quinta-feira, agosto 10, 2006

O vovô do JP

Hoje o meu papá acompanhou-nos à fisioterapia do JP, para ir aprendendo os procedimentos e para se ir habituando a acompanhar o JP nas suas terapias e libertar-me um pouco. O meu papá é um falso 'pai desligado'. Se não o procurarmos, ele não liga a nenhum dos três filhos, por sua iniciativa. Se ligamos e o visitamos, ele adora. Está reformado e muito entusiasmado por me poder vir ajudar e ser útil. Creio que também está um pouco receoso. O JP é o seu quinto netinho. Quando soube do seu problema na minha gravidez, aconselhou-me a não arriscar. Queria um neto perfeito. Não valia a pena arriscar, mesmo que as hipóteses de algo correr mal fossem pequenas… Fiquei magoada, mas entendi… Na madrugada em que o JP nasceu, foi o primeiro a chegar ao hospital e quando acordei já estava ali ao meu lado. Perguntei-lhe: "Então, vieste ver o teu netinho?" Ele simplesmente respondeu: "Não, vim ver-te a ti. Tu é que és a minha filha e quero saber se estás bem…" Na altura não percebi, talvez até me tenha caído mal. Hoje sei que ele estava ali para me apoiar. Como sempre. Tem um carro muito velho, por desleixo, preguiça de comprar um novo ou apenas porque não gosta de gastar dinheiro. Eu disse-lhe que gostaria que ele comprasse um novo carro, já que ia transportar o meu filho com frequência e porque sei que ele o pode fazer. Só me perguntou com doçura: "Que carro queres que eu compre, filha?" Amei… Da parte do JP, já sei que o está a tentar seduzir, mas e o vovô? Deixar-se-á seduzir por um netinho menos perfeitinho? Adorava que fizesse com ele algumas das coisas que fez comigo: explicar-me sobre os astros, jogar xadrez, ensinar-me a andar de bicicleta (e se o fizer, o JP terá a honra de ser o primeiro netinho a quem ele o faz) e penso: "Será que também o meu pai vai descobrir as paisagens lindas que tenho visto?" O meu coração transbordaria… 

34 comentários:

RB disse...

senti uma imensa paz, quando te li...
o meu coração ficou mais cheio quando pensei no meu pai e nesse desejo que também tenho...
Vou daqui feliz.
um beijo

Anónimo disse...

Ontem não consegui comentar, hoje já dá.
Penso que se vai seduzir pelo JP e que vai descobrir também as tuas lindas paisagens.
Faço votos pra que isso aconteça, não apens por ti nem plo JP mas pelo teu pai também que é quem fica a ganhar mais quando descobrir a precisidade que o teu pequeno é.
Beijos

Smas disse...

Fiquei emocionada com o teu post.
Aparentemente não tem nada de mais mas emocionou-me o modo como o teu pai te foi apoiar e como apenas te perguntou que carro comprar.
Tenho quase a certeza que o JP o irá encher de orgulho e que o seu neto menos perfeitinho irá fazer com que ele veja as paisagens mais lindas que já imaginou na vida dele.
Bjs grandes e emocionados.
Já te disse que te adoro?

Mae Frenética disse...

As lágrimas cairam-me pela cara qdo te lia (ando uma lamechas!!! :)) ).
O teu pai é como a minha mãe, que diz que o neto não é neto dela "é filho da minha filha".
Só por isso, podes ter a certeza que ele vai cuidar dele com mais atenção e carinho do q se fosse "só neto".

Prepara-te: o teu coração vai transbordar.

sissi disse...

OLha, acho q n é por estarmoslamechas mas o q escreveste tocou a mt gente. TB eu chorei, talvez por ter um pai q tb é assim meio desligado mas q no fundo sei q é um coração de manteiga...Ele ama de certeza o teu filhote c toda a força do mundo, apenas n descobriu q deve mostrar esse amor da mesma forma q o fez contigo...afinal é tudo a mesma coisa, n é?

Quita disse...

Também eu fiquei a chorar!! Mas achei lindo ele dizer-te que foi para te ver a ti porque é assim mesmo, antes de tudo o mais tu és filha e claro que ele vai amar o teu filho como a ti. Até talvez venha a ser o neto que mais ame porque este é especial! Não duvides que esta participação nas actividades do JP vai ser muito importante.
Quanto à pergunta do carro... Adorei!

Tita Dom disse...

Agora tu tb?, Choro no post da rute, leio-te e sinto de novo as lagrimas a rolar na minha face.
Que pai!!
Um beijinho mt grande

keridalindinha disse...

Olá, isto tem cá um sentimento!!! Cheira-me que o Papá, vai mesmo fazer o teu coração transbordar.
Bom fim de semana e beijinhos.

Anónimo disse...

Olá,
Acho que o teu papá vai se maravilhar, e vai te fazer ficar babada pelo pai e pelo filho.

Bom fim de semana e jokas

Anónimo disse...

Olá grilinha de estimação, tens andado desaparecida pá, és pior que um cagado que tive que quando o soltavamos em casa, aparecia uma semana depois eheheheh

Mas cagadas(os) á parte, vejo que o "libertares-te" de tarefas com o JP vai a caminho, e com um avô tão dedicado vais ver que daqui nada as unicas paisagens que ele vai ver serão as de um paraiso selvagem lindo :)

Ás vezes os pais dizem-nos coisas que no inicio nos cai mal, mas depois do tempo passar, e nos vermos nos olhos deles, compreendemos afinal o que queriam dizer. Concerteza o teu pai ficou preocupado quando soube da tua gravidez e (como todo pai quer) teve medo de tu sofreres, dai essa resposta. Mas hoje que o JP nasceu, para ele é sem duvida "perfeitinho"

Ah já agora, já que o teu pai pode, diz-lhe para comprar um ferrari, vais ver o sucesso que vai ser quando o JP chegar á porta da fisioterapia de óculos escuros dentro dum ferrari vermelhão eheheheheh ganda pinta :)

Moça beijocas e "vêmo-nos" em Setembro.
Xau grilinha de estimação

Just Me...S disse...

Lindo!
Eu costumo dizer que o meu pai é o meu heroi....
E é um avô "super ligado"!!! Nem eu posso ralhar com a minha propria filha, que ele ralha logo é comigo para a defender... :))
Beijocas cheias de mimo!!!
S
PS: Já convenceste o maridão? :)

Ck in UK disse...

adorei o texto e muito do q dizes sinto tb pelo meu pai. Mas espera ai, q cena e esa do neto menos perfeitinho????? Oh mulher tu nao me digas isso, que eu vou ignorar e fazer de conta q nao ouvi, ok?

beijos ao neto a mae e ao avo

Anónimo disse...

Obrigado minha amiga, por estares ai, por me apoiares, por seres quem és.
Eu estou melhor sim, estou a renovar a minha vida, ou melhor estou a reorganizar melhor as terapias da minha menina, penso que que precisavamos disso as duas.
E hoje conhecemos alguem que cuida do teu menino, e que agora tambem nos vai ajudar com a nossa menina, estou a falar na Ana Rita, da "A piscina", obrigado por isso, sem ti não teriamos chegado a ela.
Deixo-te aqui o meu mail, para assim podermos estreitar a nossa amizade:
anita@familiapac.com

Em relação ao teu post, calro que uma pessoa especial como tu, tinha que ter uma pai especial.
Fico feliz p+or o JP ter o vovô a ajuda-lo, vai ser bom para ti.
Um beijinho enorme
Anita

cloinca disse...

lol.. será que só eu não chorei?!... Aqui a chorona-mor'!!Será que estou menos lamechas?
A verdade é que acho o teu pai muito especial!
Já tínhamos um dia falado disso, do que o teu pai te tinha dito quando o Jp nasceu, que estava lá por ti! Pois eu senti falta desse apoio... quase todos estavam lá só pelo André... senti-me tão apoiada na gravidez, ele nasce... e mais ninguém (ou quase)liga à mamã... O teu pai foi de uma grande sensibilidade... e ainda bem que hoje reconheces isso.
beijinhos muito grandes e com saudades para ti,
cláudia

Anónimo disse...

olá

é calro que o vovô vai adorar levar o JP á fisioterapia e que vai ensinar muitas coisas!

queres orova melhor que ele te apoio que o ele ter ido ao hospital ver-vos??

jcas
vera

Anónimo disse...

Ola,minha querida!
Que saudades que estava de vir neste cantinho lindo!
Fiquei emocionada com o teu post!Pais...pais...parecem as vezes durões....mas,são extremamentes sensiveis a nossa vida e ao que estamos passando.Sofrem,por vezes escondidos para não nos entristecermos...e amam verdadeiramente a tudo que nos rodeiam.
Tenho certeza que o teu pai é um homem sensivel e que a dada dia vai amar e amar ainda mais estar com o JP.No começo sempre é dificil elaborarem os conceitos de vida ...mas,com o tempo os seus corações se entrelaçam em nossos pequenos ,que não querem mais se distanciar.Vivi isto na minha vida!Agora ,espera e aproveita este grande amor que esta começando a fluir entre vô e neto!
Muitos beijos e adoramos tu e o JP
Nani e Gigi.

Anónimo disse...

Ola...
Desculpe-me por só hoje poder vir te visitar,mas tenho certeza de que vc sabe como é corrida a vida qdo se tem filhos,principalmene especial.
Fico feliz por ter conhecido esse cantinho de luz,e vou voltar para poder ler com atenção e carinho.
Tenha sempre esperança e amor no coração,pois esses são os combustiveis da felicidade...
Beijos carinhos p vc e especial para seu anjinho

Mikas disse...

os pais por vezes não são o mais explicitos que poderiam ser naquilo que dizem. mas quando o são por vezes magoam e por outras emocionam.

Vós me seduzistes, Senhor, e eu deixei-me seduzir. [Jer 20, 7-9 ]

vais ver que é isto que vai acontecer com o teu pai em relação ao teu filho.

beijinhos *

amigona avó e a neta princesa disse...

Beijo grilinha e que a alegria e o amor te acompanhem...

Lígia disse...

:) fico tão feliz sempre que leio as aventuras e prograssos do JP. O JP deve ser um menino fantástico e de certo que o avó vai perceber isso e o teu coração vai transbordar. Um abraço

cloinca disse...

Olá minha GRilinha linda!!
Passei para deixar beijokitas!!!

Zuza disse...

:))))))

claro q vai ensinar! vai uma aposta??? :D

Anónimo disse...

Essa do engordar 11/12kg em toda gravidez... 34 semanas e já lá vão, 13 kg, mas o que me vale é que desde as 28 semanas que não engordei nenhuma grama. Quer dizer, o medico diz que ainda bem que não engordei mas que o bébé tem que engordar.
E nem sei se tou a engordar agora, mas a balança não acusa, por isso até pode ser que a Íris esteja a ganhar gosdura.
Agora só sei no dia 2, quando for ao médico.
Beijos grandes

Docinho disse...

Um amor sem gerações... um amor que passa... cresce e é assim... verdadeiro!

Beijinhos ainda de férias

rnpv disse...

Vai ser muito bom para todos vocês...vais ver :)*

P.S. Vou mandar o mail, vou vou!

Just Me...S disse...

Ainda bem que gostaste minha querida e o marido tambem... :))
Beijoquinhas fofas
S

Patrícia disse...

Mais uma para o clube das choronas:)
Muito sinceramente eu acho que da maneira que tu descreves a Holanda não falta quem fique com vontade de conhecer e amar essas belas paisagens!De certeza que se vai passar o mesmo com o vovô!
...
Obrigada por me dares o prazer de ler os teus posts!
Beijinhos!

DIV de divertida disse...

E é tão bom sentir o apoio dos nossos pais...!!
Parece que ficamos com a sensação que o caminho que escolhemos é sem dúvida o mais correcto.
beijocas

Ternura disse...

Uma mamã especial só poderia ter um pai especial...é claro que o vôvô vai-se deixar seduzir...deslumbrar...pelo seu netinho...pois é um menino muito especial :)

Beijinhos de férias

_+*Ælitis*+_ disse...

Poderia ter escrito o mesmo sobre o meu pai... incrivel nao é? jinhos :)

Anónimo disse...

Pronto... já estou com a lagrimita!

Tenho a certeza que aquilo que o teu pai disse quando o JP nasceu foi pura e simplesmente porque estava preocupadao contigo! Com o JP ele tinha a certeza que iria ser um valentão! Ele vai-lhe ensinar a andar de bicicleta, a olhar para o ceu mais azul, o sol mais brilhante... vai-lhe ensinar o nome de todas as estrelas! E o teu pai vai ver que o JP é a estrelinha que ainda lhe faltava conhecer!
Mil beijinhos,
Teresa

Mãezana disse...

cheguei....e adorei! Li vezes e vezes...maravilhoso!
deixo aqui 1 beijinho especial ati, minha amiga, ao teu querido filho e...ao teu pai!
Até já!

cloinca disse...

Passei para deixar mais beijinhos!!!
Chuacs!!!!

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Olá!!

Vim espreitar a tua toquinha!!
Sou amiga da Célia (dos bolinhos) que tb é uma lutadora, assim como TU!
Posso voltar??
Beijinhos doces
Pat