quinta-feira, fevereiro 10, 2011

6 anos

Depois dos 5 anos e meio, notei efetivamente muitas diferenças no JP. Mais adulto, tranquilo…
Se aos 5 não era capaz de o imaginar a entrar no 1º ciclo, neste momento acho que já lá poderia estar.
Como mãe continuo cada vez mais apaixonada. Se antes achava que nesta idade perdia-se parte do encanto, agora sei que se ganham muitos outros.
No outro dia começou uma conversa comigo, usando o computador. Perguntou-me se andava triste. O meu coraçãozinho se estivesse desanimado, rapidamente se animaria, porque não é possível estar triste perto dele.
Pondo de lado os sentimentos de mãe, eu sei e conheço o filho que tenho. Não é diferente daquilo que sempre imaginei. É um miúdo muito esperto, muito atento e inteligente, mas com um feitio nem sempre fácil ou simpático. Já foi mais sorridente. Agora está mais crescidote e sério. Em meio escolar, nem sempre a teimosia e determinação ganham fãs. Obviamente um dos meus objetivos da frequência deste ano do pré-escolar é de que apreenda muitas das regras de convivência e que saiba comportar-se adequadamente. Eu sei que ele até as conhece, mas é impaciente e tenta levar a sua ideia avante. Vai acabar por entender que tem de arranjar um meio -termo.
Algo que se evidencia mais do que nunca é o seu humor. Ri-se com gente bem-disposta e gosta de amigos animados. Tenho ideia de ele gostar de pôr a turma inteira a rir. Todas as noites pede-me para escrever as novidades e quer sempre pôr uma de fantasia…
A fantasia tem a ver com a sua suposta família. Uma filha que já teve bebés (são gémeos), ele já é avô e todos os dias inventa coisas para contar sobre eles. É nesta parte que todos se riem. E eu pergunto-lhe se os meninos não se riem dele por causa destas coisas. Ele diz-me que sim...mas acho que é essa a intenção porque sempre insiste em levar mais novidades de fantasia. Temos um palhacito !
A sua capacidade de escrita aumenta dia para dia. No outro dia escreveu-me de uma só vez todas as palavras que se lembrou sem pedir ajuda ou ir ver como se escreve. Contei mais de 30. Mas sei que são muitas mais.
Assim, de repente, e para que fique registado: Mãe, Pai, avô, rua, carro, gémeos, filha, Rosa, Rita, Cristina, Sofia, Paula, sala, cozinha, casa de banho, quarto, janela, escola, ajudar, casa, ver, gato, cão, Clara, cavalo, fogão, Benfica (claro, eheh) e mais algumas que, infelizmente, não conseguimos imprimir.
Já escreve muitas frases, do tipo: João é avô dos gémeos. ou "Benfica é campeão"
E se assim continuar, não tarda está a escrever um livro.
As suas atividades continuam. Mas está tudo mais tranquilo para mim. Faz a natação com a turma e tem corrido bem. Ao sábado vai à mesma piscina municipal que durante a semana. É muito quentinha, confortável , perto de casa e muito económica. São cerca de 6 euros/mês por óptimo serviço !
Os cavalos continuam 2 vezes por semana. Ele adora, principalmente, ao sábado que pode vaguear pela quinta toda.
Continua com 4 horas de fisioterapia semanal.
E ainda tem terapia da fala e psicomotricidade na escolinha. É uma vida preenchida. Mas ele tem-se adaptado bem ao ritmo e sempre sobra muito tempo para brincar.
A vontade de manter estes registos do meu filhote, continua de pé, mas tenho por vezes sentimentos controversos sobre isto. Seja como for, por ora é para manter. Há muita gente que nos segue desde o início com muito carinho e foram criados imensos laços virtuais, mas também reais. Por aqui andamos a contar parte das nossas lutas diárias. Só parte, porque todos os dias aparecem muitos obstáculos. Nem imaginam…
Mas nós derrubamos todos, porque a nossa vontade e amor são muito fortes !
Deixo-vos uma sugestão de leitura, um post uma mamã de quadrigémeos, sendo um deles muito especial. Reflitam.

10 comentários:

Néa e Arthur disse...

Olá Amiga!Vc nem imagina como AMO acompanhar esse cantinho!O JP com certeza é uma criança muito esperta e ativa e acho maravilhoso vê-lo crescer com uma família tão equilibrada e positiva!Nunca pense em nos abandonar,vc já pensou em como sua estória acrescenta em nossa vida de mães especiais?Muitas vezes nos sentimos sós e quando lemos o que vc escreve com a alma tudo muda e eu sei bem do que estou falando...JP vc tem uma família linda!!!!!!!!!!
Beijos

CláudiaMG disse...

Amiga, que bom estares de volta....
Grandes evoluções que esse rapaz anda a fazer! Daqui nada está um ecritor nato, com tanta imaginação ainda teremos um excelente escritor de histórias.

Um enorme beijinho para ti e para o JP e vai actualizando aqui o teu cantinho, é sempre bom saber as vossas novidades!

Professora Lu disse...

Minha linda, te ler é me dar um impulso para viver de maneira mais leve e plena.
Como admiro a tua força , o teu amor, a tua dedicação.
Você não é apenas a mãe na vida do JP,. e sim um anjo iluminado e sereno.
Obrigada por escrever, e compartilhar tamanhas emoções. Sempre acabo chorando no final dos teus posts.
Beijosss grandes,
Lu

*Quicas* disse...

Querida, beijinho para vocês. O JP está a evoluir tão bem, que menino grande!

(eu sou daquelas que vos acompanha desde o início, obrigada por continuares a nos mostrar o maravilhoso JP)

Helena Barreta disse...

Fico tão satisfeita com as suas palavras. Vibro com cada sucesso do JP, emociono-me com a sua garra, entristeço com as inustiças e a luta, po vezes, desigual que tem de travar, fico feliz com o crescimento e desenvolvimento harmonioso do JP com os outros.

Desejo-vos as maiores felicidades. E saúde.

Bom fim de semana

Beijinhos

Mae Frenética disse...

Que belo post, grilinha. Obrigada por o partilhares connosco. És uma pessoa mto especial. Q sorte dos dois de se terem um ao outro.

Tita Dom disse...

O tempo passa! 6 anos!
Um xi muito grande em vós

Mina disse...

Grandes conquistas e evolução do J.P...Está a ficar crescido e preparado, para a novas etapas...
tudo bom beijinhos

Leoinha disse...

Olá Grilinha!

Nem sabes o bem que sabe ouvir essas novidades sobre o JP. Com que então anda no mundo do "faz de conta que sou crescido ..."
Quem sabe se não tens por aí um escritor que dá para a comédia?

Quanto a este cantinho e à maior parte das pessoas que comentam sinto que a nem tudo está perdido numa sociedade por vezes tão egoista e insensivel ... Por isso gosto de aqui vir!

Bjs,
Leo

SOFIA PAÇO disse...

É maravilhoso ver tanta força num só lar :)

Kiss