terça-feira, maio 18, 2010

Verdadeira inclusão

Visitei a feirinha e deu-me uma nostalgia precoce...nós, adultos, arranjamos sempre maneira de sofrer um bocadinho, mesmo nas coisas que nos fazem feliz.
Quando cheguei à escolinha, procurei o JP e estava no recreio, feliz e contente com uma das suas amiguinhas a empurrar a cadeira a alta velocidade. Mas a cadeira é pesada e segura já para garantir estas situações...e ele estava tão divertido ! O facto de ele estar mais imóvel, não faz com que não tenha amigos. Estava visivelmente feliz !
No outro dia aconteceu chorar por não querer vir embora, e os amigos vêm em seu socorro dizendo: "Não chores P. não chores…". Felizmente há sempre um amiguinho que está com ele e ele está sempre divertido.
Ao ver tudo isto, comecei novamente a pensar na futura escola....que já está muito perto. Nunca terá tanto miminho. Vamos ter muitas saudades deste maravilhoso cantinho. Tantas, que até já as sentimos.
Na feira encontrei muitos produtos biológicos, compotas caseirinhas, etc...comprei um chá de hipericão de agricultura biológica. Havia também uma feirinha do livro e comprei uma história para o JP. Ainda fiz um saquinho (desenhei) para perfumar as gavetas…
Logo à porta, os pais eram recebidos com uma banca de bolos caseiros feitos por mães e avós dos meninos. Não cheguei a ler a circular que puseram no caderninho do JP e fui surpreendida hoje. O dinheiro feito com a venda das fatias, reverte para o meu filhote (para ajudar nos próximos tratamentos em Cuba do JP-contamos ir em Agosto deste ano). Estava a ser um sucesso. Tudo comia bolos. E tantos que ainda estavam por comer !
Fico tão feliz por o ver integrado e acarinhado…
Infelizmente o tempo não pára. Assustador.

6 comentários:

Leoinha disse...

Olá,
Fico feliz de o JP estar integrado... e na nova escolinha tb o será concerteza! E vamos lá torcer para que também tenha muitos miminhos, se bem que a passagem do pé-escolar para o 1º ciclo sinto que há um corte radical de miminhos nas crianças, mas ele ainda tem um aninho de pré-escolar!

Isso de chorar qd vem embora, faz lembrar a minha mais velha chorava sempre, ao contrário das outras crianças! O que era um bom sinal!

Bjs,
Leo

Maria João disse...

Minha querida,

Só prova que estamos todos com o JP.

Força amiga.

Beijinhos
MJ

Cristina disse...

Está grande o JP... Também penso muito nisso. A Leonor sair da escola que a acolheu desde os 4 meses...

Hoje fiquei descansada com o que li! Bjos enormes, Helena

Mina disse...

Mais uma ideia genial!...
É bom ter amigos assim!...
Se estivesse por aí comeriam umas fatias de bolo que devem ser deliciosos feitos pelas avós...
O J.P vai criar novos amigos e esses nunca os perderá fica tranquila...
Bjos

Helena Barreta disse...

Vá lá, não pense logo à partida que os miminhos e os amigos vão acabar quando o JP integrar outra escola.

As crianças sabem viver e conviver bem com crianças que têm necessidades e cuidados diferentes, são também amigas e generosas. As crianças surpreendem-nos, muitas vezes, ou quase sempre, pela positiva.

Se depender dos amigos o JP vai a Cuba e vem de lá mais fortalecido e nós ficamos a "torcer" que tudo corra bem por lá.

Um beijinho

CláudiaMG disse...

Que maravilha que tudo esteja a correr bem com o JP. Vais ver que a próxima escolinha também será assim um cantinho muito especial.

Beijinhos grandes