sábado, outubro 06, 2007

Apoio Educativo

Na passada 5ª feira tive uma reunião com a professora do ensino especial destacada e a diretora do colégio. Definiram-se alguns objetivos para este ano, porém o plano de intervenção não pode ainda ser preenchido por ter sido alterado o Dec. Lei que rege o ensino especial. A técnica é a mesma do ano passado, que o meu JP tão bem conhece e adora.
Falamos mais de uma hora, obviamente sobre o JP. Os seus objetivos são, neste momento, de promover o mais possível a sua autonomia na sala e no recreio.

Pediram-me que leve o andarilho para a escola. Vou pensar em fazê-lo, mas o JP ainda precisa de aprender a usá-lo mais corretamente. Para além disso a educadora e a auxiliar vão familiarizar-se com a linguagem SPC. Símbolos que o JP utiliza (e passará a utilizar mais agora) para se expressar.

O horário das intervenções serão junto da hora do almoço, para possibilitar a promoção da alimentação, autonomamente.
Durante a conversa, estive mais apagada do que o habitual. Tenho muita tendência para pensar em tudo o que é positivo no JP e fiquei muito apreensiva  de como esta situação de dependência possa estar a afetá-lo, psicologicamente. Mas se ele está sempre feliz, julgo que consegue "ir encaixando"...Teremos é de trabalhar para sermos autónomos, tão depressa quanto possível.

Trocámos muitas impressões sobre o JP. É bem conhecido pela diretora. Sabem muito bem do que gosta e como ele é.
Adora as aulas de música.
A sua habitual simpatia e boa disposição também foi elogiada.
Perguntei à diretora do colégio se achava que a educadora estava à vontade com todos os procedimentos. Sempre me deram a ideia que sim, mas quis confirmar. Ela respondeu-me que a educadora estava muito motivada e tudo estava a correr lindamente.

E eu faço votos para que façam um bom trabalho durante este ano letivo.
PS: Parabéns a esta família...a minha ex-colega da faculdade que reencontrei anos mais tarde justamente por causa da PC dos nossos filhos.

12 comentários:

Maria Romeiras disse...

Um bom ano lectivo para o JP, com muitas descobertas. A música é um bom caminho... Beijinhos.

Flôr disse...

É muito normal todas as tuas dúvidas. O JP vai-se adaptando e contornando as dificuldades.
Ele é um menino feliz...

Beijitos

Carla Dantas disse...

Vai correr tudo bem, vais ver. Confio muito neles.

E ainda estou à espera do dia em que nos iremos cruzar...

*Quicas* disse...

Acho que a força de vontade do JP, o amor que voces têm por ele, a motivação da educadora e a ajuda do apoio educativo vão fazer do JP uma criança (ainda) mais autónoma e confiante.
Já agora, como vai o treino do bacio?

bjocas

ps: tem desafio no meu blog. espreitem

Anónimo disse...

Olá minha grilinha de estimação

Acho que não tens motivos para te preocupares, pelo que descreves-te a educadora e a directora conhecem bem o nosso JP, e vejo que este ano será outro ano cheio de supressas boas, assim o desejo :D

Beijocas linda e não te preocupes ele está em boas mãos.

jocas

sil disse...

Mais um ano...cheio de novidades e batalhas...

Batalhas, essas, que sinceramente, pelo que leio, não tenho dúvidas de que vão ser vencidas...

Temos Papás Guerreiros, temos pessoas empenhadas e um Guerreiro Mor bastante inteligente e esperto...

Bjos
Sil

Margarida disse...

Olá linda

Este ano está cheio de novas aprendizagens para ele.
Já sabes que a educadora vai embora em Dezembro, não sabes? Ela deve ter a bebé em Janeiro...a mim disserem-me que seria em novembro que a outra educadora ia para a sala. Falaram-te nisso? De qualquer forma acredito que os objectivos serão atingidos, parece-me que a directora é muito sensivel e profissional.
Pela minha parte, todos os dias o acho diferente e se olhar para trás, para o ano passado por esta altura, acho-o tão, mas tão diferente!! Principalmente na parte expressiva.
Desejo de tudo a correr bem.
Hoje ainda vi o teu carro cá fora, mas depois não te encontrei lá dentro :o)
Bjs

Grilinha disse...

Margarida

Claro que sei que a M. vai embora e até já tenho ideia de quem é a substituta. De qq forma a S. é o grande pilar nas actividades do JP, pois está muito à-vontade com tudo, desde o ano passado e também por ter estagiado na paralisia cerebral de setúbal. Não vai ter qq problema. Quanto a confiar 100 % na direcção do colégio, não poderei dizer que confie. Já cometeram um erro crasso (na especialidade delas) no passado e vai ser dificil ignorar. Seja como for, eu sei que lá o JP está feliz, por isso vai ficando e eu vou-me mantendo atenta...

Vanessa disse...

Vais ver que vai ser um ano excelente. Basta olhares para o teu filhote e veres os seus olhos a brilhar para saberes que está bem entregue.
Beijoca grande

Margarida disse...

Não sabia dessa especialização da S., ainda bem!!
Quanto à direcção...é como se costuma dizer "confia, desconfiando"
O ano passado tb tive alguns "qui pró quos", e a pelo menos um deles nem resposta me deram, já outros....ficaram arquivados no colégio.
Não sabia que tinhas mais uma mamã que te visita(Carla Dantas), que tem filhote no mesmo sitio!! LOL

Cláudia Braz disse...

Felizmente, tens pessoas muito motivadas que te ajudam a educar o JP!
É difícil econtrar pessoas assim!

Monica Silva disse...

Amiga voltei...espero não me ausentar novamente e que tenha mais sorte daqui para a frente. Linda emocionei-me tanto ao ler as tuas palavras e ver que há pessoas muito boas e prontas a ajudar...o que por vezes é dificil. JP, desejo-te tanta sorte como à que desejo para mim...que é imensa.
Adoro-vos!
Boa semana
Beijinhos grandes,
Mónica

P.S.- Olha que ainda não me esqueci da nossa corrida eheh.