segunda-feira, maio 21, 2012

Estava longe de imaginar

Que no dia que colocava um post sobre conversas, teria de ter uma das mais sérias conversas com o JP, da sua curta vida.
A sua bisavó paterna com 93 ou 94 anos,  estava gravemente doente há algum tempo. Ela vivia perto da Serra da Estrela e estivemos a última vez com ela há cerca de 1 ano. O JP era muito afeiçoado aquela velhinha. E ela a ele. Quando ia visitá-la, só podia ser ela a dar-lhe colo e comida porque ele não queria mais ninguém.

Soubemos nessa mesma tarde que tinha falecido. Fiquei logo preocupada com a reacção do JP.
Mas sabia que não poderia esconder.
Assim que o pai chegou a casa, explicámos-lhe que o papá teria de fazer uma viagem grande naquele mesmo dia. O JP perguntou se ele ia trabalhar. Dissemos-lhe que não. Teria de ir à terra, despedir-se da avózinha que tinha ido para o céu, para perto do avô. Ela agora estava feliz perto dele, mas nós teremos muitas saudades e é a nós que custa.

O JP chorou muito sentido, muito alto, os berros dele trespassaram o nosso, já ferido,  coração...
Demos-lhe muita oportunidade de conversar. Depois do choro inicial, quis logo dizer, que também queria ir com o pai...queria ver - quero ver, quero ver, quero ver (era só o que dizia)  a bisavó.
Dissemos-lhe que não achamos que fosse altura nem lugar para uma criança. Ficaria com a mamã e o Rafael em casa e num instante o papá juntar-se-ia a nós. Aceitou com dificuldade. Mas antes do deitar já o notava um pouco mais animado. No dia seguinte não achei que devesse ir à escola. Ficámos todos juntos a brincar. Entretanto passou a lembrar-se muito dela. Diz que está no céu a olhar por nós. E está mesmo.


2 comentários:

Helena Barreta disse...

Rico menino. Lamento que tenham que ter tido essa conversa e a vossa perda. Mas de certo que o JP vai sempre lembrar-se com muita ternura e afecto da bisavó e dos momentos que passaram juntos.

Um beijinho, a todos.

Mina disse...

Mesmo, já velhinhos custa muito perde-los.
E também custa muito transmitir aos mais pequenos...
Beijinhos e mimos para vocês