segunda-feira, outubro 13, 2008

Pequenas coisas que aprendi

Volta e meia faço um balanço do que foram estes tempos de maternidade de uma criança muito especial.
Há 3 anos e 10 meses não fazia ideia do que me reservava o futuro. Hoje já sei parte desse futuro, porque já aconteceu.
  • Os primeiros meses de vida, apesar de um bocado deprimida, estava muito apaixonada pelo meu bebé e isso foi fundamental para nós criarmos uma relação muito forte. Uma relação que lhe permitiu desenvolver-se em segurança.
  • Eu olhava para o meu bebé de ar perfeitinho e pedia a Deus que ele me viesse a "entender". Graças a Deus, entende tudo. Por vezes até demais.
  • Não sabia se viria a falar. Ainda não se pode dizer que o faça, mas chama pela mãe, pelo pai, pelos Avós, pede água, pão, diz sim e não, diz o nome dos animais e pede o que lhe interessa (só não é muito perceptível) e faz um esforço para repetir quando lhe pedimos (mesmo que seja difícil). Quando menos esperamos faz pequeninas frases. Mas também há dias que parece que o gato engoliu a língua e não fala quase nada.
  • Se houve meses em que não existiam evoluções, hoje percebi que ele estava a guardá-las numa "caixinha" e um dia eu veria o nosso esforço vir ao de cima, juntando tantos e tantos exercícios que eu afinal acreditava que podiam ter sido perda de tempo.
  • Tive medo que o JP fosse de desistir facilmente. Hoje sei que tenho um teimoso. Ainda temos de trabalhar a tolerância à frustração...mas seremos com certeza bem sucedidos.
  • Por isso e por tudo o mais: Amar, acreditar e não desistir durante muito tempo é fundamental ! O JP é um caso bem grave...mas está a evoluir, devagar, devagarinho, mas com muita vontade. Hoje é outro menino. Nem sei como estaria se não tivesse tido tantos estímulos e intervenção precoce, E por tudo isto, apetece-me dizer-valeu e vale mesmo a pena !

16 comentários:

Dina disse...

Olá,

Valeu e vai sempre valer a pena!

Nós lutamos para eles caminharem, fazerem o seu caminho, serem autónomos e especialmente serem felizes!!!

Se algum dia no futuro, eles não conseguirem fazer tudo, nós vamos saber que eles chegaram o mais longe que podiam, graças à luta, ao esforço e ao empenho e vamos sempre dizer valeu a pena!!!!

Beijinhos especiais com sabor a chupa-chupa para o JP.

Cristina disse...

Sem parecer a "cliché", mas emociono-me sempre que leio sobre as conquistas do JP. Talvez por pensar se estaria à altura como tu para ser mãe de um/a menino/a especial...

Bjos

Cristina

sil disse...

E vai continuar a valer...
Pelo menos tenho a certeza que o que depender da mãe vai toda a força... e dele tb...

Bjos a sorrir
Sil

LOBITAS disse...

Claro que vale sempre a pena, e sabemos isso mesmo, cada esforço cada terapia cada choro por não querer, sofrer, gritar, parece que estamos a exigir demais,... mas ... não ...´não é a nossa dor a deturpar a realidade, e a prova disso é mesmo a evolução deles ... nós sabemos, no entanto nos nossos dias NÂO ficamos cegas, parece que as coisas ficam nubladas .... mas esta nossa luta vai-nos levar a um bom porto.
Um beijinho muito especial para ti e para o JP.
Gostamos muito de vós.
As Lobitas

CláudiaMG disse...

Claro que vale a pena, e vai continuar sempre a valer a pena, porque é o teu filho, porque ele merece o teu apoio incondicional, porque queres que ele chegue o mais longe possível, porque queres o melhor para ele.
Acho que pelo os nossos filhos tudo vale a pena!!!!!

Beijinhos para vós

Cláudia Rocha

Anónimo disse...

Valeu a pena, sim claro que valeu, VALE A PENA. Pois o JP ainda tem muito a evoluir e ainda vai surpreender mais. O melhor investimento que podemos fazer é nos nossos filhos, eu penso assim: podemos investir na carreira, em accções, nos amigos, na nossa diversão, na nossa formação, mas tenho a certeza que o único investimento que vale mesmo a pena é nos nossos filhos.

beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

Grilinha disse...

Ana- futura educadora: Eu vi o comentário, mas não consigo perceber porque não aparece publicado (ou aparece noutros posts, não sei ). Juro que não percebo. Um beijo e desculpa.

Grilinha disse...

Ana: apareceu no post em baixo. Beijos

Anónimo disse...

Também tem que se ser especial para ser mãe de uma criança especial.
Tu és a prova disso!

Beijos grandes
Salomé

Anónimo disse...

Muitas mais vitórias vos estão reservadas
Por eles tudo vale a pena
Muito beijos
Beta & Beatriz

Mãezana disse...

Passei pra deixar 1 grande beijoca!

Mae Frenética disse...

Grilinha, eu admiro-te muito. Por tudo, pelo que fazes, como crias o teu filho, como vês a vida e quem és.

Acho q tenho perdido o Norte mtas vezes e chegar aqui ajuda-me a encontrá-lo.

Beijos mto grandes

Tita Dom disse...

Um orgulho esse teu menino.
Bjs grandes

Anónimo disse...

Grilinha,triste uns dias a sorrir outros,tudo faz parte da vida e tudo o que tens feito mais tarde irás dizer valeu a pena! E vale sempre a pena,..... embora ás vezes nós mães achamos tudo muito lento mas a nossa vida é mesmo assim !.....beijocas a todos voçês avó do Baunilha

Mãe Sisa disse...

São pequenas GRANDES coisas como estas que continuam a transmitir-nos a Fé e a Esperança no futuro incerto dos nossos filhos, que nós - Mães Especiais - tanto precisamos.

Abraço muito grande

Eclipse com Amor disse...

Parabéns pela perseverança.
Força para continuares a lutar com Amor pelo teu filho.

Beijo enorme

Lua e Sol