quarta-feira, abril 18, 2012

Regressões típicas

A última quinzena foi, definitivamente, mais exigente. As férias da Páscoa do JP passadas em casa e o facto do Rafael passar já muitas horas desperto e ansioso por brincadeiras e atenção, exigiu de mim, muita imaginação para contornar os obstáculos do dia a dia.  Mas a prova foi superada (já que não tinha outro remédio) e entretanto o JP já retomou as aulas.
O Rafael é um bebé, extremamente, sorridente. E nisso sai ao mano mais velho. Mas revela-se ainda mais sociável.
As potenciais situações mais stressantes, são as que mais acalmam o Rafael. É quase garantido que se porta bem enquanto passeamos, anda de carro ou acompanha-nos à fisioterapia. Dorme melhor e acorda sem grandes exigências.
Se estiver numa festa repleto de pessoas que lhe querem pegar ao colo, são sorrisos o tempo todo e fica calmo, como nunca visto.
Se fica comigo em casa, começa a querer mais tempo de colo e brincadeiras e chora mais facilmente. 
E por isso, e tudo o resto, tentamos passear bastante.
Já gosta muito de brincar, mexer, interage muito, palra em resposta, grita para chamar a atenção. 
Adormece pelas 22.30 h e acorda pelas 4.30 h para mamar. Adormece novamente e volta a acordar com fome pelas 7.00 h. Não me queixo absolutamente nada das noites, pois não há choros. 

O JP, começa agora a ter as suas crises pessoais pela chegada do mano. 
Quer tomar banho na minúscula banheira do Rafael (que já tinha sido dele), quer mamar na maminha (que nunca quis), põe a chupeta do mano na boca, e ainda se quer enfiar no seu antigo baloiço (onde já nem cabe). Mas adora o mano e tem saudades dele enquanto está na escolinha. 
Tem é saudades de ser bebé…
Nada que não se esperasse, mas, em contrapartida, tem-se portado bem nas aulas e o seu aproveitamento foi entre o Satisfaz Bastante e o Excelentes, o que nos deixou muito felizes. E ainda mais, quando percebemos que a vontade de aprender é grande.  Gosta de fazer contas de cabeça e pergunta-nos, constantemente, sobre o assunto.

Eu cá ando...uns dias a precisar, desesperadamente, de tempo para mim e de melhores visões de futuro, outras deliciada com a minha família, que apesar de me dar dias (demasiado) preenchidos, deixa-me também com o coração cheio.


5 comentários:

Maria disse...

Bom dia a toda a família e em especial aos Principes.

Passando e ficando muito feliz com as noticias.

Beijocasssssssssssssss a todos.
M.M.G.

Helena Barreta disse...

Parabéns ao JP pelas excelentes notas e por ter gosto em aprender e saber mais.

O seu bebé é uma ternura, muito expressivo.

Muitos beijinhos

Tita Dom disse...

Que orgulho esse teu JP. Parabéns pelas notas!
Tudo de bom para vós.
Bjs enormes

Mina disse...

Só Charme estes rapazes...
E que melhor para superar a canseira de uma mãe que esses sorrisos que enchem o coração.

Também são tão naturais essas regressões;)
Beijinhos

CláudiaMG disse...

Não existem filhos iguais, nem em feitios, nem em formas de estar. Ainda bem que o Rafael é assim, mais sociável, mais desperto e que adormece nos sitios menos esperados. Assim também para ti as coisas são menos duras.
O JP é aquela doçura de criança que como qualquer criança começa agora a sentir uns certos ciumes do mano, situação essa também normal, pois se antigamente era ele o rei e senhor da casa, agora já não é bem assim. Olha quando o Guilherme nasceu, a Madalena com 6 anos pediu-me para começar a tomar leite no biberon porque via o mano e para além disso os biberons eram dela, claro que só vez isso 1 vez e depois percebeu que já não tinha idade para tal.
Espero que a vossa vida vos continue a sorrir e acredito sim que precises de um tempo para ti miúda, por isso tenta mesmo tirar um tempo para ti pois nada melhor que nós estarmos bem para os nossos filhos estarem bem. Beijos enormes