terça-feira, fevereiro 03, 2009

Afectos do JP e dependências

Um dos objetivos neste ano letivo era aos poucos os nossos meninos deixarem de precisar do objeto de transição para dormir as sestas e para os acalmar na escolinha. Depois da tentativa falhada do JP de furtar o SONECA ao seu amiguinho J.(desculpa Inês), que pelos vistos também não estava a superar ainda esta fase, percebi que ele tinha muitas saudades de ter o seu PANDA na escolinha e que não tinha de o privar disso. Há 1 mês que o leva e nunca mais falhou a sesta. Adormece logo, calmo e tranquilo. Adora bonequinhos. Adora dormir abraçado. Tem 4 aninhos…

PROVA NÃO SUPERADA- AINDA

Quem se rala ? Dormi com um ursinho até aos 14 e sobrevivi ! O problema é só que agora durmo com um maiorzinho de 1.80 m e continuo a precisar de adormecer abraçada a ele. Todos temos as nossas dependências…

ADENDA: Eu compartilho o objetivo, entendo-o e acho que tem razão de ser, mas o meu pequenote ainda não está nessa fase....e não acho que valha a pena forçar.

11 comentários:

Luz de Estrelas disse...

Tirar porquê? Eu tb dormi com um até bem tarde e dava-me uma segurança enorme. :)

Grilinha disse...

Pois, será para os tornar menos dependentes ?

Sei lá. Eu tb dormi com um todo roto e gasto até bem grandinha... De facto hoje preciso de um abracinho para me tranquilizar. Mas há coisas piores na vida...
Bjs

Joni disse...

Eu, sempre tive muita pena de o meu Tesourinho não querer um boneco para dormir.
Fiquei toda contente quando ele recebeu, este Natal, o Avô Cantigas e passou a levá-lo para todo o lado, inclusivé para a cama.

A minha felicidade em relação a isto foi curta... Um dia levou-o para a escola... Teve do o partilhar... Agora não liga nenhuma ao pobre do Avô Cantigas... :(

Beta (Dokas) disse...

Todos os problemas fossem esse...
O importante é que ele durma tranquilo, junto do seu amigo ainda melhor, lá por casa a xuxa e a fralda são o mais importante
Beijinhos e bons sonhos :o)
Beta & Beatriz

Cristina disse...

Claro, todos precisamos de um apoio. Não vejo mal nenhum. Há quem durma agarrado à almofada, a fazer as vezes de panda... :)

Cristina

Maria disse...

Bem "G" lá vou eu ter que contar-te um segredo meu, dormi com um ursinho até muito tarde.................e para ninguém se aperceber escondia o urso no saco do pijama,quando os meus pais já tinham dado as boas noites, lá voltava o ursito para a cama eh...ao menos o JP. não precisa esconder o seu amiguinho.

Beij. com carinho para todos vós.

M.M.G.

Ana - www.nascerprematuro.org disse...

Bem, tu já sabes o que penso sobre essas "teorias"...Mas qual é o mal de dormir com um urso, com a almofada, com o Ruca, ou com eles todos juntos???? Eu não entendo, sinceramente! Eu tive um joãozinho que dormiu comigo durante anos e anos! E depois? Julgo que hoje em dia sou uma pessoa normal e obviamente também "dependente" de tantas coisas! A culpa dessas "dependências" terá sido originada pelo famoso Joãozinho?Sei lá...Se calhar foi, o meu filho até se chama João!!! ;-)
Ai Grilinha, não te preocupes com isso, deixa-o dormir com o panda, não o prives!
Jp refila SFF!!
bjs
Ana

Anónimo disse...

Olha a minha filha que já tem 5 anos e meio, desde os 2 anos que dorme sempre com dois ursos, antes de se deitar pede sempre os ursinhos, nunca experimentei se ela conseguia ao não dormir sem eles, mas acredito que não conseguiria. Eu gosto que ela seja assim, mostra que sabe dar afecto e compartilhar sentimentos, nem que seja com um simples urso. Eu própria já quase integrei aqueles ursos gastos e rotos na família, pois eles vão para todo o lado com ela.

Não vejo mal nenhum no urso, antes pelo contrario, tal como já ouvi um psicólogo de crianças dizer um ursinho de peluche pode ser um excelente ansiolítico para uma criança.

beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

Mãe Sisa disse...

Acho que numa outra ocasião já tínhamos falado sobre isto... O meu João dorme com o "Buddy Óscar" (que é um cão quase do tamanho dele) e com amofada da "Ovelhinha Mémé" e AI de quem ousar sugerir ele dormir sem as suas companhias! Até quando passamos aquelas temporadas no hopital levamos tudo atrás (apesar de não ser permitido em Unidades de Cuidados Intensivos! Para ele têm mesmo que abrir a excepção).
São refúgios de segurança.
Só os tornará pessoas mais seguras e confiantes.
Beijinhos

Mocas disse...

acho que fazem bem. eu tb não forçaria. aqui por casa tudo se faz com tempo :)

CláudiaMG disse...

Bem eu sinceramente não vejo mal nenhum nisso. Eu por acaso nunca me fui de ligar a bonecas e ursinhos, a Madalena também não, mas o Guilherme agora anda para todo o lado com um cão de peluche que comprei no IKEA maior que ele, é para o Alcoitão, é para as compras, por acaso ainda não dorme com ele porque é enorme e depois de ele adormecer eu tiro o cão da cama....é que ocupa tanto espaço que eu tenho mesmo de o atirar para o chão.
Mas para saberes, desde a pôr fraldas no cão, a pôr os óculos dele e o gorro, o peluche leva com tudo!!!!

Beijinhos
Cláudia