segunda-feira, fevereiro 09, 2009

As mudanças de idade

Nunca vou esquecer o que me disse a fisioterapeuta do JP e também uma mamã muito especial, (mãe também de um outro Pedrinho igualmente especial -já com 17 anos): "a determinada altura vai depender muito deles."
Sempre acreditei nisso. E ainda acredito.
Por isso até agora nunca achei que seria benéfico para o meu JP fazer um programa demasiadamente intensivo. O meu coração ia-me dizendo isso.
Porque ia ser violento, não lhe teria feito bem. Agora já será diferente.
Nas últimas semanas vem da escolinha e quer ficar de pé cerca de 1 hora a brincar, (mas a trabalhar também), mesmo depois de um dia extremamente cansativo.
Sinto-o psicológicamente bem. Oxalá assim continue.
Apesar de sentir a diferença, sente-se integrado num grupinho da escola, sente-se amado pela família, sente-se muito motivado.
Esta caminhada é na realidade uma maratona...percorrida um bocadinho em cada dia, nem demasiado devagar, nem demasiado depressa, seguindo um ritmo nosso, tão confortável quanto possível.
Precisamos de muita resistência, muito gosto, muita alegria de viver.
Essa é a grande verdade.

8 comentários:

Cristina disse...

É bem verdade. Por mais que nos esforcemos, depende muito deles, do seu estado de espírito e da sua vontade de alcançar metas... Claro que os pais influenciam e muito.

Cristina

Anónimo disse...

Acho que em tudo depende deles... mesmo sem serem crianças especiais como o nosso JP... a vida somos cada um que a conduz... e eles tem a sua velocidade própria :)

Mas mm assim, acho que o JP anda sempre a assapar, práquilo que ele já fez só com 4 aninhos :D

jocas grilinha de estimação

stardust disse...

Pois é bem verdade, a votade deles é soberana. O teu JP, com uma mãe como a que tem, só pode ser uma criança com imensa força.

Beijocas nossas

Beta (Dokas) disse...

Olá amiga!
É de facto uma caminhada longa, mas a ritmo certo e ao V/ ritmo vão-se conseguindo muitos progressos,e de facto a vontade dele é muito importante
Continua a ouvir o teu coração
Beijos
Beta & Beatriz

Maria disse...

Mamã "G" o JP. como é muito alto para a idade ás vezes as pessoas esquecem são só 4 aninhos, temos que lhe dar o seu tempo ele últimamente eté tem estado a vencer todas as etapas por isso parabéns JP.

Beijos com muito carinho........


M.M.G.

Anónimo disse...

Dizes que o sentes psicologicamente bem, ora eu acho que isso é o principal. Há tantas pessoas sem nenhuma limitação motora que não estando psicologicamente bem não conseguem ser autónomos nem felizes... O principal é que o JP se sinta bem e saudável psicologicamente, assim com o tempo e ao ritmo dele, ele conseguirá ir lutando pela sua autonomia e será certamente feliz.

Beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

CláudiaMG disse...

Mais importante que tudo é tu sentires que ele está bem, que ele está disposto para mais, que ele quer investir, que ele quer mais.....a partir daí depende dele e muito dele.
Tu melhor que ninguém saberás avaliar o que é melhor para o JP, assim como a melhor idade.

Beijinhos

Anónimo disse...

Temos campeão... quanto mais crsce mais actividades quer fazer para não se sentir diferente. Que bom!!! Com essa correria toda como é que esta mamã quer que a sua cria se levante facilmente da cama... =)
Beijinhos
Silvia