
Um ditado popular diz: " a opinião são como os narizes, cada um tem a sua"...
A minha mãe quando, sem esperar engravidou de mim, não devia supostamente ter mais filhos, pois tomava medicação muito forte, para um problema de saúde. Problema esse que a levaria ,infelizmente, 17 anos depois a falecer. Os médicos alertaram para a gigantesca possibilidade de eu estar malformada (há 33 anos não faziam ecografias) e para os perigos que a gravidez apresentaria para ela. Por amor a um pequenino feto que tinha dentro dela e que amaria fossem quais fossem as circunstâncias, ela foi contra tudo e todos (incluindo o meu pai) e QUIS ter-me. Não quis abortar. Sou por assim dizer uma potencial defensora da causa NÃO AO ABORTO porque cá estou, não é?
Quando tive conhecimento das percentagens de risco da minha gravidez, ponderei abortar , apesar de já ter passado o tempo autorizado no nosso país (24 semanas no caso de más formações). Acabei por não o fazer porque as hipóteses de o bebé trazer problemas graves eram mínimas, porque sempre fui uma otimista e porque também já o AMAVA demais…
Agora digam-me: Há quem aborte de ânimo leve ? Quem o quer, ou o precisa de fazer, fá-lo-á, quer seja aqui a 100 km na vizinha Espanha, ou ilegalmente e sem condições. Penalizar de que serve? Afinal só quem tem poder económico para ir ao estrangeiro se sai bem, não é? Quem é pobre faz em más condições e sujeita a ir para a prisão…
Estou com o padre Português que diz que ninguém aborta de ânimo leve. Eu sou CONTRA O ABORTO....sim, claro que sim ! MAS A FAVOR DA DESPENALIZAÇÃO !
Uma criança deve vir ao mundo para ser muito amada, ter um mínimo de condições...Eu confio na capacidade da mulher grávida decidir sobre isso e sobre as suas capacidades. Dou essa confiança às Mulheres que carregam no ventre um ser. Porque sei o que sentimos. Sei que é sempre uma decisão difícil. E quando se chega à conclusão que tem de ser...é triste, muito mesmo...mas até nisso um estado franco e cooperante poderá ajudar a encaminhar a mulher para a melhor opção…
E vocês, que acham ? Apreciarei opiniões muito francas.