sexta-feira, setembro 26, 2008

Programa educativo- 2007/2008

Com tantos problemas que surgiram na fase final da gravidez, só depois do JP ter nascido comecei a pensar onde iria deixá-lo. Tinha muito receio de colocá-lo numa escola. Imaginava um local sem calor humano, e pouco adequado ao que eu pretendia para o JP.
Resolvi questionar a pediatra do JP, que me disse: Ama, nem pensar ! Só se a conhecer e ela tiver poucos meninos. Muitas tratam da casa, de tudo e mais alguma coisa, para além de não terem a formação adequada. Numa boa escola é orientado nas suas brincadeiras e desenvolver-se-á muito bem.
Indicou-me o colégio onde ele está atualmente. O JP era um bebezinho e levei-o quando fui visitar a escola. O espaço tinha instalações novas naquele ano. Imaginei-o muito bem ali. Mas o JP ficou com uma prima minha até Julho que lhe deu mimo e carinho até mais não e só em Setembro, com 9 meses foi para o berçário. A adaptação foi fácil. Teve a educadora certa. Firme e carinhosa. Somos amigas.
A sua atitude no inicio era que nunca queria ficar na escola e no fim do dia, nunca queria vir para casa…
Ontem tivemos a reunião de apresentação do programa educativo à semelhança de todos os anos letivos. Este ano todo o colégio estará empenhado no tema da defesa do Ambiente.
Apresentaram-nos os seus objetivos, o estabelecimento da rotina, as áreas de brincadeira/atividades existentes na sala e outras atividades passeios e intercâmbios a realizar.
O caderninho onde colocam fotos das atividades realizadas pelos meninos na sua rotina deve ser complementado com o registo das atividades desenvolvidas pelos pais no fim de semana (se assim o entendermos) . Assim a relação família/escola será ainda mais estreita.
Mais uma vez percebi que a preocupação de que os meninos se sintam seguros é uma constante e a vontade de que eles cresçam no seu ritmo também. Para isso não poupam em carinhos, conforto, colo...tudo o que os meninos adoram.
Saí descansada e tranquila. As atividades são giríssimas, as brincadeiras em grupo são as que ele mais gosta e ontem no fim do dia , o nosso JP , mais uma vez, ficou feliz por nos ver, mas ainda queria ficar lá mais um bocadinho !
Na semana passada o seu grande amiguinho lá da salinha, acompanhou-nos à hipoterapia...mas o "valentão" teve medo de subir no cavalo e ficou só a ver.
Estamos já na fase de combinar lanchinhos com os seus amiguinhos da escola ao fim de semana...e é tão bom fazer novos amigos através dele !

10 comentários:

Mikas disse...

É bom ver o teu menino a evoluir tão bem, graças à vossa força de vontade.

Beijinhos.

Anónimo disse...

Um ano que promete!
O tema da preservação do ambiente foi o do ano passado na escolinha da MI. Até tinham um bonequinho que era o Ecokid, que lhes dava lições sobre reciclagem e ia a casa de cada um a ver se se portavam bem com o seu planeta. ;)
E bom sabermos que proporcionamos tantas e tão divertidas actividades para que os nossos filhotes ocupem o seu tempo da melhor maneira.Eu tenho que ter cuidado porque me começa a faltar tempo para tudo...
Bom fim de semana para vocês.
Beijos
Salomé

Cristina disse...

É muito bom quando se confia na escola. Também este ano gostava de começar a convidar os amiguinhos da Leonor para irem lá a casa...

Cristina

Tita Dom disse...

A tua força traz frutos sempre bem conseguidos.
Uma mãe dedicada, presente! Uma mãe que só tu poderias ser.
Bjs grandes

CláudiaMG disse...

Ainda bem que continuas a gostar da Escola. É importante sentires que o JP está bem e pelos vistos ele não está bem, ele está óptimo, com tantos lanchinhos e encontros com amiguinhos, este ano promete.....aposto que irás ter os fins-de-semana em grande, sempre recheados de meninos e meninas.

Beijinhos grandes
Cláudia

Mãe Sisa disse...

Dá-nos muita tranquilidade confiarmos nas pessoas com quem deixamos os nossos filhos e vermos as boas sementes que são plantadas...

Eles estão a crescer tão depressa... Parece que cada dia nos dão provas do seu crescimento!
Isso é muito bom.
E o JP, como é um conquistador nato, vais ter muito trabalhinho...

Ai as namoradas!

Bjs

Silvia disse...

Olá mamã... é tão bom saber que os nossos meninos estão bem entregues...
Beijinhos
Silvia

Anónimo disse...

Tão bom saber que ele fica num espaço assim, imagino a tranquilidade e descanso em que andas :D já pra não falar dos momentos redondos á conta da escolinha que já tiveram eheheheh

jocas grilinha de estimação

Anónimo disse...

É importante que o Jp se sinta bem na escola, ainda bem que assim é. Eu concordo que melhor que ama ou mesmo avós o melhor para os miudos é irem para a escola. É lá que eles assima de tudo aprendem que têm direitos mas também deveres, que têm que respeitar os outros para serem respeitados, que aprendem a lidar com as frustrações e com as alegrias de fazer nosvos amigos. é muito importante para eles.

Bom ano lectivo para o JP
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

Grilinha disse...

É mesmo como eu penso, Cristina !

Um beijo