quinta-feira, setembro 16, 2010

A adaptação continua sobre rodas

Assim tem sido todos os dias. Acorda e pede-me logo para ir para a escola. Na quarta, demos de caras com uma auxiliar que não conhecíamos de lado nenhum, a educadora veio mais tarde...e o JP assustou-se. Eu também não gostei, mas fazer o quê ? Daqui por dias, já a conhece...e pode achar normal.
Como está no jardim de infância, as rotinas são semelhantes. É uma pré e por ora não os vejo vocacionados para as atividades de leitura e escrita. Se, por um lado, parece-me ser menos estimulante para a fase em que o JP se encontra, por outro sinto que voltou a ter prazer na rotina diária, em que escolhe as atividades a fazer, e gosta de lá estar.
Os meninos reagem com enorme naturalidade. Ainda não usam o caderno para brincar com ele, mas lá chegaremos. A educadora por outro lado, tem sempre o caderno à mão. Nunca o arruma na mochila, porque precisa sempre dele....mas já o entende sem ele também.
Hoje, por eu estar doente, não o pude levar à escola. Ficou com a avó. Tivemos birra. O cromo queria mesmo ir à escola. Sem dúvida que continuar na pré foi a melhor escolha para ele. Se estivesse no primeiro ciclo estaria nas nuvens por aprender a ler e escrever e comunicar connosco. Mas poderia ser puxado demais para a sua maturidade, que é cada vez maior, não é igual a um menino de 5 de anos, no que se refere ao saber esperar, partilhar, acalmar-se sozinho, etc...e é essa maturidade que eu quero muito que ele possa desenvolver este ano.
À semelhança dos outros anos, os pais, rapidamente, afeiçoaram-se ao JP. Mais uma vez é vê-lo a largar charme para as mamãs mais simpáticas e sou eu que depois ouço os elogios à simpatia dele...(pois, pois...quando quer é bem simpático…)

10 comentários:

Mina disse...

Que bom, só coisas boas!...
Bjocas

Helena Barreta disse...

Que bom. Não faz ideia do quanto fico feliz a ler estas notícias boas.

O JP é um conquistador de afectos, com pouco tempo de convivência e já estão todos encantados por ele, parabéns, parabéns por ter educado o seu menino tão bem.

Não tenho dúvidas que a maturidade com a idade vai chegar e o caminho do JP vai ser de sucessos.

As suas melhoras.

Beijinhos e bom fim de semana

Mãe disse...

Como te entendo, eu também queria muito que o meu filho conseguisse atingir a maturidade suficiente para entrar para a escola no próximo ano, mas está muito difícil, ele resiste demais à aprendizagem, já o JP me parece que tem a maior vontade, que bom...
Beijocas

Unknown disse...

Aproveita para relaxar um bocadinho, que o miúdo é um valente e está a adaptar-se maravilhosamente bem!!
Beijocas e as tuas melhoras!!

Dulce Bregas disse...

Olá Grilinha.
Olha que eu não sou nada a favor das crianças entrarem na primária com 5 anos,principalmente rapazes,muitos vão chorando e alguns até chucham no dedo!
Aos 6 e até mais tarde seria o ideal,o meu tb irá aos 6 mas com eles já feitos.
Que bom que o J.P. está a gostar da escola nova,é como tudo primeiro estranha-se ,depois entranha-se!
Beijinhos!

Maria Poeiras disse...

Oi amiga, como é que estás?
Já estás melhor?
Ainda bem que o JP está a gostar da mudança.
Vai dando notícias, enviei-te um email, mas ainda não conseguiste dar-me notícias.

Beijinhos

Grilinha disse...

Oh Helena Barreta....ele tenta seduzir, sim...mas cada vez é mais teimosinho e já não é o sedutor de outros tempos. E quanto ao educar bem...quando temos a certeza, mesmo ??? Ai...eu não sei...eu não sei...
Talvez qdo eles tiverem 50 para 60 anos ?? lol

Beijocas

Maria Osório disse...

Que bom que tudo está a correr bem! É bom quando eles querem e têm vontade de ir para a escola, é sinal que gostam e que estão felizes!

O JP tem um sorriso lindo, quem não se derrete com um sorriso assim...??

Beijinhos grandes!

Leoinha disse...

Olá, Grilinha!

Finalmente consigo publicar o pc tinha um problema qq ...
Ainda bem que as coisas se estão a recompor e que o JP se adapta na escolinha. E claro com aquele charme dele e a carinha laroca cativa uma multidão ;)
Quanto à maturidade há miudos muito pouco maturos mesmo aos 7 anos ... E pelo que contas não sei se o JP será um menino mais imaturo que outros da mesma idade ...

Espero que continue feliz e que na escola corra tudo bem.

Bjs,
Leo

Maria João disse...

Minha querida,

Nem imaginas como fico feliz ao ler as tuas palavras.
Confirmam cada vez mais a ideia que temos desse menino traquinas, ele é um Homenzinho.

Quanto à maturidade, minha cara amiga... O meu JP entrou para o 1º ano como sabes, e a maturidade dele, onde ficou? Eu acho que fizeste linadamente em deixa-lo ficar na pré-priméria, eu também queria que o mesmo tivesse acontecido com o meu.

A sede de aprender a ler e escrever, faz com que todos os passos que tenha que dar até lá chegar se tornem uma grande maçada.

Eles são ainda muito pequenos.

Beijos e fico muito feliz pelo JP.
MJ