quarta-feira, dezembro 06, 2006

Petição pela Acessibilidade Eletrónica Portuguesa

A comunicação não se faz no nada. Ver, ouvir e sentir são as chaves. Por isso, e porque este espaço é de partilha, não apenas de alguns, exponho publicamente o movimento de Petição pela Acessibilidade Eletrónica Portuguesa. Para que todos possamos escrever e ler nos nossos blogues, como noutras situações de acesso à informação, independentemente das nossas características físicas. 




A menina que via com as mãos

Helen Keller não completara ainda dois anos de idade quando foi atingida por uma doença que a deixou cega e surda para toda a vida. Durante alguns anos, ela foi, segundo as suas próprias palavras, "selvagem e indisciplinada", exprimindo-se com violência. Mas aos 6 anos surgiu na sua vida a professora Ann Sullivan. Utilizando o sentido do tato como elo de ligação entre os mundos de ambas e escrevendo as palavras na mão da pupila, a nova professora tentou insistentemente dar a entender a Helen a relação entre as palavras e aquilo que elas significam. O ponto de viragem deu-se com a palavra "água": enquanto a água de uma bica jorrava sobre uma das mãos da sua aluna, Ann Sullivan escrevia "água" na outra. "Mantive-me quieta, toda a minha atenção concentrada sobre o movimento dos seus dedos", recorda Helen. "Subitamente, senti a emoção de uma ideia que se repetia - e assim me foi revelado o mistério da linguagem." Desde esse dia, Helen "viu" o mundo de outra maneira. o sentido do tato tornou-se para ela uma espécie de visão: "Às vezes, é como se a própria essência da minha carne fosse uma miríade de olhos a ver... Não posso dizer se vemos melhor com as mãos ou os olhos: sei apenas que o mundo que vejo com as minhas mãos é vivo, colorido gratificante." Helen descobriu maneiras engenhosas de sentir as imagens e os sons: "por vezes, se tiver sorte, coloco suavemente a mão numa pequena árvore e sinto o feliz estremecer de um passarinho que canta." E por meio do tato, ela conseguia "detetar o riso, a tristeza e muitas outras emoções obvias. Conheço as minhas amigas só por tocar-lhes as faces". Helen Keller, sentia que o silêncio e a escuridão em que vivia lhe tinham aberto a porta para um mundo de sensações de que as pessoas mais "afortunadas" nunca se apercebem: "com os meus três guias fiéis, o tato, o olfato e o paladar, faço muitas excursões ás zonas limites da cidade da luz."


-  
(Leia-se: obrigado pela sua participação; é que comunicar é mesmo importante...)

13 comentários:

*Quicas* disse...

Já assinei!!


beijocas grandes

Anónimo disse...

Todos chegamos "lá" ..... cada um à sua maneira....


Jokitas

CArla

Anónimo disse...

Ahhhh!!Também já assinei


Bom feriado e optimo fds

Jokas grandes

Carla

Tita Dom disse...

Aceitar as diferenças é tão bom! Dar valor ás diferenças! É sermos humanos.
Um beijo mt grande em vós

Anónimo disse...

Boa iniciativa! Tal como eu escrevi no primeiro post do meu blog: "É um privilégio poder intervir na única característica que nos distingue do animal e ter a possibilidade de ser um facilitador de mudança para aqueles que estão diminuídos na capacidade de comunicar. Trabalhar como terapeuta da fala é lidar com a resolução de perturbações relativas à própria essência do ser humano."

Berço de Amor disse...

Que bonito!!! Vivo perto do Centro Hellen Keller mas nas conhecia a história dela. Que bom existirem pessoas assim. Que força as suas histórias nos dão!
Tb já assinei!!!

Anónimo disse...

pois é,mais uma grande iniciativa..
afinal a nossa sociedade ainda tem muitos valores...
Já assinei e tenho de te agrdecer por ter colocado a informação aqui pois caso contario dificilmete descobriria esta iniciaiva ...
jokas

Mixikó disse...

Grande iniciativa...
Que bela partilha Grilinha

Anónimo disse...

vou assinar :)
Um beijinho muito grande para ti e para o teu JP
bom fim de semana
Cris

LOBITAS disse...

Já assinei.
Temos todos juntos de tentar alcançar um número cada vez mais abrangente de pessoas.
Tudo de bom

Rosa Silvestre disse...

A Prof.ª Helen Keller foi uma excelente profissional! Já tinha abordado este tema. Quem quiser ver:
http://www.criancices.blogspot.com/2006_07_01_criancices_archive.html

Anónimo disse...

já esta!!!

Anónimo disse...

Comunicar é mesmo importante.
Bom fim de semana,
jinhos grandes