sexta-feira, janeiro 29, 2010

O lugar do JP é junto aos meninos da sua idade

Já vai para quase 5 anos que estamos com a Ritinha, a hidroterapeuta do JP. No último Sábado ela tomou uma iniciativa que muito me agradou e veio de encontro às conversas que tinhamos tido. Felizmente este ano o JP começou a fazer Hidro com o seu amiguinho Principezinho e têm-se habituado a dividir atenções, o que é salutar. Infelizmente o Principezinho não tem ido. E o nosso JP voltou a ser o "Reizinho" e exclusivo. Um reizinho sente-se muito à-vontade para fazer só o que gosta, para tentar infrigir as regras e fazer birrinhas como se fosse um bebé, principalmente porque conhece a Ritinha desde sempre...
Mas este sábado fez parte da aula, junto ao grupo de meninos da sua idade, na piscina grande. Executava os mesmos exercícios, pois grande parte deles consegue fazer. Os que não conseguia, arranjava-se alternativas. Claro que se sentiu mais inibido para fazer birras, (porque nenhum menino as fazia). Assim se acaba com um reinado e se vai crescendo normalmente. É salutar, acreditem...

"Como está o JP ?" - Resposta de uma mãe apaixonada

Uma pergunta comum que oiço milhares de vezes. Quem me pergunta espera ouvir uma novidade bombástica. De facto é difícil dá-la. Melhorou muito quando veio de Cuba e agora é tudo novamente muito lentamente, como sempre foi. Mas (provavelmente só aos meus olhos) vejo sempre algumas pequenas evoluções.
Ultimamente respondo: "depende das expectativas".
Quanto a mim queria o desenvolvimento motor mais rápido, mas contento-me por mesmo assim evoluir, pouco que seja.
De qualquer forma é impossível não responder que "Está fantástico". Apesar de estar a entrar numa fase mais "carrancuda" e muito teimosa, continua a ser um menino feliz, de riso contagiante, aventureiro, esperto que nem um rato, cheio de sede de aprender, cheio de vontade de evoluir e com enorme potencial para fazer amizades. Como posso dizer que não está óptimo ? Depende das expectativas, certamente....mas para mim...está e sempre foi maravilhoso !!!

A mãe não perfeita

Uma mãe perfeita faz todos os deveres que o colégio pede aos pais, nunca se esquece de nada (eu mandei o meu filho vestido de fato-de-treino no dia de tirar fotografias, porque me esqueci e fiz o pai ir a correr levar uma roupinha apresentável). Provavelmente uma mãe perfeita tem sempre o frigorífico bem recheado e adora cozinhar....Upsss !!! Eu não gosto muito e tenho falta de jeito para cozinhar. Ainda por cima há sempre coisas que faltam nesta cozinha. O JP às vezes torce o nariz às minhas " iguarias ":-)
Enfim...vou dando o meu melhor.
Porém, nem tudo é mau. Adoro contar histórias ao JP, mesmo que ele esteja a desenhar, vai tomando atenção. Conto histórias durante horas. Ele adora, ri-se, pede para repetir...
E agora o colégio entregou-me uma lista de livros do Programa Nacional de leitura pré-escolar, que é uma daquelas tarefas que me entusiasma e terei tudo o gosto em executar na íntegra. Adoro ir visitar a biblioteca e aos poucos trazê-los e lê-los todos !!!
Mães perfeitas ??? Longe, longe....mas dedicada e empenhada, mais numas coisas que noutras . Isso sim...

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Reunião entre Utaac, prof ensino especial e directora do agrupamento do ensino especial

Foi ontem de manhã. 3 horas de reunião.
Encaminhar um menino como o JP num percurso escolar é complexo. Preparar todas as condições para o receber de modo a que ele progrida com o mesmo ritmo que até agora é tarefa de responsabilidade.
Muito foi falado. Muito foi combinado. O compromisso e empenhamento da Directora é notório. Estou convencida que não há falta de empenho. Vamos ver então como irá funcionar.
Irá fazer-se o levantamento do software necessário para trabalhar com ele. Até Setembro deverão estar reunidas todas as condições para o receber a tempo integral na sala de aula.
Pela sexta feira o JP irá com os restantes colegas à piscina municipal. Poderá além disso ter fisioterapia, psicomotricidade, terapia da fala, ocupacional no estabelecimento de ensino e hipoterapia fora. Isto se eu optar que tenha, pois não quererei prejudicar o tempo que deverá passar na sala. Será uma questão a analisar caso a caso, no inicio do ano lectivo.
Como foi elogiada a capacidade cognitiva dele ..."em alguns aspectos acima do expectável para a sua idade"....
Ouvir isto é música para os meus ouvidos, não porque queira que ele seja espectacular ou o melhor. Mas porque sei como é difícil um menino com PC , que está em clara desvantagem em experiências, poder ter compensado de alguma forma. Só que temos uma responsabilidade ainda maior em manter este nível. E esse é um dos grandes medos. Mas vamos pensar positivo.
Tenho ainda outro grande problema e provavelmente uma luta futura. O que fará depois das 15.30 até às 17 h ?
Talvez faça ATL no Cantinho (actual colégio)....se a direcção concordar, mas isto é uma discriminação (não poder fazer ATL na sua escola por falta de pessoal qualificado).
O transporte da escola leva-o e coloca-o onde for preciso. Vamos ver se o Cantinho aceita. Sinceramente sinto-me tão acarinhada por lá que me custa cortar o "cordão umbilical" que tenho com este colégio. Pareço eu a criança !!! Seria um alívio manter o contacto, mas também sei que não é assim que deverá funcionar. Concerteza que lutarei para mudar as coisas. Já me conhecem...

Segunda feira que vem levantarei o prémio do Festival dos Sonhos. Engordará a conta para nos permitir concretizar o nosso sonho de voltar a Cuba. Mas 10 % do Prémio decidimos que será destinado a rechear melhor a biblioteca do Cantinho dos Amigos. A biblioteca poderia ter mais material e os pais do Cantinho foram os principais responsáveis pela nossa vitória. Por isso, o mínimo que poderei fazer para agradecer é também doar uma parte simbólica do prémio em benefício dos nossos meninos. E como terei prazer nisso !!!
Quem sabe ainda tenha mais algum filho que venha a inscrever lá também, e ainda ter oportunidade de usufruir?
Receber é bom. Retribuir (infelizmente simbolicamente ) é fantástico. Fico feliz por fazer isso.
Sou uma mulher normal, mediana profissionalmente, tento ser uma mãe dedicada mas sei que estou longe de ser a mãe-perfeita e muitos projectos ficam apenas nos meus pensamentos. Mas tudo o que possa fazer para tornar este mundo num lugar melhor, faço-o. Dou o melhor na educação do meu filho. Tento dar de mim, das minhas experiências de mãe de menino especial e sei que algumas mães vêem aqui e sentem-se menos sós e quem saiba percebam o que têm pela frente para enfrentar. Outras revêem-se e identificam-se nestas lutas.
Não tarda o Blogue terá 4 anos. E a mim parece-me que foi ontem que a minha vida levou uma volta de 180 º. Ainda não me sinto conformada...há dias que me doí muito (muito mesmo), mas abracei esta causa com um imenso amor pelo meu filho. A coisa mais maravilhosa da minha vida juntamente com o seu papá !

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Somos insatisfeitos por natureza

E gostamos de nos queixar.

Saberemos dar valor ao que de bom tem a nossa vida ?
A minha vida tem 2 maravilhosos olhinhos vivos castanhos e um sorriso certinho cheio de ternura. Tem ainda um abraço enorme de um homem maravilhoso.
Tudo o resto se enfrenta e se tem enfrentado.

Há injustiças que nunca compreenderei

Injustiças da vida. Um dos países mais pobres do mundo sofre uma catástrofe natural e é devastado. Uma criança encantadora que tem sede de explorar é impedida porque o destino assim o quis. Por vezes bebés com poucos dias ou meses de vida lutam por ela, sem nunca a chegar a viver. Mães novas que querem criar os seus filhos vêem-se impedidas de o fazer, só porque o destino assim o quis....
Acredito em Deus, mas não consigo entender estas injustiças.

Ajude a AMI : 760 20 60 60
E siga o blogue - Contra a indiferença...(cada vez faz mais sentido tudo isto para mim...). Cada vez mais sinto o "chamamento" de ajudar.

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Este ano de 2010

Revela-se um ano de profundas mudanças.

E que sejam boas...

Quando olho para o meu pequenino só vejo tudo aquilo que ele já conquistou...as palavrinhas que já sabe escrever, toda a sua fantástica compreensão, o seu humor, a força nos braços que demorou a conseguir. Tenho um menino diferente, mas encantador e cheio de teimosia e vontade de triunfar e comunicar. Um menino de quem me orgulho.
Temos o resto de lutas diárias, continuar a trabalhar a força do tronco, um pouco de mais firmeza do pescoço, a força nas pernas. Batalhas de 2010 e quem sabe de quantos anos mais ? Por vezes tudo isto é cansativo e deprimente. Muitas outras, (depende do humor) viciantes....
Se vivesse 80 anos cheia de força como agora, daqui por alguns anos adoptava um menino assim como o JP e fazia tudo de novo. Porque olhar para ele agora, não me deixa a pensar no que podia ter acontecido de melhor, mas sim, como ele podia estar bem pior.
E como está esperto, santo Deus. E que sede de aprender !!! Todos custam a acreditar...até mesmo eu. E é tão gratificante, sabiam ? Começo a sentir que dei o meu melhor....e continuo a dar, mesmo sofrendo as consequências disso. E estou em paz. Fiz sempre o que achei que devia fazer. Eu não ponho nada acima da família e da sua saúde, nem do amor e carinho que estes me proporcionam. Essa é a minha grande riqueza. Tenho abdicado do que estava habituada, viagens, roupinhas mais fashion, pequenos luxos....mas sinto-me tão bem por isso. Faço-o por um amor maior do que tudo imaginável.

Mudar é inevitável. Mas o JP tem de continuar em primeiro lugar...e toda a família tem de ser como até agora: feliz.
Daqui por 10 anos quero escrever como me continuo a orgulhar do meu pequeno adolescente que tantas batalhas trava, mas que as vai superando.... ao seu ritmo.


quarta-feira, janeiro 20, 2010

Não me lembro de um Janeiro

Que tenha sido um bom mês para mim...

O meu pequenino anda fã de desenhar gatafunhos e pedir-nos que digamos o que é. Seria impossível de adivinhar pela qualidade dos mesmos, mas como ele olha para o objecto antes de desenhar, então adivinhamos sempre...
E como ele gosta desta brincadeira !!!

sábado, janeiro 16, 2010

Haiti...

Ajudar o Haiti com uma simples chamada para a Cruz Vermelha Portuguesa 760 20 22 22 de atendimento automático (custo da chamada é de 0,60€ + IVA), vá lá pessoal não custa nada (Por favor passam a mensagem). Informação retirada do Site.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Querem saber uma coisa ?

Desculpem a falta de modéstia, mas sou uma lutadora !!! Sou e não vou deixar de ser.
Sou, sou e sou. Mas desta vez demorei 2 dias a dar a volta por cima e ainda não sei se foi de vez.
Estou cheia de ânimo. Vamos à luta, já ! Obrigado por me lerem e incentivarem.

Querem novidades boas ? (as más ficam para mais tarde e se calhar nem as revelo...).
Na hidroterapia de Sábado o JP ficou sozinho a nadar (com um apoio mínimo nas costas do chouriço) e e já depois da terapeuta sair, fez o mesmo de barriga para baixo durante uns bons largos minutos, esforçando-se para se manter à tona. Está como um peixinho na água e teve progressos que nem sei se esperava por eles.
Nos gatinhanços também está a ficar um pró.

Muita gente me dá o conselho de me por à frente de todas as prioridades. Compreendo, mas não consigo. Amo este meu filho de uma maneira que ultrapassa tudo o que é normal.
Sei que para ele continuar feliz, tenho de ser feliz...e tudo há-de voltar ao normal.
Melhor ainda, espero.

terça-feira, janeiro 12, 2010

Ano novo, Vida Nova

Nada mais verdade para mim, nesta altura.
No pior dos cenários sou uma optimista. Costumo ser.
E tenho de o ser...mas por vezes uma tristeza profunda e um medo gigantesco instala-se no meu coração.
Outras vezes, entre os meus tesouros, os meus dois homens, sinto-me feliz, segura e sem temores. A feliz paz do lar...que me sossega o coração.
Simplesmente delicioso.
São os momentos que mais rápido passam...

quinta-feira, janeiro 07, 2010

As primeiras palavras escritas pelo JP


(imagem digitalizada).

Foram estas. Hoje na UTTAC.

Babei-me de orgulho.

O processo "transição de escola" vai estar para durar. Apesar das vossas palavras de encorajamento, sei que isto é uma lotaria. Assim uma daquelas questões de sortes e azares.
O meu JP este ano anda super-feliz porque a sua educadora é 5 estrelas. Aprendeu o SPC, procura histórias adaptadas. Ensinou o SPC aos colegas do JP...e ele sente-se como um peixinho na água. Quem não sentiria ?
Não é fácil. Quando temos um BMW que funciona bem, não queremos um carrito de gama inferior possivelmente cheio de surpresas...(nunca tive nenhum BMW, mas imagino)
Mas vamos continuar a trilhar caminho. Ainda está tudo em cima da mesa por esta altura. Vai ser impossível "esquecer" e fingir que nada se passa. As lágrimas caem-me quando penso que o meu JP pode estagnar na sua evolução. Caem quando penso que a actual escolinha é como uma extensão do carinho que tem em casa....e custar cortar estes laços. Custa mesmo muito....

Voltando à conquista e para que conste dos registos: em 7-01-2010 o JP escreveu sozinho através do computador estas palavrinhas !!! PATO, GATO, RATO, LOBO E FOCA !!! Grande miúdo !!!

PS: Como já me perguntaram diversas vezes qual a cadeira do carro que o JP ganhou, (PANDA da R82) aqui fica o link (a do JP é preta). Tem uma característica fantástica é : para além de ter base rotativa, puxa-se para fora da porta, dando grande comodidade nas entradas e saídas do automóvel.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Estranha apatia

Ontem lá fui com a educadora de intervenção precoce do JP conhecer a possível futura escola do pimpolho. Combinado em cima da hora, nem me tinha preparado psicológicamente, se é que há preparação possível. A escola abriu em Outubro passado, mesmo aqui ao lado de casa. Visitamos as instalações todas. É agradável e preparada para receber o JP. Na unidade de Multideficiência que o JP frequentará (pouco esperemos) apenas 3 alunos. 3 profissionais para 3 alunos com NEE. Um menino com PC no colchão a fazer fisioterapia. Re-encontramos a primeira educadora de intervenção precoce do JP que ficou muito curiosa em saber como está ele. Imagino que muito diferente, para quem o viu pela última vez nem 15 meses tinha.
Todos simpáticos, acolhedores...
Eu...talvez demasiado apática para o meu habitual.
Depois ainda fui conversar com a coordenadora do ensino especial do agrupamento. Meio pequeno. Recorda-se bem de lhe terem falado diversas vezes do meu JP.
Bem, antes assim...
Segunda feira farei a matrícula e depois posso decidir criteriosamente qual a escola escolhida até Maio. Apenas precisam da matrícula já para prepararem uma turma reduzida de 20 alunos.
Sendo o JP um aluno condicional, está decidido que frequentará novamente a pré e só irá para o primeiro ano em 2011, possivelmente já bem preparado pela UTAAC a ler e escrever com o computador.
Insistem que visite as outras duas opções na zona. Custa-me. Bem sei que as aparências podem enganar, mas pelo menos nesta que visitei há lugares de estacionamento de deficientes à porta (e eu bem sei como custa os dias de chuva correr com a cadeira ou com o JP ao colo) e elevador. Numa outra tenho de entrar por uma porta nas traseiras porque não tem acessibilidades. A terceira hipótese também parece estar a cair aos bocados e ainda me deixou mais deprimida. Tenho dúvidas que as visite.
Imaginei-me vezes sem conta no lugar do JP enquanto fazia a visita . Acredito que o poder de adaptação dele seja bem melhor do que o meu, mas mesmo assim...tenho mesmo muito receio.
Sugeriram que ele fosse lá uma vez por semana a partir de Abril ou Maio. Não acho boa ideia.
Como o que tem de ser tem mesmo muita força...vou tentar não pensar demasiado nisto.
Até porque quero começar o ano bem animada e continuar assim pelos meses fora...

domingo, janeiro 03, 2010

2010....2010....Benvindo !

Mais uma vez íamos "perdendo" a meia-noite, no meio dos petiscos e palhaçadas dos miúdos.
O Joãozinho agarrava-se ao JP e dizia-lhe "anda cá, meu amor !" , sentou-o no colo, abraçou-o, apertou-o e foi a noite inteira assim, entre meiguices, conversa, risos e comida deliciosa.
As 12 passas foram engolidas novamente carregadas de desejos meus...nossos. Bater tampas de tachos, champanhe e tudo o resto como manda a tradição.
Apesar da tosse dos 3, passamos uma passagem do ano fantástica entre amigos. A expectativa sobre este ano é razoável...vamos ver se corresponde.
Às 2578 pessoas que votaram em nós no Festival dos Sonhos, um enorme obrigado. Ficámos em primeiro lugar e agora vamos ver como será. Ficámos sensibilizados por ver a mobilização em torno do nosso sonho, principalmente de família, amigos e de mais uma vez dos pais do Cantinho.
O primeiro dia do ano foi passado de pijama em casa, fazendo aerossóis (eu principalmente) e brincando muito com o JP.
Agora depois de tantas festas, é comer menos e seguir com a vida normal.
2009 foi um ano de concretizações mas também de muitos sofrimentos. Que venha agora um 2010 com muita saúde para nós e para todos que nos rodeiam. E que o amor continue presente nas nossas vidas. O resto vai-se resolvendo, sempre lentamente, mas com muita força. Vocês que ajudam SEMPRE...um brinde daqui para AÍ !
2010 pode não trazer só coisas boas. O futuro é sempre imprevisível, mas encaro-o com muito optimismo...para não variar. Já sobre a minha saúde deixei de ser optimista, mas vamos vivendo um dia de cada vez (o malfadado cliché que é bem importante) esperando que nada de mau volte a acontecer. Viva 2010 !!!