segunda-feira, outubro 01, 2007

Mimos

é o que o JP cada vez mais reflete no seu comportamento...


Sim, acaba por ter MUITOS: meus, do pai, familia, dos nossos amigos, na escola...


E como me calhou um menino bastante narizinho empinado e teimoso, dou-lhe mimos sim (é irresistível), mas tenho de dosear com "o não fazer as vontades todas" e ensinar-lhe também a lidar com frustrações. Tem que assimilar melhor o saber esperar...o respeitar a vontade dos outros.


Gostaria de conseguir, de forma suave e divertida, proporcionar-lhe uma infância feliz, mas não de super-protecção, de forma a que ele cresça de forma saudável . Ensinar-lhe como é a vida; aprender também a lidar com a frustração e com os momentos menos felizes.
Um dia mais tarde gostaria de sentir que consegui criar um menino seguro, confiante e bem-intencionado. Que a sua confiança possa ser suficiente para que viva com um sorriso no rosto e que procure sempre resolver os seus problemas sem nunca perder a esperança.
A tarefa não é tão fácil quanto parece ...

P.S: Já deu para perceber que "estamos" novamente a usar e abusar das birras ?



Dica da Cristina: Obrigado...vi agora mesmo (Livro de reclamações- Eduardo Sá) e achei fantástico ! É mesmo como eu penso. Mas o espertalhão do JP anda em fase de "testes", eheh !!! Obrigada, amiga. Dica 5 estrelas.

14 comentários:

Vanessa disse...

Concordo com tudo o que dizes e apesar do Guilherme só ter 14 meses, já começo a lidar com a mesma situação, ou não tivesse elea teimosia dos pais. Costumamos dizer que o Gui é uma mistura explosiva.
É um doce de menino, mas quando quer uma coisa, quer e não desiste.
Claro que muitas vezes fica a chorar.
Mas é mesmo o que dizes, eles têm de aprender a lidar com os sentimentos e também a reconhecê-los.
Quando é para dar mimo, é para dar mimo, mas quando dizemos não é não.
Mas confesso, que muitas vezes me dói, vê-lo chorar por situações que ele tem de evitar, mas não quer.
Beijocas

Berço de Amor disse...

Penso como tu amiga! E que tarefa tão dificil a nossa!!! Mas se a verdade é que os nossos meninos têm para dar e vender uma simpatia, uma tolerância, uma amizade invulgar. Que certamente lhes foi dada em doses gigantescas e que nos estão sempre a dar lições de vida.
Beijokinhas

Margarida disse...

Xiiii e hoje de manhã a coisa não estava fácil :o)
Á tarde esteve ao colo aqui da "tia" com direito a colinho até à sala do lado.
Nem a Rita reclamou, logo ela que uma ciumeira com os meninos todos. Mas pronto, o JP é o JP!!!
Beijinhos minha linda!
Vou fazer o mesmo que as minhas filhas..dormir!!

Anónimo disse...

De onde eu conheço isso? Faz-me lembrar um menino que eu tenho lá em casa da idade do JP. :)

Beijinhos grandes
Maguy+Gu+Raul
PS: O Raul já lhe começa a seguir as pisadas. :)

Anónimo disse...

Pois é, o nosso primeiro impulso é super-proteger ao máximo as nossas crias, acho que está no sangue das mães... Mas por amor temos que conseguir também impor limites, castigar, deixar sofrer desilusões... contudo, sem eles saberem, a mamã está sempre lá atrás, na sombra, pronta para não deixar que a desilusão seja grande de mais, que o castigo seja pesado de mais e para acabar o dia com um miminho que só as mamãs sabem dar.

Cristina
http://blogs.portaljunior.com/viverdevagar

Fácil?!?!?! Quem disse que esta tarefa era fácil? eu atrevo-me a dizer que é o maior e mais difícil desafio da minha vida.

sil disse...

É tão normal teres esses pensamentos...
É tão normal essa nossa insegurança se estamos a dar a educação certa...
É tão normal o teu JP ter esses comportamentos...
É tão normal ser MÃE...mas é tb tão COMPLICADO...
Bjos
Sil

Anónimo disse...

A opinião das Crianças e do psicólogo Eduardo Sá sobre o mimo. Vale a pena ver:

http://videos.sapo.pt/MiipljaCaZmT82MLhJir

Grilinha disse...

Cristina: Foi óptimo ver esta reportagem...Deu para ficar mais segura. É mesmo como penso ! E agora fiquei mais tranquila de saber que estou no caminho certo !

Margarida: Foi mesma a manhã de ontem que motivou este post. Começou em casa e chegou à escola fez o teatro "choro, pontapés..." e ainda me dizem que ele se porta lindamente todo o dia, excepto na minha presença...
claro, anda numa fase de "investigar" a firmeza da mamã...e é persistente !

Sil: Eu não tenho grandes dúvidas na minha conduta com o JP npo que respeita a mimos...tenho é mesmo que "por em, prática"...que é o mais dificil...

Maguy: A fase é de experimentar os papás...se não o fizessem, também não seriam "normais"...se é que existe essa normalidade...diria mais "natural".

Vanessa: Isso, começa cedo ! Fazes bem...

Guerreira: Benvinda de volta. Já fui ver o teu post e FIZESTE-ME INVEJA !!!

Beijos a todas

Anónimo disse...

Até mesmo eu por vezes tenho dificuldade em fazer entender ao canininho que o mundo não gira á sua volta :D

É dificil ser mãe por isso mesmo, saber educar de forma divertida mas respeitando a hierarquia familiar, ou seja prmeiro mando eu, depois quando tiveres 18 anos mandas tu :D

Jocas e boa sorte grilinha de estimação

Docinho disse...

Se soubessemos o que é estar certo ou errado tudo seria mais fácil... mais exacto...
O mimo é um método perfeito de errar no amor... ou não ; )

Beijos mimados

Mae Frenética disse...

Nao me fales em birras, não me fales em birras!! AAAAAAAAAAAAAA!!!

:))

Simone disse...

Eu digo que eles são extremamente sedutores...temos que ter pulso firme para naõ cairmos em suas artimanhas!! risos
minha amiga, recebi da Samantha, um selo chamado blog solidário, o qual recebi com muito carinho e repasso para vc, pode passar lã no "de tudo um pouco" e copiá-lo!
beijos e ti e JP

Monica Silva disse...

Meus lindos, infelizmente, ainda ando um pouco ausente mas, vocês no meu coração estão sempre presentes. Adoro-vos!
Irei voltar brevemente com mais tempo.
JP um big, hiper, mega, super, fantástico, beijo.
Amiga beijinho grande tb pa ti.

Rosa Silvestre disse...

Olá Grilinha, é muito importante o doseamento dos mimos "o não fazer as vontades todas" e ensinar-lhe também a lidar com as frustrações. O que acabas de dizer é verdade e saber respeitar os outros é uma forma de amar também!
Beijinhos para ambos.