quarta-feira, dezembro 08, 2021

Objectivos desta Partilha

Quando iniciei o blogue vivíamos uma época de babyblogues. 

Quase todos eram cor de rosa. Não era fácil encontrar um blogue de uma mãe de um menino ou menina, com deficiência. 

Por vezes encontrava um post, mas não encontrava continuidade. 

Ficava curiosa. Eram felizes ? Como era a evolução?


Quando criei o meu, (há 15 anos atrás) eu queria desmistificar, quebrar barreiras e mostrar que, crianças e mães de crianças diferentes, têm o seu lugar tanto na internet dos babyblogues, como no dia a dia e queria inspirar mães a terem esperança e fé. 


Houve ali uma altura que eu percebi (pelos 7 ou 8 anos dele), que apesar de tantas batalhas, dedicação e terapias, o meu JP não iria andar ou falar. E a vontade de partilhar diminuiu porque eu não queria tirar a esperança de outras mães acabadas de chegar a este mundo.


Se és uma mãe que acaba de receber um filho especial, não te assustes. 

Existem fases que todas nós passamos e uma delas é a da rejeição. 

A fase de não aceitar, de negar e pensar que tudo, um dia, ficará no passado

Preocupamo-nos com coisas que nada interessam, com o que os outros vão pensar,  se estamos a ser "castigadas"... 

Essa fase passa, basta que comecemos a aceitar. 

Não é conformar. É aceitar.


Não te conformes, luta sempre… mas vai aceitando.

Não rejeites, ama. 

Não penses em castigo, pensa em aprendizagem. Em missão. 

Não te preocupes com o que vais ter que ouvir e sim com o que vais poder dizer e fazer, para mudar o mundo! 

O filho especial pode tornar-nos imensamente sábias ou especiais, basta que nós queiramos. 

Ou pode tornar-nos deprimidas e muito vítimas.


Eu fiz a escolha. Escolhi amá-lo. Agradecer na mãe que me tornou. 

No ser humano que ambiciona mudar tanta coisa. Que luta para lhe dar condições.


Aceita! Faz tudo o que estiver ao teu alcance para que a vida dele seja melhor, mais saudável, mais feliz. 

Faz as terapias, experimenta tudo para conseguires aquele bocadinho extra de melhoria na vida, mas não queiras mudá-lo. 

Esquece os milagres. O teu milagre será ele. 

Será mais um dia de vida, mais um sorriso, mais um abraço. 


A vida é muito mais do que imaginamos. Ela não é só feita de pessoas que andam e falam. 

Ela é feita de pessoas que ensinam, que se superam, que lutam. 


Não sou a mãe perfeita. 

Mas sou melhor pessoa porque ele existe na minha vida.





Sem comentários: