quarta-feira, janeiro 27, 2010

Reunião entre Utaac, prof ensino especial e directora do agrupamento do ensino especial

Foi ontem de manhã. 3 horas de reunião.
Encaminhar um menino como o JP num percurso escolar é complexo. Preparar todas as condições para o receber de modo a que ele progrida com o mesmo ritmo que até agora é tarefa de responsabilidade.
Muito foi falado. Muito foi combinado. O compromisso e empenhamento da Diretora é notório. Estou convencida que não há falta de empenho. Vamos ver então como irá funcionar.
Irá fazer-se o levantamento do software necessário para trabalhar com ele. Até Setembro deverão estar reunidas todas as condições para o receber a tempo integral na sala de aula.
Pela sexta feira o JP irá com os restantes colegas à piscina municipal. Poderá além disso ter fisioterapia, psicomotricidade, terapia da fala, ocupacional no estabelecimento de ensino e hipoterapia fora. Isto se eu optar que tenha, pois não quererei prejudicar o tempo que deverá passar na sala. Será uma questão a analisar caso a caso, no inicio do ano letivo.
Como foi elogiada a capacidade cognitiva dele …"em alguns aspectos acima do expectável para a sua idade"....
Ouvir isto é música para os meus ouvidos, não porque queira que ele seja espetacular ou o melhor. Mas porque sei como é difícil um menino com PC , que está em clara desvantagem em experiências, poder ter compensado de alguma forma. Só que temos uma responsabilidade ainda maior em manter este nível. E esse é um dos grandes medos. Mas vamos pensar positivo.
Tenho ainda outro grande problema e provavelmente uma luta futura. O que fará depois das 15.30 até às 17 h ?
Talvez faça ATL no Cantinho (atual colégio)....se a direção concordar, mas isto é uma discriminação (não poder fazer ATL na sua escola por falta de pessoal qualificado).
O transporte da escola leva-o e coloca-o onde for preciso. Vamos ver se o Cantinho aceita. Sinceramente sinto-me tão acarinhada por lá que me custa cortar o "cordão umbilical" que tenho com este colégio. Pareço eu a criança !!! Seria um alívio manter o contacto, mas também sei que não é assim que deverá funcionar. Com certeza que lutarei para mudar as coisas. Já me conhecem…
Segunda feira que vem levantarei o prémio do Festival dos Sonhos. Engordará a conta para nos permitir concretizar o nosso sonho de voltar a Cuba. Mas 10 % do Prémio decidimos que será destinado a rechear melhor a biblioteca do Cantinho dos Amigos. A biblioteca poderia ter mais material e os pais do Cantinho foram os principais responsáveis pela nossa vitória. Por isso, o mínimo que poderei fazer para agradecer é também doar uma parte simbólica do prémio em benefício dos nossos meninos. E como terei prazer nisso !!!
Quem sabe ainda tenha mais algum filho que venha a inscrever lá também, e ainda ter oportunidade de usufruir?
Receber é bom. Retribuir (infelizmente simbolicamente ) é fantástico. Fico feliz por fazer isso.
Sou uma mulher normal, mediana profissionalmente, tento ser uma mãe dedicada mas sei que estou longe de ser a mãe perfeita e muitos projetos ficam apenas nos meus pensamentos. Mas tudo o que possa fazer para tornar este mundo num lugar melhor, faço-o. Dou o melhor na educação do meu filho. Tento dar de mim, das minhas experiências de mãe de menino especial e sei que algumas mães veem aqui e sentem-se menos sós e quem saiba percebam o que têm pela frente para enfrentar. Outras reveem-se e identificam-se nestas lutas.
Não tarda o Blogue terá 4 anos. E a mim parece-me que foi ontem que a minha vida levou uma volta de 180 º. Ainda não me sinto conformada...há dias que me doí muito (muito mesmo), mas abracei esta causa com um imenso amor pelo meu filho. A coisa mais maravilhosa da minha vida juntamente com o seu papá !

9 comentários:

Anónimo disse...

O JP vai começar uma nova etapa da sua vida, sei que estás a prepara-la com todo o empenho e vais ver que vai correr bem. Terá de certeza uns momentos mais positivos que outros, mas as crianças têm um grande poder de adptação e o JP mais ainda.

beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

Paulinha disse...

Sem palavras...

Que grande Mulher e Mãe!

Que inspiração!

:)

Um beijo muito grande!

Vera Raquel disse...

Força!!!
Muita fé!!

jcas

CláudiaMG disse...

A mudança de escola do JP irá ser um grande desafio, para ele e para vocês. Acredito no entanto que com o devido empenhamento de todas as pessoas envolvidas tudo correrá pelo melhor. Cá estarás para nos contares e nós para vos ouvirmos.
Claro que toda esta mudança provoca diversos sentimentos, mas aposto que daqui a uns meses verás com os teus próprios olhos que fizeste a melhor escolha.
Um grande beijinho

Maria Osório disse...

Olá, tem sido díficil deixar comentários, o quadro demora muito tempo a surgir e fica em erro. Mas hoje consegui... Fiquei super contente e emocionada... És uma Mulher e Mãe fantástica!

Eu tb ainda tenho algumas dificuldades em aceitar a condição do Tiago. Aceito-o tal como ele é, mas é muito injusto para eles e nós pais que sofremos com tantos obstáculos que vão surgindo ao longo da vida devido às suas incapacidades.

Espero que a adaptação à escola dele seja boa, tal como foi a do meu Tiago,qd mudou para o ensino público.

Beijinhos grandes!

Marylight

Anónimo disse...

Parabéns pela coragem, determinação e pelos valores que pautam a sua vida. Pode contar connosco, se for caso disso, para a luta, para a reivindicação.

Que bom que é o JP ter como pais pessoas tão maravilhosas.

Fico feliz por saber que a escola está empenhada em receber bem o seu menino.

Um abraço bem apertadinho

Helena

Cristina disse...

Uns dias melhores, outros piores... :) Beijinho grande

Mãe disse...

Vais ver que tudo vai correr bem.
Olha se tu não és uma mãe perfeita não sei quen mais o poderá ser.
Se a vida te colocou este destino nas mãos é porque te sabia capaz de o superar.
És uma grande mãe e eu admiro-te muito quem me dera comparar-me contigo pela força interior que tens.
Um beijo grande

Grilinha disse...

Oh minhas queridas....não sou perfeita , não...
Não faço todos os "deveres" que o colégio pede dos pais, por vezes esqueço-me de coisas importantes e ODEIO cozinhar...por isso....estão a ver....

Mas esforço-me. Isso conta, não ? Beijocas e obrigado pela força.