Dia a dia das lutas e vitórias uma mãe de um menino já com 17 anos com paralisia cerebral, de um menino de 10 anos, consultora imobiliária, engenheira e acima de tudo Mulher em evolução...todos os dias
segunda-feira, junho 29, 2009
TVI 24 - À espera do estado para crescer....Só foi pedido há 1 mês !!!
domingo, junho 28, 2009
Mário Augusto 'expõe' filha para quebrar preconceitos
'Grande Reportagem' de domingo vai tratar da paralisia cerebral. Jornalista pretende alertar e acabar com tabus.
Até onde poderei sonhar.
É este o nome da reportagem feita por Mário Augusto, em que a sua filha Rita, que sofre de paralisia cerebral, é uma das protagonistas. O trabalho vai ser exibido hoje, Domingo às 21.00, no espaço Grande Reportagem, na SIC.
"Queria muito fazer isto porque vivo o problema da paralisia cerebral através da minha filha e explicar que o mundo não acaba por causa disso", começou por explicar o jornalista ao DN. E não teve pruridos em expor a sua filha? "Não. Antes de fazer a reportagem falei com ela e perguntei se queria fazer isto. Foi um assunto discutido com a minha mulher e o meu filho mais velho, que tem 17 anos. Como a Rita, com nove anos, não tem problemas em assumir, achei que também não tinha de esconder", respondeu Mário Augusto.
"O tom da reportagem é positivo. Nunca faria este trabalho na base dos coitadinhos. Vai servir para dar esperança e para alertar as pessoas de que a paralisia cerebral não é uma deficiência mental. É um azar que acontece no momento do parto, ou imediatamente antes", sublinhou o jornalista.
A filha de Mário Augusto é um dos quatro casos da reportagem e faz ainda a voz off.
Cada vez faltam menos : continuem a assinar:http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2009N85
sexta-feira, junho 19, 2009
O meu Post preferido para quem me visita ou visitará pela primeira vez.
quinta-feira, junho 18, 2009
A excepção à regra ?

terça-feira, junho 16, 2009
E eu que sempre o elogio...

segunda-feira, junho 15, 2009
Tempestade de emoções !

sábado, junho 13, 2009
Adeus Cuba !!! Olá Portugal. Viaja Hoje !

sexta-feira, junho 12, 2009
Desenvolvimentos do caso da cadeira - Sucessões de Injustiças
Saiu uma notícia no Jornal, Correio de manhã de 4ª feira dia 10 Junho, na pag 17 , sobre a demora da atribuição da cadeira de posicionamento ao meu filho.
A atribuição (soube hoje) nunca será feita por aquele organismo - HOSPITAL DO BARREIRO.
Sim, Foi só hoje que recebi-( 2 meses e meio depois) resposta à minha carta endereçada ao Hospital de Nª Senhora do Rosário onde pedia explicações relativamente aos 3 anos de espera pela cadeira de transporte e posicionamento do JP. Ou seja, 3 anos depois tive uma resposta oficial ao assunto desta ajuda técnica. "É absolutamente fantástico, não acham ?".
Adivinhava o que lá estava escrito. A Sra. Administradora do H.N.S.Rosário- Barreiro , Eng. Izabel Monteiro que "maravilhosamente" tem conduzido este processo, informou-me agora que não pertenço à área abrangida pelo hospital. Informou-me também que não têm verbas e encaminhou o assunto para a segurança social da minha área de residência.
Ridículo e vergonhoso é terem demorado 3 anos a perceber/dizer que não pertenço à área , embora eu saiba que isso nada tem a ver. Várias amigas aqui da margem sul têm os filhos nas consultas da Estefânia e é por lá que recebem tudo o que necessitam. E se fosse efetivamente um problema, nunca o teriam aceite nas consultas e na fisioterapia.
Enfim, infelizmente tudo isto prejudicou o meu filho e continua a causar um grande desgaste no seio desta família. Aliás, o JP continua a ser seguido pela Fisiatra deste hospital , Dra. Isabel Melo, que o segue desde um mês de idade e que o conhece melhor do que qualquer outro médico.
Engraçado também que só depois de ter feito tanto barulho resolverem encaminhar o processo para outra entidade. Três anos a empatar. Chamar-se-á isto de má vontade, má-fé ou de incompetência ou ainda de tudo junto? Que dizer do descaramento da assistente social Irene Belo ter-me proposto pagar a cadeira a prestações, o que é absolutamente ILEGAL !!!! Esta senhora conhece o código deontológico da sua profissão ?
Por tudo isso e muito mais, o assunto já foi para o gabinete do Primeiro Ministro através de um amigo feito recentemente (Obrigado José). Já recebemos resposta de grupos parlamentares mas ainda acredito que o Ministério do Trabalho e Segurança Social resolverá o assunto, pois creio que a incompetência teve origem na ridícula condução do processo por parte do Hospital do Barreiro e em especial pela Sra. Administradora Eng.ª Izabel Monteiro .
Tristeza das tristezas é que a "tal" cadeira há muito que já não é adequada ao JP, nem para passear nem para trabalhar na sala de aula. Não serve para trabalhar no pré-escolar onde entrará em Setembro. A cadeira adequada foi avaliada na Gulbenkian, há cerca de 2 meses, por uma equipa multidisciplinar e custa o dobro. E lutarei por ela, pois com tanto tempo que passou, temos agora prescrita uma cadeira pequena e que não se adequa aos iminentes desafios do meu filho. Luto pelo que o meu filho merece e precisa.
A Segurança social pede-me agora resmas de papelada, para nos poder atribuir a cadeira. Se este tipo de ajudas técnicas/produtos de apoio são um direito fundamental do cidadão com deficiência, (independentemente dos rendimentos dos pais), então...continuo sem perceber nada. Seja como for, esquecem-se dos gastos que uma família tem , quando tem de criar uma criança com todos estes problemas.
Passo um excerto de uma carta de uma amiga:
Grilinha, não sei se sabes, trabalho numa IPSS . Tenho conhecimento de situações bastante dramáticas, tornando-se de alguma forma revoltosas perante as injustiças. A problemática da atribuição de Ajudas Técnicas pela Segurança Social é, desde sempre, um assunto deveras complicado, tornando-se ineficiente e desajustado. Em muitos casos, quando a "ajuda" é concedida já está fora das necessidades de quem dela necessita, como um meio indispensável e fundamental para a integração sócio educativa da criança portadora de deficiência, dificultando e atrasando assim a potencialização das suas capacidades. Uma vez mais, lamento estas situações de uma fraqueza do n/ sistema. Aguardo notícias sobre o JP.
Assim, e sem nada de concreto resolvido, não sei como continuarei a passear com o meu filho na rua, nem como fará visitas de estudo na escolinha. Imaginam a dor nos nossos corações ???? A desilusão do meu filho ?

Não desejamos esta situação a ninguém.
Apelo mais uma vez à vossa vontade de ajudar e continuem a divulgar por todos os contactos e a assinar ! São vocês que mais me têm ajudado. Obrigado.
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N85
Ai...se não houvesse tanta gente boa, isto era ainda mais difícil.

JÁ VOS DISSE QUE DOMINGO O JP REGRESSA DE CUBA? Tivemos de nos revezar. Se ouvirem nas noticias que houve uma inundação no aeroporto da Portela , já sabem que fui eu quem causou com a minha emoção. Vou voltar a sentir o seu cheiro, abraçar fortemente o meu menino ~já tão crescido e a perder-me olhando para o seus olhinhos lindos. Ele prepara-se agora para uma nova viagem de 11 horas até Madrid e ainda mais uma hora até Lisboa. Já pairava no ar uma certa "depressão"....Vai devolver-me a Vida e a alegria de viver. Vem rápido , meu amor.
quarta-feira, junho 10, 2009
A mais de metade do percurso. Faltam só 3500. Vamos conseguir !!!
Vejam se o vosso nome apareceu.
http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2009N85
terça-feira, junho 09, 2009
Comunicação Social - Espreitem

Uma deputada já colocou a questão no parlamento. Saiu no JN sexta feira passada. Será que tanto barulho vai dar frutos ???? Continuo a ser positiva !!! Acho que sim....e já só faltam 4900 assinaturas.
P.S: Foto tirada faz hoje um ano.
domingo, junho 07, 2009
Quase, quase...em Portugal

