sexta-feira, agosto 01, 2008

Grandes Reflexões no fim do ano lectivo 07/08

Fim do ano lectivo. Altura de mais balanços.
De algumas mexidas.
Do preparar um novo ano lectivo.

O JP está bem integrado no grupinho da escola.
E com ele vai continuar. São estes os seus actuais amiguinhos que tão importantes são para ele.
É também por eles que o JP trabalha com tanto afinco nas suas terapias, que o fazem sentir tão integrado e com grande alegria de brincar e aprender. Tenho acreditado que esta pressão do grupo de amigos tem tido uma influência muito positiva no JP pois ele é muito social.
Porém não ficará mais manhãs na escolinha.
Não vamos abdicar de continuar a apostar forte na sua reabilitação motora- o seu grande ponto fraco.
Não poderemos abdicar também da Comunicação Aumentativa.
Recebemos um relatório dizendo que está motivado, empenhado evoluiu muitíssimo este ano depois de eu passar a acompanhá-lo. Refere ainda que vale a pena investir no seu potencial.
E na Gulbenkian têm larga experiência neste tipo de casos.
Apesar de ele vocalizar cada vez mais, de já dizer um bom número de palavras (muito mal pronunciadas!), queremos desenvolver a sua comunicação aos mais diversos níveis.

Depois de ponderar um bocadinho, percebemos que:
- Queremos um menino o mais equilibrado que for possível. Por isso apostamos com maior força nos pontos mais fracos. No motor.

Fiquei feliz também com o convite da terapeuta ocupacional do JP, pedindo para autorizar o estudo do caso do JP numa faculdade em Nova Iorque onde vai tirar uma especialização num método inovador.
Serão diversas pessoas habilitadas, estudando, debatendo e verificando os seus progressos que têm sido desde o inicio da intervenção, muito satisfatórios.
Referem sempre que apesar das enormes dificuldades físicas e neurológicas, a sua vontade surpreende e ajuda-o a ultrapassar etapas com relativa rapidez.

Este ano temos na praia, um menino diferente dos anos anteriores.
Muito mais activo, mexido, brincando melhor sozinho, tudo dentro das suas ainda enormes limitações.
Mas continuo a acreditar que não existem limites para o JP.


É com prazer que vemos cada vez mais frutos do nosso trabalho.
Por ele tudo vale a pena.
É um amor muito grande. Uma grande vontade de viver só para ser sua mãe.
Para o amar muito, sempre.

8 comentários:

Mãe dos Baguinhos disse...

Que bom ver-te assim cheia de força para continuares a lutar para que o J.P. atingir todos os seus objectivos!

Um grande beijo

Mãe Sisa disse...

Que bom! Só boas notícias para poderem ir de férias mais descansados e com mais vontade de continuarem a apostar TUDO no JP quando o novo ano lectivo (e de trabalho) começar.
Estaremos aqui para vos acompanhar!
Bêjos & Abraços

Rita disse...

O meu apoio para o J.P. e para a mãe é porque vivo bem dentro da área da paralisia cerebral, amo o que faço e fico sempre feliz com as vitórias de todos estes pequenos lutadores! E o J.P. é mesmo um verdadeiro lutador e vai longe, porque com toda a vontade que ele tem será mais fácil atingir os seus objectivos.
Boas férias
Beijinhos para os dois

Maria disse...

Grilinha, bom ponto de situação. És uma mãe positiva. Estou ansiosa por ler o teu livro, embora já conheça parte dos textos. Fico muito feliz pelos progressos do JP e por ver que fazes da vossa relação um caminho construtivo. Ser mãe deve ser isso mesmo, apoiar, encaminhar, aprender em conjunto, construir. Um grande abraço e um óptimo fim-de-semana.

Anónimo disse...

Está na hora das férias que os meus guerreiros descansem,que essas baterias sejam carregadas de energia para o novo ano que vem a caminho.Quiducha ,a mãe já partiu fiquei sem palavras ,mas esteja ela onde estiver acredito que estará a olhar pela sua filhota e seu netinho lindo e especial.Eu longe de querer ocupar o espaço de sua mãe pois mãe só á uma e a grilinha é uma especial aliás vocês são as minhas mães Guerreiras todas vós,; Posso continuar a ser a avó do coração do J.P.? Para voçês um poema de(R.G.1833-1899).
O amor é o mágico, o feiticeiro, que transforma coisas sem valor em grandes alegriase faz de barro vulgar verdadeiros reis e rainhas.
Ele é o perfume dessa maravilhosa flor,o coração,e sem essa paixão sagrada,esse divino delíquio,somos menos do que feras: mas com ele, a terra é o céu e nós somos DEUSES.
beijinhos com muito carinho e mimi.....Mãe da Claúdia a avó do G. e da M.

Cristina disse...

Altura de balanços, de avaliações e de esperança no futuro. Está a crescer velozmente o nosso JP.

Cristina

Anónimo disse...

E o amor vence tudo minha amiguinha...e com o amor venceremos!!!
Continua assim, forte e corajosa, tu mais que ninguém saberás o que é melhor para o JP e se por agora o melhor é investir na sua reabilitação segue em frente.
Agora aproveita que em breve vais de férias para descansar e carregar baterias para o próximo ano que está quase a chegar.

Beijinhos dos amigos
CláudiaR

Margarida disse...

Já começou o novo ano!! E este será, a par de outros, mais um com muitos desafios, mas também com muitas vitórias.
O JP é um lindo menino, com quem se aprende muito...
Um grande beijo com muita admiração e carinho
Guida