quarta-feira, agosto 22, 2007

A entrada no Clube dos Crescidos (o mais fixe)

Eu mãe me confesso...

Não sei se os meus métodos de educação são os melhores. Mas vão funcionando.

Faço uma certa chantagem...pois, faço. Sei que o JP não aprecia sopa, mas adora o chocolatinho (sobremesa láctea ) da Nesquik. Então se come a sopa toda...tem direito a comer chocolatinho. É que os crescidos podem comer chocolate. Comer chocolate não é coisa de bebé.

O JP adora passear e enfada-se se ficar no restaurante a esperar que os papás acabem. Pois os crescidos sabem esperar e depois têm direito a andar naqueles carrinhos e motas que balançam e nos sacam 1 Euro num piscar de olhos...Acreditem que o JP também passa a saber esperar...

E assim para que peça as coisas sem choramingar...para que faça as necessidades no bacio...para que se porte melhor e empreste os seus brinquedos.

Ele quer entrar no mundo dos crescidos que é bem mais fixe. E eu quero que ele se deixe de comportar como um bebé. Então negociamos...e é tão bom negociar com ele !

14 comentários:

Anónimo disse...

Grilinha, bom, mas mesmo bom, foi ter lido um post tão, mas tão positivo e tão cheio de ideias para eu conseguir meter este meu filho na linha!
É que anda que nem se pode. É fase, dizem. Pois. Fase.
Deste-me ideias tremendas, que surtem efeito e tal, e vai ser mesmo por aí!
Deixai vir o rapazolas das férias, deixai...

Minha querida, hoje foste visitar-me... E eu que andava para lá a correr tudo à vassourada! Nem te estendi o tapete vermelho! Nem um chá te servi!
Deixa, querida, que na próxima, tomammos um lanchinho fantástico, mas na minha nova sala de visuitas! Estou a decorá-la melhor!:)

Fica bem, linda!
Carinhos ao JP embrulhados em chocolatinhos bons! Que ele é crescido e pode comer chocolatinhos da tia pintora!

teresa pintor (portal junior)

sil disse...

O nosso melhor negócio, é mesmo tratado com eles...
Bjos Grandes
Sil

Maria Romeiras disse...

Bem! Entrada no clube da vida, portanto. JP a aprender que nada nos é dado mas tudo se conquista e que há algo que se chama justiça. O mundo é nosso porque o conquistamos. E ele vai conquistá-lo. Cá por casa também há a chamada "severidade", faz-me impressão que as crianças recebam tudo o que podem e não podem como se fosse um direito sem pensar no valor de cada gesto e de cada afecto. Tem que se explicar, faz parte da nossa missão. E eles entendem. Um beijinho para todos.

Anónimo disse...

Bom dia Grilinha e JP! Família maravilhosa, portanto!

Vim só deixar um mimo e ver se haveria novidades nesta caixinha de afectos linda, que é o vosso blog!

Grilinha, já li o mail! Vou ser famosa? Nãooooooo! Eu não merecia isso! (estou a brincar, querida!)

Vou reflectir nele. Seria espectacular. Mas, como calculas, terei de referir isso na Reunião de Coordenação de Professores. E conversar com os pais, óbvio.
Amei a ideia e a iniciativa.

Tenham um dia maravilhoso, linda!
JP, um docinho para ti com chocolate, que a tia teresinhap faz as vontadinhas todas! As tias são para as vontadinhas dos sobrinhos! amores tão lindos, vocês!

teresa pintor (portal junior)

Vanessa disse...

Concordo contigo quando dizes que tivemos uma infância descontraída. Hoje em dia é exigido demasiado às nossas crianças, por isso os vemos a "crescer" tão depressa. Faz-me confusão, ver crianças de 8 anos a agir como se fossem adultos. A nossa sociedade exige e "nós", por uma questão de status vamos atrás das tendências. Acho isso ridículo, porque não é assim que os tornamos seres melhores e mais felizes.
Ainda assim, lembro-me de ter uma colega na secundária que tinha de ser, forçosamente, a melhor aluna da turma. Outra não pode escolher o seu próprio caminho e teve de ir para saúde, porque o pai era cardiologista (hoje trabalha com o pai)... lembro-me bem dos problemas que elas tinham e como se sentiam e não quero de todo que o meu filho passe por isto. Temos de os educar, mas dando-lhes liberadade e não os forçar quando não têm capacidade. Isso seria frustrá-los mais ainda. Eles têm de conseguir de alguma forma escolher o seu caminho e nós temos de apoiar e ajudar e dar as ferramente para que atinjam os seus objectivos o melhor possível.

Quanto à negociação... belas dicas!!! Ainda é cedo para o Gui (que já começa a ficar terrível), mas assim que der começo a aplicar!

Beijoca grande
V.

GE disse...

Confesso que também sou adepta dessas negociações... já cheguei à conclusão que termos creianças com personalidade forte é o que dá, só com chantagem é que nos fazem as vontades :))

Bjinhos

Anónimo disse...

Oi minha mae de M grande...tudo bem???
Sabes costumo disser pensar que a vida e facil nos e q as vezes complicamos...na minha maneira de ver de sentir a vida a verdadeira questao e como a vivemos...e saber tirar o melhor proveito dela nao e mais doque saber agir da maneira mais indicada em cada situacao...e este sim e o verdadeiro segredo para se ter uma vida Feliz,onde a chantagem 'carinhosa" e usada amorosamente e com o unico obejctivo de fazer alguem feliz..ontem foi com a sopa,hoje foi com aquele carro 'giro",amanha vai ser com a 'fruta"!?e assim devagarinho o nosso bebe cresce e depois de amanha sera um homem feliz e educado, que sabe que quem faz o bem recebe o dobro do mesmo...
estou contigo amiga,eu ca tb usei uso e de certeza q usarei esse truque carinhoso para o levar a 'bom porto"....
beijos bons e verdadeiros....
Ana Lucas (miguel 100%fa)

Anónimo disse...

Ouve lá oh grilinha de estimação, que raio de pressuasão utilizas para o teu JP cair que nem um patinho???

É que eu faço isso tudinho, aliás o Jp e o canininho em termos de gostos são iguaizinhos, adoram máquinas de pôr moedas, adoram chocolate e adoram volantes como esse ai da foto (que é bastante giro, o do canininho não tem metade das coisas) então... o que estarei eu a fazer mal para o canininho não se querer juntar de tão bom grado ao mundo dos adultos???

É que ele acaba sempre por me dar a volta primeiro ahahahahah

O teu JP está um espertalhão sabias :D

jocas grilinha de estimação

Grilinha disse...

Que bem que me sabe saber que as minhas amigas não desaprovam aqui a "chantagem infantil"...Gosto de Vocês. Fico tão orgulhosa com o que escrevem...fico tão feliz, às vezes de me sentir apenas uma mãe, normal e a ir pelo bom caminho (pelo menos , espero)

Beijos para todas e um especialisssimo para África !

Vera Raquel disse...

olá

e quem não compra os filhos?
lá em casa também fazemos isso.
resolta, ela porta-se melhor ... então se resulta porque não fazer?

é só mesmo um negócio :)

jcas
vera e marianita

Anónimo disse...

Olá Grilinha e JP, coisa "mai2 linda da tia teresinhap! :)

Grilinha, li o teu comentário em cima!
Sabes, querida... Tu é que me ensinas a ver o Mundo com olhos de ver! Tu é que me ensinas a descer à perspectiva do ser realmente criança, no tempo certo.
O que eu já aprendi contigo e com mães maravilhosas como tu, não tem dimensão.
Tu é que és maravilhosa!
O teu filho, esse, uma fonte de aprendizagens para mim, mãe que te leio.
O Mundo é sempre tão bonito, querida! E decorado com estrelas brilhantes como tu e o teu filho, mais perfeito fica!

Mil carinhos!Para o JP, lá vai mais um chocolatinho doce. Que é tão crescido! :)

teresa pintor (portal junior)

PS_ oh amiga... eu vou deixar de escrever esta assinatura tão comlicada de "teresa pintor portal junior"! ahaha Tenho de escrever muito! Ficará teresap que é mais fácil, sim?

Mais beijos de chocolate, então!

Anónimo disse...

Acabou de chegar esse beijo especial..hum q bem q me soube...OBRIGADA!!!
Ana

Mãezana disse...

Obrigada pelas dicas...sempre bom trocar experiencias!
Beijos de negócios!

Tita Dom disse...

:-) Estás a sabe-lo levar com muitas esperteza!
Isso mesmo. Parabéns!
Beijos grandes