sábado, agosto 05, 2006

Amizade, a mais bela das paisagens

Quando em agosto de 2004 foi descoberto na ecografia do JP algo de menos normal, estava muito longe de imaginar o que o futuro me reservara. Tenho dito que as paisagens que descobri neste destino, tão diferente do imaginado, são lindas. São paisagens que eu nunca teria o prazer de as descobrir se o JP não tivesse vindo ao mundo. Tinha descoberto outras também muito bonitas, mas mais tranquilas, com flores diferentes… Mas esta Holanda tem flores de cores tão fortes e tão lindas, vi algo que nunca tinha visto. E nunca mais serei a mesma. Tudo acontece por uma razão e eu acho que tenho vivido de uma forma tão intensa nestes últimos 2 anos como nunca tinha vivido antes. As emoções são todas 'mais'... A maternidade que muda qualquer mulher… a ansiedade, a incerteza, o aprender a saborear o presente e as amizades que surgiram no meu caminho.

Hoje conheci uma mãe, já a conhecia, mas não pessoalmente. Tenho dificuldade em descrever a Aninhas, porque qualquer tentativa ficaria aquém… Mais uma pessoa que se cruzou comigo neste meu destino e que fico tão feliz que assim tenha acontecido. Todos estes momentos especiais, altos e baixos, contribuem para a pessoa que eu hoje sou. Não retiro, não rejeito um só momento, pois retiraria uma flor à paisagem atual da minha vida… que adoro. E esta mãe tem um dom. É uma mãe com um M grande: sorridente, tranquila, lutadora… O bebé dela nasceu com 26 semanas e eles já enfrentaram muitas batalhas. O Martim está ótimo! Batalhou com gosto e sucesso os primeiros desafios da sua vida, pois não vejo cicatrizes. Vejo, sim, um bebé tranquilo, mas de olhar vivo e atento. E é ainda tão bebé! Roliço, ternurento… tive de dar uma trinca na pernoquinha desnudada dele. Não resisti a tanto encanto. Fiquei com eles no meu coração e espero desenvolver no dia a dia uma ternurenta amizade. Falámos com se nos conhecêssemos há muito, com uma cumplicidade incrivelmente especial…

Obrigado, JP, por me teres conduzido a quem eu sou hoje, e ainda à blogosfera que nos levou a conhecer estas pessoas maravilhosas que nos têm apoiado muito.

Adenda: foto do JP e do Martim…

32 comentários:

Anónimo disse...

olá

algumas destas amizades virtuais ficam mesmo no nosso coração!
sei do que falas pois também eu tenho uma amiga que deixou de ser virtual á uns meses e que a filhota tem o mesmo problema da marianita. adorei conhecê-la e adoro falar quase todos os dias com ele ao telefone.
são amizades que nos marcam muito e ás vezes são mais verdadeiras que as do dia a dia.

jcas
vera

Anónimo disse...

Ola,Queridos!

Realmente,as amizades que encontramos por este caminho tão especial que trilhamos é extremamente maravilhosos e edificante!E o melhor de tudo é podermos nós conhecer pessoalmente!tornam-se amizades eternas e com laços de amor!
Gostaria muito de conhecer estas amigas virtuais...quem sabe...está perto!
Obrigada por estares em meu coração!
beijos de Nani e Gigi

Anónimo disse...

Só passei pra te dar um beijinho e fico contente por teres conhecido mais uma pessoa que te é especial.
Beijos

José Leite disse...

Boas amizades virtuais para todos, e isto não é virtual!!!
Fim de semana cheio de virtualidades!

Anónimo disse...

Oláaaaaaaa

Fico muito contente ao ler o teu post. O JP tem uma mãe muito especial.


Jokas

Anónimo disse...

Olá Grilinha...

Primeiro fiquei surpresa e muito feliz por teres nos visitado...:)Já vi tuas pegadinhas noutros blogs e fiquei muito contente! falas sobre amizades do virtual pro real...Já fiz tb a experiência e adorei, é algo mágico! Fico feliz por teres encontrado uma boa amiga na Aninhas, é tb uma mulher com M grande!

E quanto a ti tens um lindíssimo rebento!

Beijinhos enormes de Vanessa e Moquinhas! :)

Anónimo disse...

Ops... Vanessa é a LINDABRASIL do Portaljunior!

Beijos...

vania disse...

um dia o JP vai ficar muito orgulhoso da mãe que tem porque é uma lutadora e nunca baixou os braços e aceitou o que vinha com muita alegria e amor.

beijinhos

Anónimo disse...

Minha querida, concordo com tudo o que disses-te, tambem tenho vivido momentos tão intensos, tão belos, que se não tivesse vindo parar á Holanda os não teria vivido, e por isso agradeço.
Conhecer-te embora que virtualmente, foi das coisas muito boas que me aconteceu, brevemente temos que passar esta amizade ao real.
Em relação á Ana, eu tenho o previlegio de a conhecer pessoalmente, é sem duvida uma grande mulher, uma grande mãe, dotada de uma calma e tranquilidade incomparaveis. O seu exemplo de coragem e esperança em relação ao Martim, foi para mim um exemplo.
Em relação ao Martim, é o meu menino, todos os meninos que passaram pelos meus cuidados, são tambem um pouco meus, e o Martim é sem duvida um dos meus meninos, um grande guerreiro, eum vençedor.
Muitos beijinhos para voçes
Anita

Anónimo disse...

Grilinha eu hoje só me apetece dar-te uma valente porrada virtual, mas daquelas de ficar roxa :) atão mas que raio de perguntas são essas pra me fazer gaja, olha que eu sou uma mulher de respeito, sou casada e tenho um filho, tenho que me dar ao respeito. ai ai bom depois vai lá ver as respostas, ah pois porque eu respondi, mesmo sendo perversas e ordinárias :)

Agora em relação ao teus post, não consigo imaginar nem por sombras, o que já passas-te e o que cresces-te desde que o JP nasceu, mas uma coisa sei, ao ler o teu blog, leio palavras de uma mulher inteligente e com muita experiencia de vida, mas sempre muito apaixonada pelo seu filhote.
Esta paisagem em que vives, é uma paisagem das mais lindas, mais compensatórias e bonitas que alguém podria um dia vir a "viver"

beijocas grilinha de estimação.

Mixikó disse...

Passei...beijos da Fokinha

Anónimo disse...

Olá linda,
Sabes que nós mães, que temos, ou tivemos, uma experiência de maternidade diferente daquela que sohávamos todas temos um dom! O dom de conseguir ultrapassar obstáculos que pensávamos intrasponiveis! O dom de rir quando queremos chorar! O dom de nos levantar quando o nosso corpo que cair! O dom de sermos mães dos nossos filhos!
Gostei de te conhecer também! Gostei que tivesses conhecido a Ana! Tenho acompanhado a história do Martim lá no portal! Uma história com muitos pontos em comum!
Mil beijinhos,
Teresa

Quita disse...

É sempre bom fazer esta passagem do virtual ao real, especialmente quando se cria essa "ligação", como se se conhecessem há anos!!

Tita Dom disse...

Os filhos por vezes fazem de nós seres de outra dimensão, uma dimensão que muitas das vezes não existe ou está escondida. Amar é isso mesmo e tu és uma mamã especial que foi escolhida para ser a mamã do JP por isso mesmo.

Beijo muito grande

Unknown disse...

É maravilhoso quando encontramos aqueles por quem já nutrimos afectos mas que não conhecemos pessoalmente.
uma boa semana
Cris

Smas disse...

Tenho a certeza que os filhos nos ensinam a todas mais do que o que lhes ensinamos a eles, principalmente meninos tão especiais como o teu doce JP (o que eu adorei o sorriso dele, de derreter corações) que tem uma mãe também muito especial!
Bjs grandes para ti e para essa mãe de um lutador!

Ana Paula disse...

Uma foto muito linda para guardar.
E os amigos também.

Beijinhos

dixubo disse...

Acredito que muitas vezes a vida se nos depara com situações mais complicadas para que possamos olhar o mundo com outros olhos. Tornamo-nos mais humanos, mais entregues, mais nós e para que as nossas atitudes sejam repensadas e valorizadas! :)
O JP é o teu dom. Não só é um menino lindo e especial como fez de ti uma mãe também ela muito especial e com uma maneira de ver o mundo de uma forma que poucos têm o privilégio de ver (porque sim, é um privilégio!).

Beijinhos grandes para os dois.

p.s. Obrigada pelos teus comments no meu cantinho e um obrigada também pelo teu interesse e reconhecimentos dos meus dixubinhos! Chuakkkk ********+

RB disse...

Uma mãe especial, de um filho especial com amigas tão especiais como eles...
Uma Holanda maravilhosa.
um beijão

Mae Frenética disse...

Ainda bem q se encontraram uma à outra.
Quem tem amigos tem tudo.

Um beijinho muiiito grande!

Just Me...S disse...

Sempre posts lindooos e cheios de ternura!
Beijocas cheias de mimo para vocês
S

cloinca disse...

ADOREI!!!
Conheci o blog da Ana a semana passada... li o blog todo... é linda! Uma mulher cheia de força, que transmite precisamente isso que dizes: tranquilidade!
Fiquei muito feliz por saber que a vossa amizade passou do ecran e do telefone para um contacto físico e mais próximo!
Tenho andado mais ausente, a tentar recuperar forças que nos últimos tempos perdi... mas esdtou sempre aqui para ti! Qq coisa que precises, já sabes, estou à distância de um telefonema!
beijos, para vocês todos!!!
Cláudia

keridalindinha disse...

Olá, muitos beijinhos e que essa amizade seja daquelas não de sempre mas para sempre. Beijinhos aos bébes.

Docinho disse...

Mais uma mensagem que me deixa com força para lutar contra tudo... contra todos...
Obrigada minha querida pela força que tens dado à minha vida... n imaginas!!!! Se eu te contasse...

Beijinhos doces

Docinho disse...

Não é enganado : )
É mm para ti... quando estou em baixo penso na força que tens, no teu dia a dia e ganho força também... penso que existem vidas tão mais complicadas e que são levadas pelo amor... como a tua... penso em mim... e ganho força para continuar...

Era isto...

Beijinhos esclarecidos

Grilinha disse...

Oh, docinho...a confusão foi minha...não foi isto que li...deve ter sido noutro sitio...e fiz uma confusão tremenda...e não te sei explicar como foi , mas tb não interessa
Percebo. Força minha linda...Muitos beijinhos

rnpv disse...

Sabes...dizem, os mais velhotes (disse-me a minha avó), que são os filhos que nos escolhem por uma razão especial...eu passei a acreditar!
*
Raquel

Nota: Quanto ao projecto do novo emprego "diferente" alinho se precisares de mais alguém...tb estou farta!

Ternura disse...

Mais um post espectacular...mais uma mensagem de coragem...és e serás sempre um exemplo...uma mamã muito especial...tenho muito orgulho em ter-te como amiga...já te disse e volta a repetir não me desiludiste nada...és mesmo uma mamã muito especial :)

Beijinhos ternurentos

P.S. Gosto muito de vocês!

Tita Dom disse...

Um beijo de saudades de te ler...

alexandrachumbo disse...

passei só para dizer OLÁ, obrigada pelas tuas palavras sempre amorosas, beijinhos ao grilinho e boas férias:)

tixa disse...

Olá voltei e adorei ler as evoluções do JP nas férias já para não falar do sorriso, tem ar de malandreco o teu filhote ai tem tem!
Qt a este post entendo-te as coisas para ti não são fáceis e espero que consigas realizar o teu desejo.
Um bj enorme para os 2

Lua disse...

Olá Grilinha, já passei por aki algumas xs apesar não fazer comentários. Através das tuas Crónicas tenho visto os desenvolvimento do teu filhote, e dá para perceber que és uma lutadora e acredito que o teu filho contribui para esse espirito de guerreira.
Bjs