já deu para ver que as férias foram muito boas.
Mereceu o JP e mereceram vocês.
Um beijo muito grande.

Cristina disse...

Bem vinda... Já tínhamos saudades. LOL
Voltamos à rotina?
Nós ainda vamos para a semana outra vez de férias...

Bjos

Cristina

Grilinha disse...

Cristina: Rotina ainda não...só algumas. Voltamos a ficar de férias no fim de Agosto...Beijokas

Vanessa disse...

Que bom que estão de volta...
Fico feliz por terem aproveitado ao máximo.

Quanto ao ligeiro retrocesso, não te preocupes, é natural, não tarda nada volta a avançar ainda mais.

Fico feliz pelo relatório. O meu mano também andou no CPC da Gulbenkien. Adorou os anos que lá passou e ainda hoje nos indica que tem saudades e que foram para ele os melhores tempo. Teve lá a sua primeira namorada... a Hélia, com quem ainda hoje tem contacto. É tão giro vê-lo ao telefone. Ele não fala, mas ela fala, então passam imenso tempo na "conversa".

Beijocas grandes

GE disse...

Dá para ver que voltas cheia de força e energia que sempre te caracteriza, e que é óptimo para o JP.

BJinhos e bem vindos de volta..

Miguel-100%fã disse...

hummm...q post bom...q post cheio de felicidade,de momentos bons de momentos q marcam diferencas nas nossas viidas...e mau andar ausente ,mas e muito muito bom entrar aqui e ler o q li,sentir a vossa felicidade em palavras simples ...
q bom amiga!!!
je tenho net em casa espero agora continuar bacompanhar com frequencia as aventuras do meu principe jp e de vos dar a conhecer este pais estranho,com costumes invulgares e quase inacreditaveis...mas com um cheiro pproprio o cheiro da terra a cruzar com o mar...nunca senti cheiro igual...
beijos