terça-feira, maio 25, 2010

INQUIETAÇÕES

Nas últimas semanas tenho notado um enorme crescimento no JP. Crescer é normal e bom, mas noto que a sua maior percepção do mundo lhe trouxe também alguma dose de frustração e alguma agressividade (mais com as pessoas aqui em casa). A necessidade de afirmação a escolher roupas, a escolher comidas, programas e de uma forma geral tudo o que envolva escolhas é notória e ele não abdica de se afirmar. Por vezes é do contra, só porque acha divertido.
Por outro lado, quando é contrariado (e tem de ser inevitavelmente) fica tão aborrecido que fica agressivo. Até onde é normal...é que não sei. No dia a dia com as outras pessoas, apenas se nota uma instabilidade de humor, que não acontecia tanto antes.
Adora passeios longe da mãe. Ir só com a escola ou com a madrinha, etc. Independente. Não me parece mau sinal.
Já fiz uma análise da nossa situação familiar e apesar de não estarmos tão tranquilos e relaxados (se é que algum dia o tivemos) quanto antes, não creio que estejamos tão incrivelmente instáveis ou tão diferentes de há meses.
As pessoas que mais falam com ele (as da comunicação aumentativa) não me relatam queixas de maior, a não ser que ele conta de que lhe fazem doer as pernas na fisioterapia (é normal, claro). Mas aceita bem.
No fim do dia, quando lhe pergunto como foi o dia, responde-me sempre, BOM, ou ÓPTIMO....
Creio que está tudo bem...mas estou insegura.
Mas vou ficar vigilante nas próximas semanas. O meu coração de mãe diz-me que ele pode estar a passar uma fase de maior revolta, mas não faço ideia se tem fundamento o que penso...


PS: Acabou o período de hibernação, mas afinal o exame foi adiado para uma data que me é impossível de comparecer. Resta-me ir em Setembro.

3 comentários:

Helena Barreta disse...

Todos os miúdos com a idade do JP gostam de dar um ar de independência, libertarem-se da asa protectora das mães, ficam mais autónomos e é natural que vejam a vida com outros olhos e aos olhos deles já são crescidos para fazerem escolhas e terem dias melhores que outros. É o crescimento.

Vai ver que está tudo bem com o seu filho e as diferenças de comportamento que nota são fruto da idade.

Um beijinho

Leoinha disse...

Olá, Grilinha!

Pois eu não sei se é normal ou não essa fase que o JP está a passar, mas posso assegurar-te, eu já mencionei noutros posts, notei uma grande diferença na minha filha depois dos 5 anos (passou de criança dócil a criança respondona e que amuava de tudo e nada, agora está a voltar ao que era, mas está na fase da mania que sabe tudo), mas ela passou por algumas mudanças: nasceu a irmã, eu perdi o emprego qd estava grávida, mudou de escola, a avó foi para longe (ia para lá depois da escola e adorava) e essas coisas afectam-nos e a eles também. Também não consigo precisar se também não será da idade, porque falando com outras pessoas amigas com filhos da mesma idade também sentem mudanças repentinas.

O JP também deve ter sentido todas as mudanças, o facto de teres estado doente, dele ir mudar de escola (ele sabe? para a minha filha fazia-lhe confusão, ainda hoje fala nos coleguitas)está a crescer e quer mostrar que sabe fazer as coisas por ele próprio ... por enquanto acho que não tens de preocupar (parece ser uma ou outra inquitação), vai observando-o.

Bjs,
Leo

Avessa disse...

Percebo-te tão bem. Também eu ando a passar uma fase super dificil com o meu pequeno em relação à escola. Vai triste e cabisbaixo, chora com aquelas lágrimas silenciosas que nos partem o coração de mãe, sem haver razão aparente para isso, mas aposto que aquela cabecinha anda num turbilhão de emoções contraditórias.
Mas tudo se vai ultrapassar, são fases das crianças.

Beijinhos