domingo, fevereiro 19, 2012

Os factos de uma nova vida

 As novas rotinas

A maior surpresa é perceber que a família consegue dar um grande contributo para que tudo continue a correr sem alterações. Desde há uns meses que tem sido a madrinha a levar o JP à hipoterapia. Queremos voltar rápido a essa rotina, mas vamos aguardar ainda umas semaninhas. O JP agradece pois adora as manhãs de sábado passada com os tios.  A avó continua a ficar no fim de semana com ele e enche-o de miminhos enquanto os pais recuperam o fôlego.
O pai tem feito o turno "das manhãs difíceis"; a professora e a auxiliar na escola ajudam ao máximo e o próprio JP colaborou e ainda colabora deixando a mamã dormir pequenitas sestas. Infelizmente tem alturas que pede demasiada atenção e não é tão fácil assim.
Por último, o Rafa também tem tido o seu mérito pois é um bebé muito tranquilo.
Não há dúvida que temos muito mais trabalho. Tende a ser muito cansativo, mas as alegrias são também tantas !

Factos

Apesar de saber e de não questionar que o bebés amamentados são mais saudáveis, a verdade é que não me lembro do JP ter ficado alguma vez adoentado antes dos 11 meses (altura que teve varicela) e ele só gostava do biberon (ainda que no 1º mês fosse do meu leite) e desde os 4 meses que passou a  frequentar a piscina. O nosso Rafinha, apesar de amamentado,  já anda com umas secrecções no narizinho e ando atenta. 
Na segunda semana engordou 300 g só com maminha ! 

Amigos

Temos sido muito acarinhados por quase toda a gente. Desde presentes, a mensagens de felicitações e disponibilidade para ajudar... e sabe tão bem !
Infelizmente há sempre algumas pessoas que nos surpreendem e parecem não quererem partilhar os nossos momentos de felicidade e apenas lhes interessam os momentos tristes. Há muito que aprendi a ser muito radical. E torna-se difícil arranjar uma boa desculpa, quando temos outros amigos que até estão em situações verdadeiramente complicadas e mesmo assim, conseguiram mandar um SMS carinhoso. 

Relativizar torna-nos mais felizes

As hormonas pós-parto não me deixaram minimamente deprimida. Como é possível ?
Se eu já conheço os verdadeiros problemas ? Não. Não estou nada deprimida.
Dou graças a Deus por tudo. Continuo no mesmo caminho com o JP, disfruto da infância maravilhosa dos meus dois meninos e resta-me estender as mãos a quem trilha os mesmos ou ainda caminhos mais difíceis.
Claro que tenho e continuo a ter problemas, porque eles não desapareceram, mas estamos cá todos os dias cheios de força para os enfrentar. Ou pelo menos tentamos ter força, na maioria dos dias. E é assim que quero ensinar os meus filhos e verem o mundo.

JP

Continua eufórico pela chegada do mano. Diz muitas vezes que gosta dele. Também diz que gosta de nós (mãe e pai) mais vezes...
Adora os "gatos fedorentos". Procura-os no Youtube e ri-se genuinamente com os sktechs.  Conversa com a madrinha no Skipe; gosta de fazer cópias dos livros infantis que tem em casa. Mais empenhado na escolinha. Quis oferecer uma mala da "hello Kitty" à namorada no dia 14 e ganhou um coração vermelho que leva todas as noites para a cama. Também ganha por vezes alguns desenhos e bilhetinhos com corações de admiradoras.
Nas redondezas já quase todos o conhecem e acarinham por onde passa. Quando vai ao café, brincam com ele e cumprimentam-no com respeito e carinho.

Rafael

Do nosso russinho, ainda temos pouco a dizer, à excepção que é encantador e tranquilo. Ao terceiro dia, já nem chorava com o frio na altura de despir. Mas ainda é muito cedo para concluir. Temos mesmo de aguardar para perceber a sua personalidade. Também nos enche o coração...

O gato

Muito curioso (como todos os gatos) com o Rafael, já percebeu que é "sagrado" e mantém-se vigilante mas à distância. 

Net

Tenho andado com muito pouca hipótese de fazer visitas e ver como andam os amigos, mas quando todas as rotinas estiverem mais definidas volto para visitas e actualizações. A verdade é que a nossa vida parece-me cada vez mais banal e desinteressante aos olhos dos outros, mas para nós é muito bom sinal. Sinal de paz e sossego.

10 comentários:

sandra disse...

Como é bom percebermos que tudo se resolve . Nada é impossível, e no fim " damos conta do recado". Fico feliz por tudo estar se encaminhando na vida de vcs.
Rafa é lindo, lindo!
Beijos no JP, que já se mostra um ótimo irmão mais velho!!!
Beijocas em todos! Sandra

Paulinha disse...

Adorei este post! Fantástico acompanhar-te, ainda que à distância! É tão inspirador! Fico mesmo feliz por vós, por estarem rodeados de tanto amor, apoio e ajuda. Vamos fazer figas para esse narizito ficar bom depressa e que o tempo melhore bastante! Gostei especialmente da parte "Relativizar torna-nos mais felizes" e do que escreveste nesse segmento! ;)

Beijocas grandes e muito carinhosas para vocês!

Professora Lu disse...

O momento agora é único. Sabemos que o início é bem difícil, maravilhoso e especial... curta-o porque ele não voltará mais. Quem ama vocês, entenderá!!! Beijossss, com muito amor,
Lu

Maria disse...

Que bom H. que tudo está a correr bem e que o J.P: continua encantado e ultrapassando as suas etapas, nossos, e vossos meninos, são oiro... aqui a je ás vezes fica menos faladora mas tu percebes o porquê.

Beijocasssssssssssssss muito especiais a todos, ao gato uma festa de longe, não me entendo muito bem com os gatitos deve ser porque me diziam que os meus olhos eram como os deles ..áhahahahahah

Estou muito feliz por todos vós, e força miuda, tudo vai correr bem! Beijosssssssssssssssssssss

Anónimo disse...

Minha Querida Amiga!

Gostei muito deste post! Faz-me lembrar quando os meus sobrinhos nasceram. Foi uma alegria incomparável e cada um que nascia era como se tivesse sido o primeiro. Vibro da mesma forma com os teus filhos, porque são pequeninos, porque adoro crianças e porque gosto muito, muito de ti!
Há dias, realmente, pensei mandar-te um SMS, mas hesitei exactamente, porque tenho medo de te perturbar a rotina, até de te acordar, pois sei que as Mães andam muito cansadas nesta fase e que todos os momentos são indispensáveis para descansar. Mas, amanhã vou arriscar e vou mandar um, porque a vontade de saber de ti fora do blog é cada vez maior!
Beijinhos para todos! Estou feliz por saber notícias!

Joana (Porto)

Mina disse...

Boas notícias!!!
Tudo a entrar nos eixos e encaixar, a vida é mesmo assim tudo se adapta...
Muitos beijinhos

Juca disse...

Grilinha,

ADOREI o post, é bom ver aquilo a que chamo uma familia FELIZ! Com todos os altos e baixos, defeitos ou feitios... a nossa FAMILIA é nossa e perfeita! ;)

Fico feliz por ver que tudo corre bem e que o J.P. já tem bem presente o seu papel de mano mais velho ;)!

Beijinhos grandes

Helena Barreta disse...

É tão bom, gosto tanto de a saber assim, feliz e serena. Fico muito contente quando aqui chego e são boas as notícias.

Parabéns ao JP, por ser um bom menino, um excelente companheiro e colega e um mano mais velho com muito amor para dar.

Felicidades para toda a Família.

Beijinhos

Sun Melody disse...

Olá Grilices!

Foi encantador hoje vos cumprimentar, ainda que por segundos numa troca de palavras. Finalmente do virtual para a realidade, o JP continua vincado de personalidade. Ademais a Cyborg, tem nome e lamentavelmente esqueci-me: cá vai chamo-me Alice.

Um beijo sonoro para todos.
Em paz e sossego de normalidade! :)

Grilinha disse...

O prazer foi nosso !!! Para quando um café ? Já alguma vez te disse que tenho um primo surdo-mudo com a minha idade ? Infelizmente ele mora muito longe e só trocamos SMS ! beijinhos.