O sorriso do meu JP faz milagres no fim de um dia atribulado.
Diria que tem capacidades mágicas de me fazer feliz, mesmo no meio de todas as contrariedades que teimam em bater, constantemente, à nossa porta. A contrariedade de ontem , nem é parecida com a de hoje...mas disso nem quero falar.
Planos ? Vamos ter de nos limitar a fazer sempre projetos a curtíssimo prazo, porque o futuro de todos é sempre uma eterna incógnita. O nosso teima em não ser a exceção.
No meio de tudo isto, tenho a gargalhada sonora do JP e o seu sorriso maroto. A grandiosidade destes pequenos grandes momentos deixam-me doce e desperta para observar o mundo à minha volta. E que imagens bonitas retenho.
Hoje vejo com grande clareza quem são as boas pessoas. Elas aproximam-se, tratam-nos realmente bem. Interessam-se por nós, pelo JP. Muitas querem saber o que podem fazer para ajudar-nos ou, simplesmente, querem ser simpáticas.
Sinto que o JP tem uma espécie de íman.
Vou à Farmácia e perguntam pelo meu filho (que viram 2 ou 3 vezes) exatamente pelo diminutivo do seu nome. Vou ao cafezinho e fazem uma festa. Uma senhora sem possibilidades de gastar muito dinheiro, compra-lhe, entusiasmadamente, um carrinho caríssimo. As antigas terapeutas que telefonam no Natal e que perguntam, constantemente, por ele.
Um fotógrafo que veio do Algarve para fotografar o
TT. O Joaquim, que nem nos conhecia, e que fez o
vídeo (e veio do Alentejo). Educadoras a fabricar livros de rifas até os dedos doerem, outros pais que impingiram rifas aos amigos e nem lhes apetecia…
Talvez haja por aqui muita pena. Mas são boas pessoas certamente.
E que vontade de ser também eu, uma boa pessoa, sempre…
São estas pequenas grandes amizades que temos feito nos últimos tempos. Estas pessoas, realmente, maravilhosas. No meio desta vida baralhada, incerta...sinto-me feliz, submersa numa luz e num brilho, com vontade de poder conviver com todas elas. Nem sei como se vestem, nem se estão bem arranjadas, mas vejo, claramente, a sua poderosa força interior.
Aos poucos, cada vez mais pessoas assim vão entrando no meu coração.