segunda-feira, junho 02, 2008

Os "livros de actividades", o "Prato Verde" e o "Passe de Jornalista"

Infelizmente a Paralisia Cerebral está associada a Déficit Cognitivo. Eu própria tinha essa ideia. Mas na prática só 30 % das crianças são afetadas cognitivamente. Muitas das pessoas,, inicialmente, pensam que o JP tem dificuldades de Aprendizagem. Mas nunca nada indicou tal. Muito pelo contrário.
E apesar da falta de experiências motoras, o JP é uma autêntica esponja, que absorve tudo.
Por isso, quando alguém (que não o conhece) fica surpreendido pelas capacidades que ele demonstra, ele sorri , vitorioso e muito orgulhoso.
Talvez por isso há pouco tempo descobriu os livros de atividades , assim como os joguinhos no computador. Tudo que lhe permite aprender e, principalmente, demonstrar os seus conhecimentos...ele adora. E é uma obsessão.
Prefere desfolhar um livrinho de atividades comigo, do que brincar com legos. Adora jogos de pergunta / resposta e aprender. Um "cromo" cheio de interesse. Acho piada, mas nem sequer incentivo. Tem tempo para a "escola" a seu devido tempo. E não quero muito saber do que pensam os outros…
Gosto mais que se divirta e que brinque no sentido mais tradicional.
O prato verde
: Apesar de ter uma panóplia de brinquedos engraçados para brincar , o seu preferido é um prato verde inquebrável, que não é um brinquedo, mas sim um utensílio de cozinha. De vez em quando acorda de noite, querendo ir para a cozinha brincar com aquilo...é de doidos !!!
O passe de Jornalista: Surgiu de ver o pai colocar ao pescoço um e a partir daí, só quer sair de casa com um !!! Temos mais um ???
São fases tão lindas e deliciosas...que vou recordar, um dia, com muita saudade !

12 comentários:

Cristina disse...

Sempre a estimular, sempre a aprender. E eles adoram!

Cristina

GE disse...

Eheheh, adorei essa do prato, as coisas mais simples fazem as delicias deles... a do passe tb é engraçada, está na fas de imitar tudo o que nos ve fazer :))

BJinhos

Bekas C. disse...

Olá!
Ainda bem que ele é uma esponja!
Tens os "Jogos da Mimocas"?
;)

Grilinha disse...

Temos, temos...já os usa desde os 2aninhos ! É um cromo bem interessado.

um bj

Vina disse...

Boa tarde, Grilinha! Acompanho o seu blog há já algum tempo, mas só hoje estou a deixar um comentário... Sou mãe de uma menina de 3 anitos e meio que, graças a Deus, nasceu sem qualquer problema e, ao ler as suas palavras, fico muito emocionada por notar nelas toda a dedicação, amor e carinho que dá ao seu menino, numa vida de luta permanente, com dias alegres e outros que nem tanto, com as conquistas diárias com que o JP a brinda e a faz sentir-se tão orgulhosa do seu filhote! Hoje senti uma vontade enorme de lhe deixar um comentário apenas para, com ele, lhe deixar também um enorme beijinho de Parabéns pela sua coragem, força, luta e amor incondicional por esse menino maravilhoso que deu á luz. Os nossos filhotes são mesmo o melhor que temos na vida, não são? E o seu é tão lindo!! Parabéns! Um beijinho cheio de admiração.

Anónimo disse...

Que bom ele ser assim, já com o meu tenho alguma dificuldade em concentrá-lo em actividades que existam alguma paciência e concentração da parte dele.

Beijinhos

Cláudia, Madalena e Guilherme

Grilinha disse...

Vina: Que grande elogio e motivação me deu !

Sim, são das melhores coisas que a vida nos dá, mesmo que tragam muitos problemas associados...um beijinho

Volte sempre.

Grilinha disse...

Claudinha !

O teu piolho é muito eléctrico (o meu não pode ser assim...) e ainda é muito pequenino. Calma. Tudo se há-de compor. Até porque tenho a certeza de que se for preciso, tu tb dás um jeito, pois és uma super-mamã ! Beijo

Anónimo disse...

Olá!
É muito bom saber que ele é um menino com esse tipo de interesses, só tem a ganhar e só lhe faz bem
Eles tem como ideais algumas coisas estranhas lá isso é verdade, mas como tu sabes aquilo diverte-o (prato + passe)logo ele anda satisfeito e isso é o mais importante
Beijinhos
Beta & Beatriz

sil disse...

Eu, não sei se é por ter um caso identico no meu rol de amizades, que nunca achei que Paralisia Cerebral estivesse relacionada com um defice cognitivo...alias, e já tinhas comentado no meu blog o mesmo, comparo muito o teu JP ao meu Afonso... são uma esponja...que nos deixam bastante orgulhosas...

Adorei a do Passe de Jornalista...

Bjos de uma mãe babada para outra Super Babada
Sil

Anónimo disse...

Olá

Pois é eu tenho em casa um de cada tipo, a minha filha de 4 anos e meio é como o JP, não se cansa de livros de actividades e tem uma enorme vontade de aprender a ler (apesar de ainda não ter idade para essas aventuras), já o meu pequeno aprender não é com ele, não se concentra em nada que não tenho música e jogos didacticos servem para voar pelo ar para bem longe...
Tento estimula-lo todos os dias mas a falta de interesse dele não ajuda mesmo nada.

Faz bem ao JP essas actividades até porque lhe faz bem ao ego saber que é bom a fazer esse tipo de coisas e receber os elogios de que aprecia as suas capacidades.

continuem com os livrinhos
beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

Anónimo disse...

Oi Grilinha. O teu miúdo está fantástico. É um guerreiro! Sai à mãe. Só agora te respondi no post do attwood pois só hoje reparei que tinhas comentado. Beijocas e continuação de surpreendentes evoluções. Isa