quarta-feira, maio 12, 2010

Um menino crescido

O JP está, aos poucos, a ficar um menino muito crescido. Não tem o mesmo sorriso fácil de antes e está a ficar mais sério. Sabe sempre o que quer. Continua de ideias fixas, muito obstinado. Não gosta, nem um bocadinho, que se comentem algumas coisas com amigos. Tem muito orgulho próprio e quando está concentrado é muito sisudo. A sua teimosia deixa-me por vezes um bocadinho sem jeito e envergonhada pois roça a "mal-criadice"...mas é a sua maneira de ser. Apesar de não ser agradável, é por vezes muito positiva.
Por outro lado, nota-se um sentido de humor, cada vez mais requintado. Muitas vezes procura situações para rir ! Mesmo nas terapias está sempre bem disposto com muita vontade de brincar o tempo todo com as terapeutas.
Hoje apanhei-o feliz e contente a brincar "aos pais e mães" com outros meninos e meninas no colégio. Ficou aborrecido por interromper a brincadeira. Estava a adorar. Socializa muito melhor do seria de imaginar. É mais conhecido na escola que o papa e sempre recebido com imenso carinho por crianças e adultos.
Infelizmente também não lhe noto a meiguice de outros tempos, pelo menos comigo. Anda muito fã do Pai e momentos de meiguice só os quer na hora de dormir. Em outras alturas, faz um gesto tipo "deixa-me em paz" e até já selecionou esse símbolo diversas vezes no caderninho de comunicação…
Acredito que seja tudo natural. Nem bom, nem mau. O JP a ficar crescido. Confesso que a fase que mais adoro são os 0-5 anos...mas ele tem e deve crescer. Todas as fases têm o seu encanto. O seu bom humor, continua a encher a nossa casa de alegria. A sua energia também…
Fica horas em pé, no standing, a desenhar. Neste momento é a sua brincadeira preferida. Sai a ambos os pais, que desenhavam bem. Ele por motivos óbvios desenha mal, mas adora fazê-lo com a mão esquerda. E nós adoramos que o faça. Cresce física e psicologicamente.

7 comentários:

Mocas disse...

Poderia ter escrito quase tudo isso. São os nossos bebés a crescer :) por aqui tb começa a haver alguma malcriadice lol

Mina disse...

Está a ganhar identidade própria.
Isso é crescer.
Importa que é que evolua, todas as fases fazem parte de uma aprendizagem de ambos crianças e progenitores.
É bom vê-los crescer, ainda que para nós sejam sempre os nossos "bébés" rsss
bjocas

Dois Rebentos (de Soja) disse...

Sim, está mesmo a crescer. Identifico "esse-não-querer-mimo-a-toda-a-hora" na Julia, em compensação tenho o Rafael que não dispensa mimo de 5 a 5 minutos. Fico muito feliz por saber que o teu menino está muito bem e feliz. Bjs grandes

Helena Barreta disse...

Como mãe de um "menino" que já passou essas etapas - tem 18 anos -posso dizer-lhe que é perfeitamente natural esse "distanciamento", mas a boa notícia é que a fase do menino da mamã volta.

Agora é a fase do encantamento e imitação do pai, o seu igual. Nesta idade os afectos e mimos, que para nós são sempre poucos, para eles são coisas de meninas e eles são "homens", como o pai.

Parabéns ao JP que está um lindo rapagão.

Beijinhos

Dulce Bregas disse...

Ai!!!Não me digas isso por favor!
Eu queria o meu companheiro assim para sempre,já que a irmã está na fase grrrr!
Oh bolas,o crescimento é chatito...Eu não quero ficar orfã de filho,como fiquei da filha!De um dia para o outro ela deixou de querer beijinhos,de ajuda para escolher a roupa,já nãp gosta dos meus presentes...:(
Mas tem que ser não é?
Beijinhos e Parabéns ao menino grande,que se farta de trabalhar nas terapias!

Avessa disse...

Tens aí um menino giro, crescido e cheio de personalidade. Os miminhos ainda voltam porque eles não resistem às mães, vais ver. É só uma questão de afirmação dele assim a dar um ar de macho! Beijinhos

Unknown disse...

Olá.
Tenho andado um bocado ausente...
Beijocas boas.
Bom fim-de-semana!!