sexta-feira, abril 13, 2007

Humor e companheiros de brincadeira

Lembro-me de ter lido uma vez um certo artigo sobre os critérios de escolha da melhor escola para os nossos filhos. Na dúvida seria: a mais perto de casa.

Porquê ? Porque quem dá educação às crianças são os pais...a escola é apenas um complemento.

Mas na verdade todos gostamos de pensar que durante o dia eles estão bem, divertidos, num local limpo , confortável, com actividades, ar livre, boa comida e acompanhados de pessoas atenciosas.

Sempre pensei deixar o JP com uma ama para ter mais atenção...mas a pediatra do JP recomendou-me antes um certo colégio que é mesmo muito perto da minha casa. Sendo uma estrutura de alguma dimensão tive receio que o meu menino se sentisse "perdido"...mas enganei-me redondamente. A atenção e o carinho são constantes, é uma escola inclusiva, preparada para receber todos, pois tem elevador . O respeito pelos ritmos próprios de cada criança é grande.

Dizem no seu site que é um colégio repleto de bem estar, harmonia e alegria. Neste espaço construído de raiz, tudo foi pensado em função do desenvolvimento da criança desde os 4 meses até aos 10 anos de idade. Ambiente seguro e estimulante com um modelo pedagógico criativo e eficaz.

Na verdade só poderei comprová-lo...contam-me as histórias e eu própria vejo a satisfação do JP...ele adora brincar com os outros meninos (tem afinidades pelos reguilas e preferência por uma ou outra menina) gosta de estar junto de outras crianças, onde passa o tempo a rir e a brincar ! Aprendeu naturalmente cedo a conviver e gosto de perceber o desenvolvimento do seu humor. E ali todos o acarinham e encorajam. Na verdade, grande parte daqueles meninos está habituado a conviver com meninos diferentes, pois existem lá vários...e acho o ambiente psicologicamente descontraído e saudável, embora que responsável e cooperante.

Recentemente visitei o site e descobri que na sala do berçário, colocaram justamente uma foto do ano passado, quando o meu menino usava um banco triangular para ficar sentado! Pois não o retiraram para a foto, nem colocaram nenhuma mais actual. Lá está a presença subtil do meu menino...encostada ao cantinho...

11 comentários:

*Quicas* disse...

A sala é realmente muito gira, acolhedora e bem equipada.
Será que posso te pedir um favor? Se não te importares, ou achares que é uma intromissão, podes me mandar o site do colégio? Como sou educadora, gosto de estar atenta a estas coisas, aos diferentes materiais e pedagogias...

beijocas grandes e obrigada
(imeildaana@mail.pt)

Maria Romeiras disse...

Eles são os melhores juízes e os seus sorrisos os melhores reflexos da capacidade da escola. Também gosto de ir buscar o João e ver o seu ar de contentamento, ouvir as suas descrições do dia. Fico absolutamente descansada com ele onde está porque, como descreves da escola do JP, é grande, mas familiar e humana. Cada criança é única e nenhum um número, mas uma identidade. Um abraço, parabéns pela escolha, parece ser um ambiente muito simpático.

Tita Dom disse...

A sala de facto é muito colhedora.
Só de olhar sente-se que eles ficam bem, e tu ficas descansada sabendo que o teu filho está em boas condiçoes e em boas mãos.
Beijocas e o desejo de um bom fim de semana para vós

Mocas disse...

Escolhi para o Rodrigo a escola mais perto de casa, por uma questão prática e para poder passar mais tempo com ele (trabalho em casa). Neste momento ele está completamente integrado, mas tenho noção que não é a ideal em vários aspectos ...

RB disse...

Sabe-los felizes,encanta-nos...
sorrimos sabendo que eles estão bem, só assim tb o estaremos.
Um beijo grande

Docinho disse...

Deixo a C. na creche e vivo com um sorriso de descanso... nada paga isso... nada me deixa mais serena que ir buscá-la e ver que está feliz!!!
Tu... é bom sentires o mesmo!

Beijos serenos

www.lojinha-doce.blogspot.om

tixa disse...

Bem essa escola deve ser o máximo. Defendo a integração de todas as crianças numa mesma escola, assim aprendem a ser adultos humanos e que não olham ninguém de lado.
Um exemplo a seguir.
Bom fim de semana
Bjcas grandes

DIV de divertida disse...

Já tive oportunidade de uma vez comentar a sensação deliciosa de irmos trabalhar com o coração descansado.
Vale ouro!

Vanessa disse...

Pelo que vejo tiveste a sorte de arranjar uma escola para o JP que não só o ajuda, por estar com outras crianças, a socializar-se e a tentar, talvez pela imitação a aproximar-se cada vez mais daquilo, que dentro dos possíveis é o normal comportamento de uma criança; como ensina, também, as outras crianças que se encontram com ele na sala a não descriminar e a saber lidar com qualquer tipo de diferença. Assim, estão a contribuír para um futuro melhor tanto para o teu JP, como para a educação de pessoas sensíveis e humanas.
Beijoca grande

LOBITAS disse...

Olá meus queridos, como tinha saudades, espero que tenham tido uma Páscoa boa e cheia de coisinhas doces.
Vou comentar aqui todos os posts, ora bem a razão pela qual venho aqui visitar o vosso cantinho é porque vos admiro muito, desde o primeiro momento que vos li e que vos contactei que tem sido muito gratificante e têm-nos ajudado muito, o nosso muito OBRIGADA por tudo, e também foram vocês que nos deram o empurrãozinho necessário para estar aqui presente na blogosfera, e por tudo mais, pela vossa amizade, pelo vosso carinho, por tudo, são realmente pessoas fantásticas, gostamos muito muito de vocês.
Parabéns pelo ano de blog, e continuem sempre com essa energia positiva e com essa coragem de empurrar todos os pedregulhos do caminho.
9 de Abril será sempre um dia muito lindo, por todas as razões que mensionaste e certamente estarás muitos e bons anos ao lado do teu lindo JP.
Talas ... talas... por aqui a lobita agora também usa, mas é só para os pés (fica com os pés num ângulo de 90º), mas não lhe fez muita confusão, porque como ela durante a noite não se mexe, não faz grande diferença. Com o tempo pode ser que o JP se habitue e as coisas melhorem e as noites sejam mais calmas.
A escolinha do JP parece ser mesmo acolhedora e fico muito feliz por ele se sentir lá bem e gostar dos amiguinhos, isso é muito bom. E gostei muito de ver "a presença subtil do JP" é mesmo bom ele estar bem na escolinha.
por aqui as coisas estão um bocadinho confusas (nas nossas cabeças), esta semana tivemos uma consulta de terapia da fala, como deves calcular e saber não deu em nada, depois vou fazer um post sobre isso, e para a semana temos a consulta do resultado, depois logo conto novidades.
Beijinhos grandes para a vossa alcateia, e tudo de bom.

Quita disse...

E é tão dificil a escolha do infantário, não é?? Passei por isso recentemente...