quarta-feira, agosto 30, 2006

Lição a estudar

Num dia de trabalho comum, conto os minutinhos até chegar a casa e desfrutar do meu pequenino amor. Encho-o, então, de mimos e atenções, estímulos e brincadeiras! Quem me pode condenar? São as 'nossas' duas ou três horinhas, semelhantes em milhares de lares onde há mães trabalhadoras…

Esta semana o colégio está fechado, estou com ele a tempo inteiro e constatei que o meu menino só está satisfeito se estiver a passear ou se eu estiver a dar-lhe atenção… Bem sei que ele tem limitações e não consegue explorar o mundo sozinho como gostaria, mas, neste momento, não se interessa nem por brinquedos que consegue manipular. Descobri que tenho uma lição nova a estudar para ajudar no crescimento equilibrado do meu pequenino, qualquer coisa como estímulo da autonomia e independência… Nos dois dias que ainda me faltam disfrutar com ele, não me parece que este maroto me deixe estudar o que quer que seja… :-)

Adenda: o meu menino não fica um minutinho sozinho sem choramingar, o que é difícil para mim. Porém, posso estar a exagerar e ser normal na idade dele... Só gostava que fosse um pouquinho mais independente e que se conseguisse entreter sozinho a brincar sem ser a ver o Noddy…

31 comentários:

sissi disse...

sabes, comprei ontem um livro q fala dom drama dos pais actuais, a falta de tempo e a tendencia para o excesso de mimos...lol chama-se «pais que mimam demais...»...ao q li é um estudo sobre pais trabalhadores...

Grilinha disse...

Pois...se calhar vais ter de me emprestar...não acho que mime demais...porque tb sou firme em algumas coisas...mas pode ser um dos problemas pois sempre que stou com ele...dou-lhe muita atenção, eventualmente, ai,ai.Obrigado pela dica...Beijinhos

Mixikó disse...

às x penso nisso tmb...tem dias que chego tarde a casa e tento compensar ao máximo...mas tento n cair no "erro" de mimar em excesso...ou seja, mimo claro, mas tmb devo dizer que não...

beijos

sissi disse...

upa...pais que mimam de mais...LOL N digo q o mimes de mais...ACHO Q MIMAR é optimo...aliás, eu acho q sou prodiga nisso...Era só para te dizer q a falta de tempo é mm um problema da actualidade, tanto q já escrevem sobre isso...LOL Os mimos são sempre bons...;-)

Anónimo disse...

Eu acho que ele quer mesmo é atenção, toda a atenção da mamã, e nem acho isso estranho, teem mais é que aproveitar esse tempinho juntos.
Beijos

Tita Dom disse...

Isso mesmo! E ele tem toda a razão quer a mamã toda para ele... sabes o tempo voa... corre mais rápido que nós... aproveita todos os segundos... a casa fica lá, a roupa tambem... mas eles não... todos os dias eles crescem, todos os dias são poucos para os saborear.
Beijo Grande.

Mãezana disse...

Sabes minha amiga...é um dos muitos dilemas que me assolam desde que ela nasceu. Ainda no outro dia dei comigo a pensar: "Vou deixá-la brincar muito! Tem tanto tempo para estudar e trabalhar! A vida já é uma seca que baste quando crescemos!!!" E quanto ao mimo é igual...aproveitemos tudo enquanto pudemos...e eles deixam!

1 beijinho grande!

Anónimo disse...

Ola,minha querida e JP!

Bem na verdade tudo que é demasiado não faz bem a ninguém.Eu era inteira e presente à Giovana quando estava com ela ...quando era pequena.Não tinha um minuto sequer para mim!O que aconteceu?Criou-se uma simbiose ...que estou a cada dia tentando apagar.
É muito importante para eles a descoberta e a autônomia...e nós embora queiramos estar com eles ,temos que estimula-los a ter esta independencia.E isso só se conquista com o tempo e com muita clareza nas conversas.Pois,eles entendem tudo.Mesmo pequeninos.
O que muitas falam é que o tempo de estar com os nossos filhos não é medido pela quantidade e sim pela qualidade.E sei que mesmo que fique pouco com ele...a qualidade de atenção que tu das a ele é magnifica!Crie brincadeiras e atrativos devagarinho para que ele vá se soltando.Tu és criativa!
Beijos e mais beijos de Nani e Gigi.

Anónimo disse...

Grilinha!
Você já leu" Quem ama educa"
de Içama Tiba.É excelente!
beijos de Nani e Gigi.

Grilinha disse...

Nani...Ainda não li...li "Da crainça rei à criança Tirana" e aprendi muito sobre o "não fazer as vontades todas"...bem sei disso....e agora tenho tirado muitas dicas que funcionam 5 estrelas...como deixar um pouco a choramingar à noitinha antes de adormecer...em 2 minutos adormece sózinho....mas acho que vou ler mais...proncipalmente sobre a vida profissional / versus diponibildade de atenção. Quero sempre aproveitar ao máximo....e não sei onde poderei estar a errar...se é que estou....tenho de investigar...estudar, só porque quero que ele aprenda a divertir-se sózinho...por outro lado ele tem 20 meses...quase todos sofrem de grande dependência dos pais nessa fase...mas informar-me não vai fazer mal nenhum...obrigado pela dica, amiga. Grande beijinho

Mikas disse...

Devagar se vai ao longe. Força. *

Anónimo disse...

Oh miga, eu não sei se isso é das limitações se da idade, eu tive uma altura que ate para fazer xixi a be ia cmg para a casa de banho, e fiz muitos com ela ao colo.
Para estudares é que não vai ser fácil.
Jokinhas

Grilinha disse...

Eh, eh...Clauzinha...essa de levares para a casa de banho....é 5 estrelas...ainda não cheguei a esse ponto....mas deve faltar pouco, eh,eh....

Mae Frenética disse...

Olha querida, estou há quase 3 semanas com o P de ferias e ele está igualzinho ao teu JP.
E eu não me posso ausentar nem 1 seg da beira dele q desata num choro!
Estive num hotel com montes de crianças e as q tinham entre 1 e 3 anos eram iguaizinhas. Faziam todas a mesma cena. Nós, os pais, até já nos riamos qdo tinhamos de nos levantar para ir ao bufet buscra comida!! LOLOL! faz parte! E não me venham dizer q é mimo, pq mimo é dar agora, q eles são pequenos, senão qdo vai ser??


Eu tb ja li um livro sobre isso, mas o q conta é mesmo o nosso instinto. Cada caso é um caso e não acho q devamos contrariar pq sim! Por ex, se o miudo é, na maioria da vezes, impecavel, pq é q havemos de nos zangar mto qdo faz uma perrice? zangamo-nos so um bocadinho, pronto! :))


E depois, eles são tao pequeninos... não achas?

Desculpa o testamento, mas só queria terminar e dizer-te q qdo ele voltar a escola vai voltar mto mais seguro. Mesmo parecendo-te q nao. Estive a falar com imensas educadoras de infancia q dizem q estes dias de mimo com os pais nas ferias fazem miudos mto mais motivados e seguros, mesmo os pais pensando q os estao a estragar...

rnpv disse...

Pois...como te compreendo...mas também é tºao bom tê-los sempre a procurar a nossa atenção. até porque, daqui a uns anos já não vai ser tanto assim...
*
raquel

RB disse...

ainda ontem falava com outra mamã que dizia o mesmo, é bom te-los em casa, mas não ficamos com muito tempo se eles não conseguirem estar sozinhos né?
porque pensas que venho aqui comentar a estas horas??? lol
um beijo enorme
vou com saudades
até breve

Smas disse...

Grilinha!
Nunca os mimos são demais.
Do primeiro filho também queria que ele fosse mais independente e me deixasse mais espaço, mas ele cresceu tão rápido e com 4 anos é bastante independente. Agora com a amorinha eu sou muito dependente e mal ela anda pela casa a chamar mamã tem logo direito a que eu largue tudo e lhe dê colinho, miminho ou que brinque com ela. Sabes, crescem emso muito depressa e mesmo com as limitações que o teu JP tem ele também será mais independente mais tarde ou mais cedo e aí nem vai querer tantos mimos. Aproveita.
Bjs grandes com saudades desse sorriso doce do JP

Rita disse...

olá amiga!

TODAS as crianças são assim, precisam de se sentir acompanhadas. A minha B. sempre foi assim até ía atras de mim p a casa de banho, andava sempre colada a mim. Hoje está muito melhor mas tb acho q é por ter vindo o irmão e ela saber q se me ausento da companhia dela muitas vezes é por causa dele. mas sei q essa fase é normal e n te esqueças q ele normalmente não te tem assim a tempo inteiro

keridalindinha disse...

Olá, eu acho que isso é normalissímo, a minha Liane, também não fica sózinha sem choramingar, quer ter sempre alguém por perto, se for assim porta-se bem! E não te esqueças que nós mamãs temos sempre lições novas a aprender, todos os dias, só uma mamã muito distraída não vê isso.
Tu és uma mãe a 500%, por isso teu menino quer-te só para ele!
Beijinhos grandes.

Docinho disse...

Olha que eu tb estou esta semana com a C cá em casa e como tenho trabalho, não está fácil!!!!
Ela brinca sozinha mas como já gatinha para todo o lado e anda sempre a tentar por-se de pé eu não páro!!!!
Como vês a independência também dá trabalho : ) e o resultado: uma nódoa negra na testa e um arranhão na cara... fruto de quem descobre o mundo!!!

Uiiiii....

Beijinhos em movimento

Anónimo disse...

Sabes amiga, penso que esse comportamento do JP é mais normal, as crianças gostam de companhia, gostam que brinquem com eles, o que não é normal é eles quererem brincar sozinhos, e como o tem menino tem dificuldades em procurar a tua companhia, reclama a tua presença atravez do choro.
A minha menina tambem quer muito a nossa presença para brincar, para estar com ela, e ela mesma vem-nos buscar.
Tambem a unica coisa que ela faz sozinha é ver o Noddy, e mesmo assim por vezes chama-nos para dançar-mos com ela.
Sabes qual é o grande problema, é o pouco tempo que temos para eles, de qualquer maneira, tenho acerteza que lhe das o teu melhor.
Beijinhos
Anita

Grilinha disse...

Bem...fico bem mais descansada...claro que a minha vontade é aproveitar esta fase maravilhosa e absorvente, se bem que um botãozinho ON/OFF daria sempre jeitinho para fazer as nossas obrigações por vezes...mas fico mais aliviada por saber que afinal ele não é assim tão diferente.Beijocas

Anónimo disse...

Olá minha querida,
É engraçado como são diferentes as coisas! Vejo que a maioria das mamãs diz que os filhotes só querem a sua presença, ou uma outra companhia para brincarem, para não estarem só... A flor foi e é o oposto! Sempre se entreteu e brincou sozinha. Nunca se importou com isso, o que para mim deu e dá um jeitão. Sempre se pode fazer aquelas coisa chatas de casa, ou ter um tempinho para ler, ou simplesmnete para olhar para ela...
Eu gosto que a Flor seja assim independente! E note-se que ela é sociável! Está a sê-lo cada vez mais.
É nas diferenças que podemos trocar experiências!
Mil beijinhos,
Teresa

_+*Ælitis*+_ disse...

Aiiiiii, a febre dos meninos com o Noddy... mas isso é so um detalhe...

O que tu queres é a autonomia do teu filhote nao é??? nao sei que dizer, nao sou mae, nao sei nada disso e detesto palpites em terreno falso MAS espero que encontres a solucao adequada, com teu coracao de mae.

BEIJOKAS!

_+*Ælitis*+_ disse...

oh escrevi um comentario e apagou-se, agora fiquei :s ao contrario.

Recomeçando.

Dizia que a febre do Noddy é enorme, certo? mas é so um detalhe em relacao ao teu post.

Queres a autonomia do teu filho é isso? como nao sou mae nao posso dar um palpite em falso mas apenas desejo-te coragem para encontrar a solucao, para que consigas!

BEIJOS

cloinca disse...

Olá minha linda!!
Cá estou eu de volta!
sabes que o André também é muito assim??! Até aos 2 anos era mesmo muito dependente da nossa presença, apesar de independente nas suas decisões... só desde q fez 2 anos melhorou... penso que é normal em qq criança... acho eu.
Beijokas grandes e já com saudades vosssas,
Cláudia

Berço de Amor disse...

Olá... não te preocupes, isso é mesmo normal... achas que há dúvidas entre brinquedos ou uma mãe a dar mimos? Não!!! Além disso não há nada melhor que ter a mamã o dia todo só para eles... Os meus sempre foram assim.... a pedir atenção... ainda mas mais quando eram pequeninos... além disso, ele deve pensar que lhe saiu o euromilhões... a mamã em vez de ir trabalhar, não o põe na escola e fica sempre com ele... que dure para sempre.... é o que todos desejam. Ainda hoje os meus filhos trocam o Atl com todos os amigos e brincadeiras, por a mãe os ir buscar e passar a tarde com eles. E apesar de às vezes querermos "respirar" sabe tão bem não sabe...? Beijinhos

Grilinha disse...

SABE, SIM...SE SABE....JÁ ME PASSOU...ATÉ PORQUE JÁ VOLTEI AO TRABALHO !!!

Repolha disse...

Olha, cá por casa tenho uma "independente" que não me deixa* ir à casa-de-banho nem me afastar dela mais de um metro (é berreiro)... É mesmo normal!

*gostava de não deixar LOL

Gostei de saber da novidade do andarilho. Vais ver que lhe ganha o gosto - o de comandar ele a coisa e não tarda está ele a dar os primeiros passinhos sozinho.

Parabéns pelos 21 mesinhos e que o ano passe depressa (menos os próximos 15 dias, sim????) para voltarmos às férias e devagar para o saboreares bem.

Beijinhos

DIV de divertida disse...

Mãe sofre.... (à minha maneira) como te entendo...
depois vem a ambivalência entre o estimular a autonomia e quere-los sp a segurar as saias da mamy.
Força nisso! uma criança autónoma é uma criança mais feliz!

Quita disse...

Olá Grilinha, de regresso de férias ando a actualizar a leitura dos blogs e não posso deixar de comentar o que aqui já foi dito... como sabes a minha filha é da mesma idade do JP e é igualzinha!! Quantas vezes para ir à casa de banho eu a tenho de levar comigo :)

Se estamos a proceder bem ou mal em dar tanto mimo só o tempo o dirá mas até lá há que seguir o nosso instinto e o meu diz-me para a encher de mimo!!!!